1 / 1

Nova Linha De Crédito Para Mei E Micro E Pequenas Empresas

<p>O FGPC atua com um mecanismo de segundo piso, estabelecendo vu00ednculo contratual diretamente com os agentes financeiros autorizados para utilizar linha do BNDES. A anu00e1lise do proponente recai fundamentalmente sobre a instituiu00e7u00e3o financeira, bem como as atividades decorrentes da operau00e7u00e3o e a recuperau00e7u00e3o do aval. Assim, a decisu00e3o quanto u00e0s garantias, inclusive a utilizau00e7u00e3o do fundo de aval, u00e9 da instituiu00e7u00e3o financeira ao aprovar a operau00e7u00e3o. Em cada operau00e7u00e3o de financiamento no u00e2mbito das linhas BNDES Automu00e1tico e Finame com garantia de risco pelo FGPC, o banco exige a constituiu00e7u00e3o de garantia fidejussu00f3ria do su00f3cio controlador da sociedade, pela totalidade da du00edvida.</p>

schadhjvfm
Download Presentation

Nova Linha De Crédito Para Mei E Micro E Pequenas Empresas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O FGPC atua com um mecanismo de segundo piso, estabelecendo vínculo contratual diretamente com os agentes financeiros autorizados para utilizar linha do BNDES. A análise do proponente recai fundamentalmente sobre a instituição financeira, bem como as atividades decorrentes da operação e a recuperação do aval. Assim, a clique aqui para mais informações decisão quanto às garantias, inclusive a utilização do fundo de aval, é da instituição financeira ao aprovar a operação. Em cada operação de financiamento no âmbito das linhas BNDES Automático e Finame com garantia de risco pelo FGPC, o banco exige a constituição de garantia fidejussória do sócio controlador da sociedade, pela totalidade da dívida. O texto sancionado por Bolsonaro confirma que o Tesouro Nacional vai injetar R$ 15,9 bilhões no Fundo Garantidor de Operações para que o fundo ofereça uma garantia de até 85% para os recursos que as instituições financeiras emprestarem às MPEs no âmbito do Pronampe. Analisada tanto sob a ótica das micro e pequenas empresas quanto das instituições financeiras, a falta de garantias tem sido obstáculo recorrente e latente para as MPEs terem acesso ao crédito. Entre as razões alegadas pelos bancos para não conceder empréstimos ao segmento, a "falta de garantias reais" a oferecer foi a mais preponderante, com 22% das ocorrências, seguida de "projeto inviável" (20%) e "registro SPC ou Serasa" (20%), entre outras (Sebrae-SP, 2006). O fundo foi instituído com recursos do Tesouro Nacional, ficando sua administração sob a responsabilidade do BNDES. Sua finalidade é a de garantir uma parte do risco de crédito das instituições financeiras nas operações que utilizem as linhas de financiamento do BNDES, especificamente BNDES Automático, Finame, Finem e Apoio à Exportação.

More Related