biologia anel deos n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
BIOLOGIA Anelídeos PowerPoint Presentation
Download Presentation
BIOLOGIA Anelídeos

play fullscreen
1 / 15
Download Presentation

BIOLOGIA Anelídeos - PowerPoint PPT Presentation

sol
118 Views
Download Presentation

BIOLOGIA Anelídeos

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET BIOLOGIA Anelídeos PROF: CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com/ www.carlosrobertodasvirgens.blogspot.com/ www.angelinatebet.wikispaces.com/

  2. Introdução Os anelídeos tem esse nome pois os seus corpos são formados por anéis.

  3. 1-As principais características do filo dos Anelídeos R:Os Anelídeos tem o corpo comprido, cilíndrico, mole e constituído por uma grande quantidade de anéis. Dái o nome Anelídeos , que tem anéis.

  4. 2-Ambientes onde eles são encontrados R:Eles vivem em solo úmido, na água doce e salgada

  5. 3- Forma e o tipo de alimentação R:Eles se alimentam de folhas e restos de vegetais misturados ao solo. O sistema digestório deles é completo, com duas aberturas terminais (boca anterior e ânus posterior)

  6. 4- Formas e tipos de respiração R: Eles tem respiração cutânea. As trocas gasosas são efetuadas através da pele. Alguns representantes aquáticos respiram através das brânquias, filamentos delicados, lotados de vasos sanguíneos que, por difusão retiram gás oxigênio dissolvido na água.

  7. 5- Forma e o tipo de reprodução R: Varia de espécie para espécie , podendo ser tanto sexuada como assexuada. A reprodução sexuada é com fecundação externa, e a assexuada é de esquizogênese. Embora as minhocas sejam Hermafroditas, elas não se reproduzem sozinhas, são necessárias varias minhocas para a reprodução. Elas se unem de forma a ficarem os poros masculinos, encostados nos receptáculos do outro.

  8. 6-Presença ou não de esqueleto R: Os anelídeos não possuem nenhum tipo de esqueleto.

  9. 7- Representantes agrupados em classe R: Poliquetas: nereida e sérpula

  10. Oligoquetas: minhoca e minhocuçu

  11. Hirudíneos: sanguessugas

  12. Curiosidades: As sanguessugas produzem uma substância chamada hirudina, que impede a coagulação do sangue. Por isso mesmo foram muito utilizadas no século XIX para provocar sangrias em pessoas com pressão alta. Várias sanguessugas, que podem ingerir várias vezes o seu peso em sangue, eram colocadas sobre o paciente.

  13. Fontes Sites: www.tutomania.com.br www.wikipedia.com.br www.infoescola.com Livros: A vida na terra Ciências e a vida na terra