discos r gidos e dispositivos pticos
Download
Skip this Video
Download Presentation
Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 21

Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores - PowerPoint PPT Presentation


  • 101 Views
  • Uploaded on

Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Lectivo 2011/2012 Comunicação de Dados. Discos rígidos e dispositivos ópticos. Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores. Trabalho elaborado por: Carlos Lima nº2 Wilson Fernandes nº 19. Disco rígido.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores' - tanner


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
discos r gidos e dispositivos pticos
Escola Secundária de Caldas das Taipas

Ano Lectivo 2011/2012

Comunicação de Dados

Discos rígidos e dispositivos ópticos

Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores

Trabalho elaborado por:

Carlos Lima nº2

Wilson Fernandes nº 19

disco r gido
Disco rígido

Disco rígido ou disco duro, popularmente chamado também de HD, é a parte do computador onde são armazenados os dados.

O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados do computador. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador.

capacidade de um disco r gido
Capacidade de um disco rígido
  • A capacidade de um disco rígido actualmente disponível no mercado para uso doméstico/comercial varia de 10 a 3000 GB, assim como aqueles disponíveis para empresas, de mais de 3 TB.
  • O HD evoluiu muito. O mais antigos possuíam 5 MB (aproximadamente 4 disquetes de 3 1/2 HD), sendo aumentada para 30 MB, em seguida para 500 MB (20 anos atrás), e 10 anos mais tarde, HDs de 1 a 3 GB. Em seguida lançou-se um HD de 10 GB e posteriormente um de 15 GB. Posteriormente, foi lançado no mercado um de 20 GB, até os atuais HDs dos mais variados tamanhos.
sector de boot
Sector de boot
  • Quando o computador é ligado, o POST (Power-on Self Test), um pequeno programa gravado num chip de memória ROM na placa-mãe, que tem a função de “dar a partida”, tentará inicializar o sistema operacional.
fun o do disco r gido
Função do Disco Rígido
  • Dispositivo de armazenamento de alta capacidade, é essencial para o funcionamento do computador – é no disco rígido que se encontram os programas necessários para o seu funcionamento: sistema operativo e aplicações diversas.
o primeiro disco r gido
O Primeiro Disco Rígido
  • O primeiro disco rígido foi construído pela IBM em 1957, e era formado por nada menos que 50 discos de 24 polegadas de diâmetro, com uma capacidade total de 5 megabytes, incrível para a época. Este primeiro disco rígido foi chamado de 305 RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control)
a evolu o do disco r gido
A Evolução do Disco Rígido
  • Em 1973 a IBM lançou o modelo 3340 “Winchester”, com dois pratos de 30 megabytes e tempo de acesso de 30 milissegundos. Assim criou-se o termo 30/30 Winchester (uma referência á espingarda Winchester 30/30), termo muito usado antigamente para designar HDs de qualquer espécie.
a evolu o do disco r gido1
A Evolução do Disco Rígido
  • Ainda no inicio década de 1980, os discos rígidos eram muito caros e modelos de 10 megabytes custavam quase 2.000 euros, enquanto hoje compramos modelos de 160 gigabytes por menos de 100 euros.
slide10
Os discos rígidos foram criados originalmente para serem usados em computadores em geral.
  • Mas, actualmente as aplicações para esse tipo de disco foram expandidas e agora são usados em câmaras, Ipods, MP3; PDAs, videojogos e até em telemóveis.
slide11
A capacidade de um disco rígido actualmente disponivel no mercado paara uso doméstio/comercial varia de 10 a 200 GB, mas um HD para empresas, pode variar até 1 TB.
partes do disco r gido
Partes do disco rígido
  • • Pratos;• Eixo e motor;• Cabeças de leitura;• Braços;• Accionador;• Conectores e jumpers;
dispositivos pticos
Dispositivos Ópticos

DVD-ROM

BLU RAY DISC

CD-ROM

dvd rom
DVD-ROM
  • DVD-ROM é um tipo de mídia utilizado para gravação de vídeos ou dados, geralmente tem capacidade de 4,7Gb ou 9Gb (dupla-camada).
capacidade dos dvd rom
Capacidade dos DVD-ROM
  • Single-sided disco de camada única - 4.38 GB • Single-sided disco de camada dupla - 7,95 GB • Frente e verso do disco de camada única - 8,75 GB • Frente e verso do disco de camada dupla - 15,9 GB.
cd rom
CD-ROM
  • CD-ROM (Sigla para: Compact Disc Read-OnlyMemory. -Disco Compacto - Memória Somente de Leitura), foi desenvolvido em 1985.
estrutura do cd rom
Estrutura do CD-ROM
  • Um CD-ROM é constituído um disco de plástico transparente com duas faces, e um orifício no centro. A uma das faces deste disco, é aplicada uma liga metálica de alumínio, onde serão efectivamente armazenados os dados, e que cobre a maioria da superfície. Por cima da outra face são geralmente impressas imagens ou caracteres. Ambas as faces devem ser tratadas com cuidado, mas esta especialmente, pois o menor dano pode inutilizar todo o disco. A face oposta, é deixada limpa e livre para que o disco possa ser lido.
capacidade
Capacidade
  • Alguns anos antes de 2005, os CD-ROM com capacidade para 650 megabytes, foram substituídos pelos de 700 megabytes, passando então estes a ser os mais comuns, existindo no entanto, outros formatos superiores.
disco blu ray
Disco Blu-ray
  • Blu-ray Disc, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. É uma alternativa ao DVD e é capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer uma TV full HD de LCD, plasma ou LED para explorar todo seu potencial.
capacidade1
Capacidade
  • Sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanómetros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanómetros).
  • Os discos BD vem em diferentes formatos:

BD-ROM: Um disco que é só de leitura;

BD-R: Disco gravável;

BD-RE: Disco regravável.

ad