material did tico para a educa o de t cnicos em sa de n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Material Didático para a Educação de Técnicos em Saúde PowerPoint Presentation
Download Presentation
Material Didático para a Educação de Técnicos em Saúde

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 16

Material Didático para a Educação de Técnicos em Saúde - PowerPoint PPT Presentation


  • 113 Views
  • Uploaded on

Material Didático para a Educação de Técnicos em Saúde. Principais características : Veículos da ideologia dominante; Conhecimento empobrecido e fragmentado; Organizados na lógica operacional: cartilhas, apostilas, manuais; Linguagem não adequada ao público-alvo;

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Material Didático para a Educação de Técnicos em Saúde' - sofia


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
material did tico para a educa o de t cnicos em sa de
Material Didáticopara a Educação de Técnicos em Saúde
  • Principais características:
  • Veículos da ideologia dominante;
  • Conhecimento empobrecido e fragmentado;
  • Organizados na lógica operacional: cartilhas, apostilas, manuais;
  • Linguagem não adequada ao público-alvo;
  • Adaptados e compilados de material produzido para a educação de nível superior;
  • Escassos;
material did tico para a educa o de t cnicos em sa de1
Material Didáticopara a Educação de Técnicos em Saúde

Série Trabalho e Formação em Saúde EPSJV/Fiocruz

Premissas:

  • O conhecimento é construído socialmente;
  • A linguagem não é neutra, ela se implica com uma visão de mundo;
  • O sentido se constrói de forma conflitual e dialógica;
  • O sujeito está sempre em interação com o mundo e com outros sujeitos.
s rie trabalho e forma o em sa de
Série Trabalho e Formação em Saúde

Compromissos:

  • O trabalho educativo como princípio construtor dos livros;
  • A superação do livro didático como apresentação da grade curricular;
  • Compreensão do livro didático como livro de referência;
  • Elaboração dos livros a partir de eixos norteadores e, portanto, conceituais.
s rie trabalho e forma o em sa de1
Série Trabalho e Formação em Saúde

Estratégias:

  • Oficinas de tematização dos livros com representantes da formação técnica em saúde e especialistas das áreas temáticas;
  • Revisão técnica dos textos;
  • Revisão de língua portuguesa.
s rie trabalho e forma o em sa de2
Série Trabalho e Formação em Saúde

Os livros textos representam uma oportunidade de materializar um projeto político pedagógico pautado na fundamentação do saber sobre o trabalho e no resgate das bases técnicas que o estruturam e o qualificam. Constituem-se assim, na possibilidade de domínio pelo trabalhador do conhecimento científico construído pela humanidade, apropriando-se das concepções teóricas e técnicas acerca do trabalho que realizam, ampliando a compreensão do processo de trabalho em saúde, no caso brasileiro, especificamente, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

slide6

Série Trabalho e Formação em Saúde

A Série Trabalho e Formação em Saúde, organizada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde.

Trata-se de um projeto de livros-texto voltado sobretudo para a formação crítica e qualificada dos profissionais de nível médio que trabalham na área da Saúde Pública; concepção oposta à naturalização instituída do trabalhador de nível médio como o que executa, sem precisar refletir suas ações.

Por formação crítica entende-se, aqui, a capacidade de pensar a própria prática, indo além da mera execução mecânica de tarefas. Por esta via, os autores destes livros compartilham o mesmo projeto, utópico, que busca instituir o novo e que se traduz em vontade política e competência técnica.

  • Títulos publicados:
  • Vigilância Epidemiológica ; Registros de Saúde; Hemoterapia vol. 1
  • Hemoterapia vol. 2; Administração; Saúde Mental ; Políticas de Saúde
slide7

Série Trabalho e Formação em Saúde - Administração

A administração de unidades de saúde, das mais simples às mais complexas, tem sido um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde brasileiro. Normas, leis, manuais, guias, orientações e rotinas fazem parte do dia a dia das equipes responsáveis por atividades de apoio à gestão dos serviços. De forma variada, essas equipes se organizam para dar vida e objetividade ao mesmo tempo, à gerência de recursos humanos, à administração de materiais, aos serviços gerais, à administração como um todo dessas Unidades.

Para os trabalhadores de nível médio, que vêm adquirindo um papel fundamental na organização dessas equipes, a Série "trabalho e Formação em Saúde" cobre um vazio que se constituiu ao longo da história de construção do sistema de saúde em nosso país e do processo de formação desses trabalhadores.

Esse volume, em particular, vem aportar suas contribuições, renovando o debate sobre a teoria e a prática da administração, e o faz com sucesso, destacando-se o empenho dos autores em construir uma aproximação desejável desses conteúdos com o atual estágio de implantação do Sistema Ùnico de Saúde do Brasil.

AutoresGonzalo V. NetoThemis AlbuquerqueVera Lúcia MendesJanete CastroMárcia L. CorreiaRosana L. VilarRenilson RehemWalter C. Junior

slide8

Série Trabalho e Formação em Saúde - Hemoterapia vol. 1

A carência de material didático para apoiar os processos de formação de pessoal de nível médio na área de saúde, é atualmente, uma preocupação dos autores envolvidos com os processos de formação técnica e de qualificação e requalificação do pessoal empregado na rede SUS.

Entre os materiais educativos que podem apoiar os processos de ensino/aprendizagem, destaca-se o livro de textos tanto para professores, como para os alunos na construção e consolidação de conhecimentos que instrumentalizem a prática profissional.

A iniciativa da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz) em desenvolver a Série Trabalho e Formação em Saúde, constituída de livros-textos para as diferentes categorias profissionais, promove uma ação estratégica de grande relevância na estruturação de uma política de formação de pessoal de nível médio.

Nos volumes I e II, a Hemoterapia é abordada criticamente, em ângulos diversos, com textos qualificados. O livro tem como proposta oferecer aos professores e alunos as bases técnico-científicas que orientam os processos transfusionais do sangue sem risco para o usuário, alcançando, assim, melhor qualidade do serviço prestado pela rede de hemocentros no Brasil.

AutoresCatherine FretzLuiz A. Filho (Coord.)Márcia R. BrandãoMarcia V. CardosoMargarida OliveiraMª. Cristina SantosMaria E. LopesMaria Inês Lopes

slide9

Série Trabalho e Formação em Saúde - Hemoterapia vol. 2

A prática hemoterápica está se tornando cada vez mais segura e eficaz, a partir do desenvolvimento de novas tecnologias e métodos de controle de qualidade. As normas técnicas e a fiscalização sanitária dos estabelecimentos tornaram-se cada vez mais rigorosas e abrangentes. Por meio de acordos de Cooperação Técnica internacionais, viabilizou-se o aperfeiçoamento dos profissionais de nível superior, principalmente os integrantes das equipes dos hemocentros coordenadores.

Porém, não é possível alcançarmos uma prática hemoterápica segura e eficaz sem a participação de profissionais de nível técnico com formação e qualificação específica. Deve-se destacar a importância dessa iniciativa pioneira da Fundação Oswaldo Cruz, em elaborar uma publicação especialmente destinada à formação destes profissionais.

Os temas abordados neste volume II constituem o arcabouço para uma formação abrangente e diversificada, permitindo ao profissional conhecer desde a organização e estruturação de uma unidade hemoterápica até as principais técnicas de preparação de componentes, indicações e riscos associados a essa prática.

AutoresCatherine FretzLuiz A. Filho (Coord.)Márcia R. BrandãoMaria E. LopesTherezinha M. Ferreira

slide10

Série Trabalho e Formação em Saúde - Registros de Saúde

Este livro pretende atender a uma clientela que atua nos serviços de Registros e Informações em Saúde, nos quais distinguem-se níveis de complexidade diferenciados quanto à incorporação das novas tecnologias de informação. Deve-se ressaltar que os textos abordam desde as técnicas mais simples empregadas nas unidades básicas de saúde até as mais complexas, referentes à conservação e controle de prontuários ou produção de indicadores de saúde, com utilização de recursos de informática.

Trata-se de um material elaborado ao longo de mais de uma década pelos professores do Curso Técnico em Registros de Saúde da EPSJV da Fiocruz. Devido à escassez de textos atualizados sobre o tema, este trabalho torna-se uma importante contribuição para a formação de profissionais com qualificação técnica e espírito crítico, binômio que caracteriza a proposta da EPSJV.

A edição deste material didático pretende ainda subsidiar os futuros cursos descentralizados que serão implementados nas escolas técnicas de saúde dos diversos estados brasileiros. Textos e Apoio em Registros de Saúde procura contemplar não apenas os textos técnicos compatíveis com o perfil do profissional que se pretende formar, mas também abranger uma metodologia que o transforme em agente de seu próprio desenvolvimento e que propicie uma reflexão sobre a inserção social de seu trabalho.

AutoresSergio MunckDenise da S. GomesDora Lúcia DiasClaudete FonsecaColaboradoresFlávio A. RezendeMarcia F. SoaresMaurício De SetaNair N. de Miranda

slide11

Série Trabalho e Formação em Saúde - Vigilância Epidemiológica

Este livro marca com clareza o papel estratégico do trabalhador de nível médio nas ações de Vigilância Epidemiológica - área da Saúde Pública com respeitável tradição e de importância central para a vida cotidiana das populações, sobretudo as urbanas. Compreendemos tal tradição de trabalho com a saúde como inseparável na História do Brasil, da própria existência da Fundação Oswaldo Cruz.

Percebe-se a qualidade dos textos deste volume por meio de diversos ângulos de abordagem crítica: o que caracteriza o perfil histórico da área, pondo em contexto preciso as informações e a pesquisa; aquele que relaciona o trabalho da Vigilância Epidemiológica e a participação popular; ou o que oferece um painel do que tem sido o controle e a prevenção de epidemias.

Através de tal concepção, o trabalho de controle de disseminação de doença é entendido também como processo investigativo e educativo, que forma criticamente os trabalhadores envolvidos nestas ações - voltados para a saúde das populações. Com isso, não estaremos formando profissionais que mecanicamente colhem e anotam dados abstratos, sem refletir sobre os dados que registram, a realidade que observam e as alterações que acontecem ao longo do processo de trabalho. Assim, poderemos ter uma prática que incorpora a reflexão e a percepção, construindo uma capacidade qualificada de pensar e planejar ações nesta área da Saúde.

AutoresAdriana Aguiar (Coord.)Ana C. dos ReisAnna Maria SalesAngélica F. FonsecaDália RodriguesDiana M. CarvalhoGuilherme WerneckJoão André Gomes (Coord.)

slide12

Série Trabalho e Formação em Saúde - Saúde Mental

O panorama de saúde mental pública no Brasil está se transformando rapidamente. Antes, restritas ao circuito emergência-ambulatório-hospital, as ofertas de atenção psicossocial se estenderam para diversos novos serviços: centros de atenção diária (Caps), equipamento estratégico da nova rede, serviços residenciais terapêuticos, centros de convivência, programas de atendimento domiciliar, ações de saúde mental na rede básica.

Um número grande de novos trabalhadores de saúde mental vem se incorporando à rede pública. Como conseqüência de tais mudanças, torna-se necessário e urgente redesenhar a forma de apropriação da longa e valiosa tradição científica da psiquiatria e das psicologias e construir um esforço permanente de transmissão do saber neste novo campo da atenção psicossocial. Não se trata apenas de “ensinar” tal ou qual conteúdo ou habilidade , mas de construir coletivamente o novo espaço público do cuidado em saúde mental.

A edição dos Textos de Apoio em Saúde Mental representa este esforço de extrair criteriosamente da tradição científica a melhor forma de transmissão dos novos conteúdos e novas habilidades, necessários à prática de uma saúde mental integrada efetivamente à saúde pública.

AutoresMarco A. S. JorgePaulo Sérgio AlencarPilar R. BelmonteValéria Lagrange

slide13

Série Trabalho e Formação em Saúde - Políticas de Saúde

O livro Textos de Apoio em Políticas de Saúde, da série Trabalho e Formação em Saúde, consolida a presença de conhecimentos que fundamentam a formação técnica, informando e inserindo qualificadamente os trabalhadores de nível técnico no cenário dos debates sobre as políticas que conformam o Sistema Único de Saúde (SUS). Isto é importante ser ressaltado, na medida em que, infelizmente, há ainda a presença marcante de um ideário preconceituoso a respeito dos conteúdos relativos às políticas públicas em relação à formação deste segmento de trabalhadores.

Ao confirmar a capacidade de formulação/ reflexão dos trabalhadores técnicos, este livro traduz a concepção de educação profissional que rege o projeto político pedagógico da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/ Fiocruz) e que nega a participação dos trabalhadores apenas restrita ao fazer, por compreender que, na ação, os técnicos são também protagonistas da implementação das políticas de saúde. Trata-se de resgatar princípios e conceitos de uma perspectiva crítica que define o trabalho humano como aquele que se caracteriza pela articulação entre o pensar e o fazer, marca presente em todos os livros da série Trabalho e Formação em Saúde, particularmente, neste cujos capítulos versam sobre a história recente da saúde no Brasil e seus atuais desafios.

(Continua)

AutoresAna Lúcia AbrahãoAnamaria CorboAngélica FonsecaCláudia M. CoeliEliane MoreiraIsabel Brasil PereiraJosé Paulo VicenteJuliano de C. LimaKenneth Camargo

slide14

Série Trabalho e Formação em Saúde - Políticas de Saúde

(Continuação):

Dessa forma, os temas aqui selecionados retratam aspectos importantes da conjuntura política de consolidação do SUS nos quais a vertente crítica adotada pelos autores evidencia o comprometimento com a formação integral dos trabalhadores da saúde. Ao mesmo tempo, a atitude questionadora deixa clara a adesão a um projeto de reestruturação e humanização dos serviços e ações de saúde que não abre mão da formação política e técnica/ acadêmica como condição inexorável para a melhoria da qualidade da saúde da população brasileira.

Autores (continuação)Márcia V. MorosiniMarco Aurelio JorgeMonica VieiraPaulo Sérgio AlencarPilar BelmonteSilvio ValleTatiana WargasValéria Lagrange

slide15

Série Trabalho e Formação em Saúde

  • Desafios:
  • Distribuir sistematicamente os livros para as Etsus.
  • Desenvolver a potencialidade de autoria entre os docentes das Etsus.
  • Disseminar as estratégias de construção de textos – metodologia participativa, linguagem acessível, conhecimento aprofundado.
slide16

Série Trabalho e Formação em Saúde

Coordenação da Série:

Isabel Brasil Pereira

Vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

EPSJV/Fiocruz

(5521) 3865-9705

ibrasil@fiocruz.br

Márcia Valéria G. C. Morosini

Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde

EPSJV/Fiocruz

(5521) 3865-9745

mguima@fiocruz.br