1 / 9

SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA

SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA. ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.

shufang-chi
Download Presentation

SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009

  2. O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, foi lançado em 2003 e tem por objetivo reduzir a VULNERABILIDADE e PROMOVER A SAÚDE dos jovens e adolescentes às DST’S, à infecção pelo HIV, à AIDS, à gravidez precoce ao uso de DROGAS. • O projeto foi pensado como resposta a estudos que mostraram que a população com a faixa etária de 13 a 19 de anos mostraram maior exposição aos problemas.

  3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores da saúde e educação; Contribuir para a redução da infecção pelo HIV/AIDS e das demais DST’S e os índices de evasão, repetência e fracasso escolar provocados pelo uso de DROGAS e gravidez precoce na população de 10 a 19 anos; Apoiar as diferentes iniciativas que trabalham com a promoção da Saúde e prevenção nas escolas;

  4. Instituir a cultura da PREVENÇÃO NAS ESCOLAS; Fomentar a participação de Jovens e Adolescentes nos espaços de formulação e execução de políticas públicas e ações de prevenção das DST’S/AIDS e do uso nocivo de DROGAS.

  5. A Escola tem autonomia para trabalhar temáticas que promovam a Saúde dos alunos e que trabalhe com foco na prevenção; • Sugestões de Temáticas : Dengue, Calazar, Diabetes, Bulimia, Anorexia, Vigorexia, Atividades físicas para a promoção da Saúde,etc. As temáticas podem ser trabalhadas de acordo com a necessidade da escola.

  6. CRONOGRAMA DE AÇÕES“SETEMBRO A DEZEMBRO” • SETEMBROE OUTUBRO Realizar duas (02) ações com a temática DROGAS, utilizando o material de apoio VIVER DE CARA LIMPA, material fornecido pela SEDUC, bem como outros materiais. As ações podem ser: palestras, leitura de textos, filmes, peças teatrais, entre outros, desde que haja a participação ativa dos alunos, ou seja, é preciso que tenha atividades após cada ação desenvolvida para que haja a reflexão do assunto abordado. Professores Responsáveis: Ciências /Biologia, Historia e Educação Física. Lembramos que, os temas do SPE são TEMAS TRANSVERSAIS e devem e podem ser trabalhados por qualquer disciplina.

  7. NOVEMBRO E DEZEMBRO Realizar 02( duas ) ações com as temáticas GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA e 02( duas ) ações com a temática DST/AIDS. Orientamos que a temática DST/ AIDS seja trabalhado em Dezembro já participando do dia 1º de Dezembro – dia mundial de combate a AIDS;

  8. As oficinas contidas no material de apoio recebido pela escola pode e deve ser consultada. As oficinas sugeridas são de fácil aplicação. • Lembramos que o suporte deverá fazer uma reunião com a comunidade escolar e apresentar o projeto na semana de 31 de agosto a 4 de setembro e repassar as informações para que a escola participe. Saliente a importância do projeto para sua comunidade escolar e defina as temáticas mais pertinentes a serem trabalhadas. Sugerimos que o foco seja DROGAS, GRAVIDEZ e DST/AIDS. • Deverá ser entregue a ASSESSORIA DE CURRICULO, um cronograma com as atividades a serem realizadas nos meses de SETEMBRO A DEZEMBRO. Esse cronograma deverá ser feito pela comunidade escolar após a reunião e enviado à DRE na semana de 08 de setembro a 11 de setembro, podendo ser entregue à coordenação com MARLENE OU JOELMA. Aproveitem a vinda dos diretores e professores à CONAE para enviar. Esse cronograma deve ser enviado para que técnicos da DRE e SEDUC agendem o acompanhamento.

  9. Na semana de 03 a 06 de novembro, deverá ser enviado um relatório sobre as atividades do SPE desenvolvidas nos meses de setembro e outubro. E no período de 14 a 18 de dezembro, o relatório das atividades realizadas em novembro e dezembro. Qualquer orientação necessária e apoio, estamos dispostos a colaborar. Contatos: 63-3411-5023 Jefferson Luz – Assessor de Educação Física Raniéri Leal – Assessor de Ciências / Biologia

More Related