Download
programa sala de leitura 2014 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Programa Sala de Leitura 2014 PowerPoint Presentation
Download Presentation
Programa Sala de Leitura 2014

Programa Sala de Leitura 2014

229 Views Download Presentation
Download Presentation

Programa Sala de Leitura 2014

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Programa Sala de Leitura 2014 Diretoria de Ensino da Região de Jacareí Núcleo Pedagógico

  2. Objetivos Orientar os Diretores de Escola sobre a implementação, organização, metodologia e projetos a serem desenvolvidos nas Salas de Leitura; Apresentar os materiais do Programa SuperAção Jovem na Sala de Leitura e os roteiros para o desenvolvimento de atividades.

  3. Implementação de novas Salas de Leitura Atualmente os critérios para a inclusão de novas escolas no Programa:     Possuir um ambiente de pelo menos 25m2; Ter mobiliário mínimo para atendimento (não precisa ser o mobiliário padrão do Programa) e Não necessitar de reforma, ou seja, que tenha condições de atendimento imediato.

  4. Solicitação para Sala de Leitura A solicitação de inclusão será formalizada por meio do envio de um ofício para a Diretoria de Ensino, que encaminhará para CRE – Mario Covas.

  5. Programa SuperAção Jovem Roteiro do Professor Mobilizar e mediar a participação dos jovens na Sala de Leitura Aprender a ser, conviver, conhecer e fazer

  6. Organização do trabalho Desafio de Leitura: tornar a sala de leitura um espaço de leitura livre; Desafio de Protagonismo : tornar a sala de leitura um espaço para o protagonismo juvenil; Desafio de Estudo e Pesquisa: Tornar a sala de leitura um espaço para aprender a estudar.

  7. Ações Organização do trabalho dos Professores da Sala de Leitura

  8. 1- Mobilização da Comunidade Escolar Mobilização dos gestores, professores, familiares e responsáveis e lideranças juvenis da escola.

  9. 2- Dia da Grande Mobilização Mobilização dos jovens dos alunos e inscrição dos jovens interessados

  10. 3- Registro e Avaliação do Trabalho Elaboração do Mural da Sala de Leitura; Envio de informações sobre o andamento do trabalho com os jovens.

  11. 4- Orientação: Três desafios Orientações das atividades do Desafio de Leitura; Orientação das atividades do Desafio de Protagonismo; Orientação das atividades do Desafio de estudo e pesquisa.

  12. Sala de Leitura e aprendizado Ser Conviver Conhecer Fazer

  13. Jovem é a solução Ver Sentir Pensar Decidir Agir

  14. Formar jovens leitores Leitor protagonista Identidade leitora

  15. Memórias de leitor Minha história de leitor

  16. Sala de Leitura O que é importante fazer: Parceria; Acolhimento; Criatividade; Convívio; Organização; Liberdade; Mobilização; Divulgação; Avaliação

  17. Por uma escola leitora Planejamento de ações

  18. Desafios na sala de Leitura Desafio de Leitura; Desafio de Protagonismo; Desafio de Estudo e Pesquisa

  19. Mobilização da comunidade escolar Apresentação da Proposta: www.superacaojovem.org.br Equipe Gestora; Mobilização dos familiares e responsáveis; Reunião com as lideranças juvenis

  20. Dia da Grande mobilização Ambiência; Guia do leitor antenado;

  21. Registro e avaliação do trabalho Mural da Sala de Leitura Envio mensal das informações sobre o andamento do trabalho com os jovens Pesquisa de opinião

  22. Referências CRE Mario Covas http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ntc_l.php?t=saladeleitura SEE http://www.educacao.sp.gov.br/portal/projetos/sala-de-leitura SuperAção Jovem http://www.superacaojovem.org.br/dicas/saopaulo.asp

  23. Referências Instituto Ayrton Senna http://www.educacaoetecnologia.org.br/ead/

  24. Programa Nacional do Livro Didático 2014

  25. PNLD EJA 2014 Para o triênio 2014-2016, a escolha foi realizada para a Educação de Jovens e Adultos - PNLD EJA 2014 A CGEB fará o registro da opção mais indicada pelas Diretorias de Ensino no site do FNDE, válido para uso em todo o Estado.

  26. Registro na Unidade Escolar As coleções serão classificadas de 1 a 6, sendo 1 a primeira opção. Para a classificação as Unidades Escolares deverão realizar a análise e escolha a partir dos Guias disponibilizados no site: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico

  27. EJA Ensino Médio Para a EJA - Ensino Médio foi aprovado pelo MEC apenas uma coleção e, portanto, não será alvo de escolha das Diretorias.

  28. RESOLUÇÃO SE-83, DE 17-12-2013 Dispõe sobre desfazimento de materiais didáticos e/ou de apoio considerados irrecuperáveis, desatualizados ou inservíveis, no âmbito da Secretaria da Educação e dá outras providências.

  29. Marcos de Moura Albertim Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico Língua Portuguesa