MECANISMOS DE DEFESA - PowerPoint PPT Presentation

mecanismos de defesa n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
MECANISMOS DE DEFESA PowerPoint Presentation
Download Presentation
MECANISMOS DE DEFESA

play fullscreen
1 / 12
MECANISMOS DE DEFESA
125 Views
Download Presentation
scot
Download Presentation

MECANISMOS DE DEFESA

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. MECANISMOS DE DEFESA São os diversos tipos de processos psíquicos que afastam do consciente os eventos geradores de angústia.

  2. REPRESSÃO Impede que pensamentos dolorosos cheguem ao consciente. EXEMPLO: Os traumas da Ana O. CONSCIENTE INCONSCIENTE REPRESSÃO PRÉ-CONSCIENTE

  3. NEGAÇÃO Não percebemos (negamos) os aspectos dolorosos. EXEMPLO: Pai nega que o filho usa drogas apesar dos sintomas físicos e o fato dele ter vendido coisas pessoais importantes.

  4. PROJEÇÃO Projetamos no outro aquilo que não aceitamos em nós. EXEMPLOS: Paixão: atribuo características na pessoa amada que eu gostaria que ela tivesse. Ou “Eu tirei dez na prova”. “O professor me deu zero na prova”. (projeção)

  5. RACIONALIZAÇÃO Tentamos justificar atitudes ruins para sermos reconhecidos pelo outro. EXEMPLO: “Meu empregado ganha pouco porque é incompetente, não porque eu o exploro”.

  6. FORMAÇÃO REATIVA Atitude com sentido oposto ao desejo reprimido. EXEMPLO: Tomar atitudes puritanas apesar do desejo de promiscuidade.

  7. IDENTIFICAÇÃO Identifico-me com alguém que tem as características que eu quero ter. EXEMPLOS: “Vou me comportar como meu líder”. Ou Começar a fumar porque me identifico, com uma ou mais pessoas que fumam, de um grupo.

  8. REGRESSÃO Consiste em infantilizar para não sofrer com situações ameaçadoras. EXEMPLO: Criança de 9 anos volta a chupar chupeta quando nasce o irmão.

  9. ISOLAMENTO Isolamento é um modo de separar as partes da situação provocadoras da ansiedade do resto da psique. Divido a situação para que reste pouca ou nenhuma reação emocional ao acontecimento. EXEMPLO: A criança que mostra através de brinquedos ou brincadeiras, comportamentos proibidos pelos pais.

  10. DESLOCAMENTO Descarregamos sentimentos agressivos em pessoas ou objetos menos perigosos. EXEMPLO: “O chefe briga comigo e descarrego minha raiva nos meus filhos”.

  11. SUBLIMAÇÃO Canalização de desejos sexuais ou sentimentos agressivos para atividades produtivas. EXEMPLO: Trabalho como o do dentista que sublima sentimentos agressivos.

  12. CISÃO Um objeto que desperta amor é ódio é dividido. Posso relacionar-me somente com a parte boa ou ruim. EXEMPLO: Acho meu (minha) namorado(a) um amor quando está só comigo.