o prontu rio de sa de da fam lia da secretaria de estado de sa de de minas gerais n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
O Prontuário de Saúde da Família da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais PowerPoint Presentation
Download Presentation
O Prontuário de Saúde da Família da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 11

O Prontuário de Saúde da Família da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - PowerPoint PPT Presentation


  • 102 Views
  • Uploaded on

O Prontuário de Saúde da Família da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. CONCEITO.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'O Prontuário de Saúde da Família da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais' - spiro


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide2
CONCEITO

“É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas de apoio à decisão, fornece ligações para bases bibliográficas e material de ensino, possibilita integração com outros sistemas, além de estudos prospectivos e retrospectivos” (Curitiba, 2002)

slide3
FUNÇÕES
  • A comunicação entre os profissionais, o sistema de saúde e o usuário/família.
  • A educação permanente para os profissionais, através do fornecimento de registro histórico, científico e de base de dados para pesquisa.
  • O gerenciamento do sistema de serviços de saúde, através dos registros clínicos, administrativos, financeiros, além de ser o documento de caráter legal.
a aten o prim ria sa de no plano estrat gico do governo de minas gerais o sa de em casa
O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)

O PRONTUÁRIO DA SAÚDE DA FAMÍLIA DEVE ESTAR COERENTE COM AS NECESSIDADES DO PSF

O PRONTUÁRIO DEVE SER FORMATADO PARA O TRABALHO EM EQUIPE, TENDO COMO FOCO A FAMÍLIA E OS INDIVÍDUOS QUE DELA FAZEM PARTE, RESIDENTES NO TERRITÓRIO DE RESPONSABILIDADE DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

O PRONTUÁRIO DEVE PERMITIR A CLASSIFICAÇÃO DAS FAMÍLIAS POR RISCOS SÓCIO-SANITÁRIOS

A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO PLANO ESTRATÉGICO DO GOVERNO DE MINAS GERAIS: O SAÚDE EM CASA

FONTE: SHIMAZAKI (2007)

slide6
A motivação para a construção do prontuário surgiu da constatação que, embora a legislação estabeleça a obrigatoriedade do prontuário pelos serviços de saúde, havia um desconhecimento de grande parte dos profissionais e gestores quanto a importância, a utilidade e a aplicabilidade deste instrumento.

Também da avaliação que, no âmbito do estado, os serviços que apresentavam prontuários, na grande maioria, estes se destinavam aos médicos, com o foco no indivíduo, dificultando o trabalho da equipe multiprofissional, além de não favorecer a abordagem familiar.

slide7
Para a implantação do Prontuário de Saúde da Família uma equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde desenvolveu o Manual do Prontuário de Saúde da Família, validado pelos Conselhos Regional de Medicina – CRM, Regional de Enfermagem – COREN e Regional de Odontologia – CRO. O Manual foi também validado em 30 municípios mineiros, de diferentes regiões e de diferentes portes populacionais, por equipes em unidades de atenção primária à saúde e equipes da estratégia de saúde da família.
slide8
Ao desenvolver o Prontuário de Saúde da Família, alguns postulados serviram de orientação: ser um instrumento de suporte à decisão clínica, cumprir os princípios da atenção primária à saúde e viabilizar os seguintes registros:
  • Abordagem familiar: classificação de risco das famílias, genograma, listagem de problemas da família, planilha de acompanhamento das famílias de risco etc.
slide9
Primeiro contato: cadastro dos indivíduos e de suas respectivas famílias.
  • Acompanhamento longitudinal: formatado por ciclo de vida (atenção à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso), por condição (atenção à gestante e puérpera), para a saúde bucal, permitindo o acompanhamento das ações desenvolvidas ao longo do tempo pelas equipes de saúde.
slide10
Coordenação do cuidado: sinalizar as informações clínicas de relevância, por ciclo de vida, patologias ou condições, fornecendo planilhas e gráficos de acompanhamento para elaboração e monitoramento de um plano de cuidado para os indivíduos portadores de condições crônicas.
  • Integração das ações da equipe de saúde: registrar todas as categorias profissionais envolvidas no cuidado, funcionando como canal de comunicação entre os profissionais.
slide11
contempla os principais programas da SES,
  • permite a estratificação de risco das principais condições crônicas (conforme linhas-guia),