associa o protectora dos diab ticos de portugal n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal PowerPoint Presentation
Download Presentation
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 8

Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal - PowerPoint PPT Presentation


  • 89 Views
  • Uploaded on

Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal. A primeira associação de doentes diabéticos do mundo surgiu em Portugal, em Lisboa, no ano de 1926, criada por Ernesto Roma (na foto).

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal' - serge


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
associa o protectora dos diab ticos de portugal
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

A primeira associação de doentes diabéticos do mundo surgiu em Portugal, em Lisboa, no ano de 1926, criada por Ernesto Roma (na foto).

A Associação Protectora dos Diabéticos Pobres (APDP) foi precursora do movimento associativo internacional na luta contra a diabetes.

associa o protectora dos diab ticos de portugal1
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

A APDP foi criada com o objectivo de apoiar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos doentes com diabetes, especialmente os mais carenciados a nível económico, que não tinham meios para adquirir insulina.

Ernesto Roma defendia que o médico deve ensinar o diabético a gerir a sua doença – uma perspectiva que veio revolucionar a relação médico/doente.

associa o protectora dos diab ticos de portugal2
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

Na Associação, Roma desenvolve o conceito de Educação do Doente e realiza diversas acções de formação, dirigidas a profissionais de saúde, bem como a diabéticos, ensinando-lhes a auto-administrar a insulina e a preparar refeições adequadas à sua doença. O diabetologista foi, desta forma, pioneiro no que hoje se chama Educação Terapêutica.

associa o protectora dos diab ticos de portugal3
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

A APDP, com a colaboração da SCML, cria uma Farmácia Social (na foto), que fornecia medicamentos e manipulados sob a forma de pomadas ou xaropes a doentes de todo o País. Ali, era também preparado o licor de Fehling (utilizado para detectar açúcar na urina, anterior às tiras-teste).

Na década de 50, a APDP integra a Federação Internacional da Diabetes, participando, em 1952, no seu primeiro congresso, realizado na Holanda.

a associa o protectora dos diab ticos de portugal
A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

Após ter estado sedeada em diferentes locais da Baixa Pombalina, a Associação fixou-se, em 1954, nas actuais instalações - na Rua do Salitre.

Em 1973, é implementado, em colaboração com a APDP, o Programa de Luta Contra a Diabetes. A Associação assume, então, a responsabilidade de realizar cursos de actualização em diabetes, dirigidos a médicos e enfermeiros.

associa o protectora dos diab ticos de portugal4
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

O aumento do número de doentes diabéticos, oriundos de todas as classes sociais, a solicitar apoio técnico à associação conduziu à alteração do seu nome para Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.

Em 1976, a APDP comemora os seus 50 anos de existência, com uma homenagem ao seu fundador – Ernesto Roma.

associa o protectora dos diab ticos de portugal5
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

Em 1982, a Associação cria o Departamento de Prevenção e Vigilância da Retinopatia Diabética.

No ano de 1985, a APDP é condecorada pelo Presidente da República com a medalha de Membro Honorário da Ordem de Benemerência por serviços distintos prestados à comunidade.

associa o protectora dos diab ticos de portugal6
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

No final da década de 90, a Associação abriu novas consultas (Psicologia, Pediatria, Urologia, Planeamento Familiar, Podologia e Cardiologia). Em 2002, é reconhecida como “Instituição de Superior Interesse Social”.

Em Maio de 2006, a APDP comemorou o seu 80.º aniversário e iniciou a construção de um novo edifício que alojará um centro de hemodiálise, blocos operatórios e outros serviços.