160 likes | 388 Views
Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em leitura na área de Língua Portuguesa / Fundamental I . Brasilian Immersion Conference - for educators São São Paulo, Brasil - 2012. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM.
E N D
Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em leitura na área de Língua Portuguesa / Fundamental I BrasilianImmersionConference - for educatorsSão SãoPaulo,Brasil- 2012
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM • identificam e descrevem o grau de conhecimentos e habilidades que os alunos devem adquirir, demonstrar e aplicar no COTIDIANO ESCOLAR, em testes ou em outras atividades EXTRA-ESCOLARES.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM E CURRÍCULO • A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES, SELECIONAM-SE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM QUE VÃO, A CADA ANO OU CICLO, APROFUNDANDO O CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA E A LINGUAGEM E O DOMÍNIO DE HABILIDADES, ATRAVÉS DO TRABALHO COM A DIVERSIDADE DE GÊNEROS E DA AMPLIAÇÃO DA COMPLEXIDADE DOS TEXTOS SELECIONADOS E DAS TAREFAS PROPOSTAS.
DOMÍNIOS DA LEITURA • Compreensão ampla e geral: HABILIDADES QUE ENVOLVEM DEPREENSÃO do ASSUNTO, da IDEIA PRINCIPAL E da SÍNTESE TEMÁTICA • Identificação e recuperação de informação: habilidades que envolvem reconhecimento literal LER NAS LINHAS • Compreensão e interpretação: habilidades que envolvem inferência e integração de segmentos do texto LER ENTRE AS LINHAS • Reflexão: habilidades que envolvem avaliação e julgamento LER POR TRÁS DAS LINHAS
Os Apinajé entendem a família nuclear, composta por pai, mãe e filhos imaturos, como um corpo único, dentro do qual circulam substâncias comuns. (...) Os Apinajé explicam a gestação a partir do encontro do esperma masculino com o sangue feminino. Após a gestação, o desenvolvimento do feto depende ainda de outras muitas relações sexuais, pois o homem tem de contribuir com o esperma para a produção do bebê.
Assim, o corpo da criança é entendido como um produto de uma mistura de substâncias corporais do pai e da mãe. Por isso, tudo o que os pais ingerem ou aquilo que praticam com seu corpo pode afetar o corpo da criança em formação. Ela é vista como um ser incompleto até atingir sete ou oito anos. (...) Após o nascimento, os esposos deixam de comer quati (que defeca demais), cutia (que grita muito), macaco (que fica acordado à noite), seriema (que move a cabeça como louca), para que essas características não sejam transmitidas ao bebê. • Antonio Pedro e Lizânias de Souza Lima. História por eixos temáticos - 8a. série.SãoPaulo: FTD, 2002, p. 241 e 242.
Compreensão ampla e geral • QUAL É O ASSUNTO PRINCIPAL DO TEXTO? • A resposta exige a construção de uma síntese semântica
Identificação e recuperação de informação: • ATÉ QUE IDADE OS APINAJÉ ACREDITAM QUE UMA CRIANÇA É IMATURA? A resposta exige a identificação da informação de que a criança é considerada pelos Apinajé como imatura até sete ou oito anos.
Compreensão e interpretação • POR QUE OS APINAJÉ ACREDITAM QUE O COMPORTAMENTO DOS BEBÊS É AFETADO POR AQUILO QUE SEUS PAIS COMEM? A resposta exige relacionar os exemplos apresentados (o fato dos pais evitarem comer bichos que tenham hábitos indesejados para impedir que os filhos os adquiram) à maneira com que concebem a família, ou seja, como um corpo físico único (pai, mãe e filhos imaturos), em que circulam substâncias comuns.
Reflexão: • CITE UMA SEMELHANÇA E UMA DIFERENÇA ENTRE A CRENÇA DOS APINAJÉ SOBRE A INTERFERÊNCIA DOS HÁBITOS DOS PAIS NA VIDA DOS BEBÊS E O QUE VOCÊ SABE SOBRE O MESMO ASSUNTO. • Para responder, o leitor deve dialogar com o texto, identificando as crenças dos Apinajé e recuperando seu repertório e seus conhecimentos sobre o mesmo tema.
Ribeiros correm pro rio,Os rios correm pro mar.Quem nasceu para ser pobreNão lhe vale trabalhar.