1 / 32

Arquidiocese de São Salvador Bahia Paróquia Nossa Senhora de Nazaré Curso Bíblico

Arquidiocese de São Salvador Bahia Paróquia Nossa Senhora de Nazaré Curso Bíblico “Toda Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra” (2Tm 3,16-17).

tamarr
Download Presentation

Arquidiocese de São Salvador Bahia Paróquia Nossa Senhora de Nazaré Curso Bíblico

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Arquidiocese de São Salvador Bahia Paróquia Nossa Senhora de Nazaré Curso Bíblico “Toda Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homemde Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra” (2Tm 3,16-17).

  2. Primeiros Passos... Para compreender a nossa história humana e divina

  3. Deus é Aquele que é‘Sabedoria Suprema’

  4. Deus cria para cuidar, para salvar...Cria por que ama!

  5. Deus cria o céu...

  6. Terra...

  7. Mar...

  8. Deus tudo criou...

  9. E Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança...

  10. Com o pecado o homem trai a sua amizade com Deus...

  11. O homem e a mulher são expulsos do Paraíso...

  12. Mas Deus continua amando a humanidade Deus criou por que muito amou...

  13. Procriação... Procriação... Procriação... Adão e Eva Caim e Abel E muitas outras gerações...

  14. Primeiro assassinato Primeiro assassinato Caim matou Abel

  15. Muitas Gerações nascem...

  16. O pecado devastou a vida humana...

  17. Deus quer dar mais uma chance ao homem e recria a humanidade... Noé

  18. Há Esperança!

  19. Muitos morreram diluídos pelo pecado... ... mas outros viveram...

  20. Mais gerações nasceram... A diversidade, agora, é uma realidade... A mistura é a cultura

  21. Grécia Cananéia Deuses da Cananéia Helênicos Egito Zeus, deus da mitologia grega Mesopotâmia Siríos Esfinge do Egito

  22. A Promessa Deus faz uma aliança com o homem

  23. Nasce uma nova história...

  24. História de Israel

  25. +- ANO 4.000 antes de Cristo... Caldéia, hoje é o Iraque, 4.000 anos antes de Cristo (a.C). Também havia outra grande civilização que era a do Egito.

  26. Entre a Caldéia e o Egito havia pequenos reinos, como a Síria e Canaã (Palestina). Já havia um código de leis, o Código do rei Hamurabi, por volta do ano 1800 aC.

  27. Abrão Abrão, depois Abraão (Gn 17,1s). Deus o chamou para uma terra distante, tirando-o do meio dos pagãos que adoravam muitos deuses, para formar o “seu” povo.

  28. Abraão, conduzido por Deus, deixa a cidade de Ur na Caldéia, e vem para a terra prometida por Deus, a Palestina, hoje Israel. Alí o povo de Abraão viveu muitos anos.

  29. De Abraão com Sara nasceu Isaac (Gn 21,1-7 e 22,1-19); de Isaac com Rebeca nasceu Esaú e Jacó (Gn 25,19-26), de Jacó e Raquel nasceram os 12 filhos que se tornaram depois as doze tribos de Israel: Rubem, Simão, Levi, Judá, Issacar, Zabulon, José, Benjamim, Dã, Neftali, Gad e Aser (Gn 29,31-30,1-24).

  30. No tempo de Jacó na Palestina, nasce José (Gn 37) e mais tarde acontece uma grande fome; o povo judeu foi para o Egito, por volta do ano 1600 a.C. (Gn 40-42).

  31. José se tornou grande e governador do Egito. (Gn 41,37-57) Jacó pôde vir para a região do delta do rio Nilo, a mais próspera do Egito; ali o povo judeu ficou cerca de 400 anos, até 1200 aC (Gn 42).

  32. Após as mortes de Jacó e José, Deus libertou o seu povo escravidão através de Moisés (Êxodo), por volta do ano 1.200 a.C.; celebrou com o povo, através de Moisés, no Monte Sinai, uma Aliança. O sinal desta Aliança, que vigoraria até que chegasse Jesus Cristo, foram as tábuas da Lei. O sinal da presença de Deus era a Arca da Aliança, dentro da qual estavam as tábuas da Lei.

More Related