Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
O GRANDE SILÊNCIO PowerPoint Presentation
Download Presentation
O GRANDE SILÊNCIO

O GRANDE SILÊNCIO

173 Views Download Presentation
Download Presentation

O GRANDE SILÊNCIO

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. O GRANDE SILÊNCIO

  2. O GRANDE SILÊNCIO Um filme inusitado de três horas, quase sem palavras, que se passa em um monastério nos Alpes franceses, foi um dos maiores sucessos de bilheteria na Alemanha em 2006.

  3. O GRANDE SILÊNCIO  O primeiro filme sobre a vida interior da Grande Cartuxa, casa-mãe da Ordem dos Cartuxos, é uma meditação silenciosa sobre a vida monástica na sua forma mais pura.

  4. O GRANDE SILÊNCIO O documentário alemão Die Groesse Stille (O Grande Silêncio, em tradução literal), que ganhou o Prêmio de Melhor Documentário Europeu, traça um perfil detalhado das vidas dos monges cartuxos que vivem no monastério alpino.

  5. O GRANDE SILÊNCIO A autorização para filmar os religiosos foi dada 19 anos depois do pedido inicial do diretor alemão Philip Groening.

  6. O GRANDE SILÊNCIO O monastério não tem luz elétrica, e a escuridão só é quebrada pelas velas. No meio da noite, os monges se reúnem vestidos em grossas túnicas para recitar versos gregorianos. A SEGUIR UM POUCO SOBRE A VIDA DOS MONGES CARTUXOS

  7. OS MONGES CARTUXOS

  8. Produzido por: Dr. Dário A S Mattos - Psiquiatra (dasmattos@yahoo.com.br)

  9. O enigma da Cartuxa - Os mosteiros que não se visitam; - Um licor famoso; - Uns homens escondidos; - O que implica uma vida pouco conhecida; Através destes slides poderás descobrir um pouco mais sobre sua vida... A Grande Cartuxa

  10. A realidade da Ordem da Cartuxa Os Cartuxos formam uma Ordem milenar, fundada por São Bruno. Hoje em dia, compõe-se de cerca de 450 monges e monjas que levam uma vida solitária no coração da Igreja, e inclui 24 casas distribuídas em três continentes, vivendo a mesma vocação contemplativa.

  11. Monges solitários e contemplativos • Como todos os monges, os cartuxos consagram sua vida inteira à oração, para trabalhar por sua salvação e pela de toda a Igreja. Esta ordem contemplativa se apóia de maneira particular sobre três elementos: • a solidão; • certa combinação de vida solitária e de vida comunitária; • a liturgia cartusiana.

  12. Monges separados do mundo A solidão implica a separação do mundo. Assegurada pela clausura, esta solidão se concretiza, entre outros modos, em: - Uma saída por semana, para o passeio; - Não recebem visitas; - Ausência de apostolado exterior; - Não há rádio nem televisão.

  13. Monges separados do mundo "Separados de todos, estamos unidos a todos já que é em nome de todos que nos mantemos na presença do Deus vivo." Estatutos 34.2

  14. Cristo: o Caminho, a Verdade e a Vida "[...] desde sempre, com o auxílio do Espírito Santo, Cristo, Verbo do Pai, escolheu homens para que vivam em solidão e se unam a Ele por um amor íntimo." Estatutos 1.1 Para isto é que vivem os cartuxos.

  15. A vida solitária Assim, sacerdotes e irmãos vivem uma vida de oração e de trabalho solitários; os primeiros na cela, e os segundos nas obediências. Os Ofícios e o trabalho se sucedem segundo um ritmo imutável, ao passo do ano litúrgico e das estações.

  16. A vida solitária "Nossa ocupação principal e nossa vocação é a de dedicar-nos ao silêncio e à solidão da cela.[...] Nela com freqüência a alma se une ao Verbo de Deus, a esposa ao Esposo, a terra ao céu, o humano ao divino." Estatutos 4.1

  17. A vida comunitária Os cartuxos não são completamente ermitões. As duas dimensões (ativa e contemplativa) presentes em sua vida solitária também se expressam de maneira comunitária: em especial com a missa conventual, o longo ofício noturno, a recreação e o passeio.

  18. A vida comunitária "A graça do Espírito Santo convoca aos solitários para construir uma comunhão no amor, à imagem da Igreja, que, sendo uma, está estendida por todas partes." Estatutos 21.1

  19. A vida material Conquanto os cartuxos estejam apartados do mundo, não vivem só do espírito. Também eles se vêem na necessidade de responder aos reclamos da humana natureza, ainda que com austeridade.

  20. A vida material Os Irmãos se encarregam de uma grande parte destas tarefas. Aos sacerdotes também está reservada uma parte destas tarefas, tanto para ajudar a cobrir as necessidades materiais como para fomentar um bom equilíbrio corporal.

  21. A vida material As rendas da Ordem estão em boa parte asseguradas pela comercialização do licor, mas também pelos produtos de artesanato provenientes de algumas das casas.

  22. Maria, mãe e modelo dos Cartuxos Sob teu amparo nos acolhemos Santa Mãe de Deus.

  23. SÃO BRUNO – FUNDADOR DA ORDEM DOS CARTUXOS

  24. São Bruno nasceu na cidade de Colônia (Alemanha), por volta do ano 1035. Notabilizou-se como um dos homens mais dotados do séc. XI. Estudou em Reims (Alemanha) e em Paris (França). Retornando à terra natal, foi ordenado sacerdote, dedicando-se ao ensino de teologia na arquidiocese de Reims por mais de 25 anos. SÃO BRUNO – FUNDADOR DA ORDEM DOS CARTUXOS

  25. SÃO BRUNO – FUNDADOR DA ORDEM DOS CARTUXOS Aos 50 anos, deu início à fundação da Ordem Religiosa mais severa e radical da Igreja: a Cartuxa. Reuniu em torno de si alguns companheiros dispostos a aceitar o desafio e fundou, na região desértica, de Chartreuse o primeiro mosteiro da Ordem.

  26. SÃO BRUNO – FUNDADOR DA ORDEM DOS CARTUXOS Teve como discípulo o Papa Urbano II (1088-1099), que o chamou junto a si como conselheiro. São Bruno morreu em Squillace, na Calábria, no ano 1101.

  27. As Cartuxas no mundo FRANÇA SUIÇA ESPANHA PORTUGAL ITALIA GRÃ-BRETANHA ALEMANHA ESLOVENIA ESTADOS UNIDOS BRASIL ARGENTINA CORÉIA DO SUL Cartuxa é o nome dado aos mosteiros dos monges cartuxos

  28. A GRANDE CARTUXA - FRANÇA

  29. CARTUXA DE LA VALSAINTE - SUIÇA

  30. CARTUXA DE SANTA MARIA DE BENIFAÇÀ (MONJAS) – ESPANHA

  31. CARTUXA DE SANTA MARIA SCALA COELI – PORTUGAL

  32. CARTUXA DA TRINDADE (MONJAS) – ITÁLIA

  33. CARTUXA DE SÃO HUGO – GRÃ-BRETANHA

  34. CARTUXA MARIENAU - ALEMANHA

  35. CARTUXA PLETERGE – ESLOVÊNIA

  36. CARTUXA DA TRANSFIGURAÇÃO – ESTADOS UNIDOS

  37. CARTUXA DE NOSSA SENHORA MEDIANEIRA – IVORÁ – RS - BRASIL

  38. CARTUXA DE SÃO JOSÉ – ARGENTINA

  39. CARTUXA DE NOSSA SENHORA DA CORÉIA – CORÉIA DO SUL

  40. Oração São Bruno que adotastes como regra de vida a oração, o trabalho, o estudo, a pobreza, que fundastes uma ordem monástica para uma ainda maior intimidade com Deus, inspirai-nos também a uma vida contemplativa esquecendo-nos bem mais das ocupações terrenas e nos ocupando mais com nossa união cada vez mais íntima com nosso Deus e Criador. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

  41. ESTAMOS REZANDO POR VOCÊ