Descobrimentos e conquistas no período henriquino - PowerPoint PPT Presentation

tania
descobrimentos e conquistas no per odo henriquino n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Descobrimentos e conquistas no período henriquino PowerPoint Presentation
Download Presentation
Descobrimentos e conquistas no período henriquino

play fullscreen
1 / 10
Download Presentation
213 Views
Download Presentation

Descobrimentos e conquistas no período henriquino

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Descobrimentos e conquistas no período henriquino O Infante D. Henrique teve um papel fundamental no início da Expansão portuguesa.

  2. Arquipélagos Atlânticos A – Madeira B - Açores

  3. Madeira e Porto Santo Açores A redescoberta dos Açores iniciou-se em 1427, com Diogo de Silves; Só em 1452 foram conhecidas todas as ilhas que compõem o arquipélago. • A descoberta oficial do arquipélago da Madeira foi feita por João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo; • Entre 1419 e 1420

  4. Madeira

  5. Açores

  6. Madeira Açores

  7. A exploração da costa africana

  8. Do Cabo Bojador até Serra Leoa 1434 – Cabo Bojador – Gil Eanes; 1436 – Rio do Ouro – Afonso Baldaia; 1441 – Cabo Branco – Antão Gonçalves; 1443 – Arguim – Nuno Tristão; 1456 – Arq. Cabo Verde – Cadamosto; 1460 – Serra Leoa – Pedro de Sintra A partir de 1460( ano da morte do Infante D. Henrique)as viagens de descoberta abrandaram. D. Afonso V estava mais interessado numa política de conquistas no Norte de África.

  9. O arrendamento a Fernão Gomes Em 1469 a exploração da costa africana foi arrendada a Fernão Gomes, um rico mercador de Lisboa, por um período de 5 anos. Para além do pagamento de uma renda anual, Fernão Gomes tinha que explorar 100 léguas de costa por ano. Feitoria S. Jorge da Mina Durante os cinco anos do contrato foi explorado todo o Golfo da Guiné, desde Serra Leoa até ao Cabo de Santa Catarina, incluindo a região da Mina, onde se obteve ouro em grandes quantidades.