160 likes | 254 Views
Gestão da Informação. Gildo de Almeida Leonel. SISTEMA ERP. ENTERPRISE RESOURSE PLANNING. DEFINIÇÃO:
E N D
Gestão da Informação Gildo de Almeida Leonel
SISTEMA ERP ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
DEFINIÇÃO: O ERP – Enterprise Resource Planning (Planejamento de RecursosEmpresariais) - É um sistema de gestãoqueintegra as operações da empresa, seusrelacionamentos com o ambiente e fornece as informaçõesprecisas, de forma rápida e intuitivaparaqueosgestorespossamanalisar as relações de causa e efeito, fazersimulações e construções de cenários, além de acompanhar o resultado das açõesplanejadas.
DEFINIÇÃO: Os ERPs emtermosgerais, sãoumaplataforma de software desenvolvidaparaintegrarosdiversosdepartamentos de umaempresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. São desenvolvidos para controle de vários departamentos e processos de uma organização. Softwares ERP possuem uma grande complexidade tanto no seu desenvolvimento como no manuseio do programa em geral.
Alguns ERPs conhecidos ► CorporeRM da RM Sistemas ► R/3da SAP ► Protheus da Microsiga - TOTVS ► EMS da Datasul - TOTVS ► Aptus ERP da AptusTecnologia ► Mult-Gestor da MultilogicaSistemas ► Factory da NúcleoSistemas Entre Outros.
HISTÓRIA: ► Década de 50 e 60: Surgemosprimeirossistemas de controle de estoques, apesar da automatizaçãosercara e lenta. ► Década de 70: Com expansãoeconômica e a maiordisseminaçãocomputacionalsurgemosMRPs (Material Requirement Planning ouplanejamento das requisições de materiais), considerado o “avô” dos ERPs. ► Década de 80: Com o avanço das redes de computadoresligados a servidores é desenvolvido o MRP II, quejápoderiaserchamado de ERP pelaabrangência de controles e gerenciamento.
► Década de 90: A nomenclatura ERP ganha muita força entre outras razões pela evolução das redes de comunicação entre computadores e a disseminação da arquitetura cliente/servidor. E também por ser uma ferramenta importante na filosofia de controle e gestão dos setores corporativos, que ganhou aspectos mais próximos da que conhecemos atualmente. Na segunda metade da década de 90 ocorre o boom nas vendas dos pacotes de gestão.
QUANDO IMPLANTAR: • O consentimento da implantação de um pacote como este requer muitos estudos, pois as mudanças durante e após a integração do sistema junto à organização pode trazer certo impacto nos processos que por sua vez eram realizados de formas diferentes. A decisão de implantar um Software ERP não deve, de maneira alguma, ser tomada mediante circunstâncias de pressão ou urgência. • Esta implantação deve ser a favor da organização, ou seja, o sistema deverá adaptar-se ás necessidades da organização e não o contrário, lembrando que este fator é válido para a implantação de qualquer sistema de informação
CUSTO X BENEFÍCIO X TEMPO • Empresas de Desenvolvimento que prestam serviços de Soluções ERP, normalmente possuem valores muito flexíveis ao formato da empresa contratante, porém o custo em um investimento como este é muito alto. • Os benefícios notórios e generalizados de um ERP são: Segurança, Redução de Custo, Agilidade nos Processos, Sustentabilidade, etc. • Quanto ao tempo de implantação total e funcionamento operacional, este pode variar de 6 a 24 meses ou mais.
CARACTERÍSTICAS: • ERP integrafunções de controlesfinanceiros, contabilidade, folha de pagamento, faturamento, compras, produção, estoque e logística. Possibilita um fluxo de informaçõesúnico, contínuo e consistenteportoda a empresa, o quepermiteadministrarosnegóciosemumaúnica base de dados.
É um instrumentopara a melhoria de processos e das informações online e emtempo real. Permiteaosgestores das empresasvisualizarem as transaçõesefetuadas, o impactodelasemcadaárea da empresa, desenhando um amplocenário dos negócios
O banco de dados interage com todos o aplicativos do sistema, desta forma, elimina-se a redundância e redigitação de dados, o queassegura a integridadedas informaçõesobtidas. • Cadasistema de ERP oferece um conjunto de módulos (aplicativos) paraaquisição. Estes sãoospacotesfuncionais, individualizadosparacadaunidade de negóciodentro da organização (financeiro, engenharia, administração de materiais, contabilidade, etc.).
Benefícios do ERP’s • Eliminar o uso de interfaces manuais • Redução de custos • Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência) • Otimizar o processo de tomada de decisão • Eliminar a redundância de atividades • Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado
Desvantagens do ERP’s • A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada • Altos custos que muitas vezes não comprovam o custo/benefício • Dependência do fornecedor do pacote • Cortes de pessoal, que gera problema social • Adaptação de processos ultrapassados.