1 / 30

Metodologia Científica

Metodologia Científica. Prof. Adriana Matias Vilela Mendes Colégio Estadual de Paranavaí 2009. Conceitos e Definições. Metodologia Científica:

sasha
Download Presentation

Metodologia Científica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Metodologia Científica Prof. Adriana Matias Vilela Mendes Colégio Estadual de Paranavaí 2009

  2. ConceitoseDefinições • Metodologia Científica: - É um conjunto de abordagens técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva de conhecimentos, de maneira sistemática.

  3. ConceitoseDefinições • Conhecimento Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros, etc.

  4. ConceitoseDefinições Tipos de Conhecimentos: Conhecimento Empírico: é o conhecimento popular, vulgar, senso comum. É obtido ao acaso ou podem ser transmitidos de uma pessoa para outra.

  5. ConceitoseDefinições Conhecimento Filosófico: É fruto do raciocínio e da reflexão humana.É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.

  6. ConceitoseDefinições Conhecimento Teológico: Conhecimento revelado pela fé ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.

  7. ConceitoseDefinições Conhecimento Científico: É o conhecimento racional, sistemático, exato, verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.

  8. ConceitoseDefinições O que destaca o conhecimento científico dos outros conhecimentos é a sua verificabilidade, que é a possibilidade de demonstrar qual o método que possibilitou chegar a tal conhecimento. Existe uma diversidade de métodos científicos:

  9. ConceitoseDefinições Método Indutivo: Processo mental que, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Ex: O corvo 1 é negro, o corvo 2 é negro,o corvo 3 é negro,o corvo n é negro. – (Todo) corvo é negro.

  10. ConceitoseDefinições Método Dedutivo: É aquele que parte do geral para chegar ao particular. Esse raciocínio parte de princípios considerados verdadeiros e indiscutíveis para chegar a conclusões lógicas. Ex: Todo homem é mortal, João é homem, então João é mortal.

  11. ConceitoseDefinições Processos do método científico Podemos utilizar diversos processos do método científico para realizarmos uma pesquisa. São eles: Observação – como o nome já diz, é necessário “observar”, basicamente por meio dos sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar), para tirar um conhecimento claro e preciso de um objeto de pesquisa.

  12. ConceitoseDefinições Hipótese – Quando iniciamos uma pesquisa, partimos de um determinado problema, para o qual iremos propor uma explicação e sobre a qual direcionaremos o processo de investigação. A hipótese é uma resposta antecipada e provisória ao problema ou questão.

  13. ConceitoseDefinições Processo de análise e síntese Analisar é decompor o todo em pequenas partes, para que possamos estudar os detalhes. Sintetizar é juntar novamente as partes que foram separadas, formando um conhecimento, uma expressão que seja entendida por qualquer pessoa.

  14. ConceitoseDefinições Teoria – “explicação geral de um conjunto de fenômenos, podendo ser aplicada, em princípio, a todos os fenômenos semelhantes”. A teoria é construída pelas pessoas que se dedicam a estudar determinado assunto. É uma construção intelectual que aparece como resultado do trabalho filosófico ou científico (ou ambos).

  15. ConceitoseDefinições Doutrina – A doutrina é um conjunto de propostas de ações elaboradas por pessoas que representam uma determinada empresa, instituição, associação etc. É elaborada com base em ideias morais, posições filosóficas e políticas.

  16. Conceitos e Definições • O que é Pesquisa? • ”Pesquisar significa, de uma forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.”

  17. Conceitos e Definições • “Pesquisa científica é a realização de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência

  18. Conceitos e Definições • “Pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos”.

  19. Conceitos e Definições • Finalidades da Pesquisa: • Pesquisa pura (básica): satisfação do desejo de adquirir conhecimentos sem que haja uma aplicação prática prevista. • Pesquisa aplicada: conhecimentos adquiridos são utilizados para aplicação prática, voltados para a solução de problemas concretos.

  20. Tipos de Pesquisa • Existem três importantes tipos de pesquisa : • A bibliográfica • A descritiva • A experimental

  21. Tipos de Pesquisa • Pesquisa bibliográfica: Busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado, existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema. A pesquisa bibliográfica é o primeiro passo de qualquer pesquisa científica.

  22. Tipos de Pesquisa • Pesquisa descritiva: Fatos são observados, registrados, analisados, classificados sem a interferência do pesquisador. Procura descobrir com a maior precisão possível, a frequência com que um fenômeno ocorre. Trabalha em suas diversas formas colhendo dados ou fatos da própria realidade.

  23. Tipos de Pesquisa A pesquisa descritiva pode assumir as seguintes formas: • Estudo exploratório • Estudo descritivo • Estudo de caso • Pesquisa de opinião • Pesquisa de motivação • Pesquisa documental

  24. Tipos de Pesquisa • Estudo exploratório: É o passo inicial do processo de pesquisa e seu objetivo é familiarizar o pesquisador com o assunto a ser pesquisado, fazê-lo descobrir novas ideias.

  25. Tipos de Pesquisa • Estudo descritivo: Trata-se de estudar e descrever as características, propriedades ou relações existentes na comunidade, grupo ou realidade pesquisada.

  26. Tipos de Pesquisa • Estudo de caso: É a pesquisa sobre determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade, organização ou sistema produtivo, para examinar aspectos variados de sua vida, implantação ou desenvolvimento.

  27. Tipos de Pesquisa • Pesquisa de opinião: Procura identificar atitudes, pontos de vista e preferências a respeito de algum assunto, com objetivo de tomar decisões. • Pesquisa de motivação: Busca saber que fatores levam, por exemplo o consumidor a utilizar determinado produto.

  28. Tipos de Pesquisa • Pesquisa documental: Investiga-se documentos a fim de descrever e comparar usos e costumes, tendências, diferenças e outras características.

  29. Tipos de Pesquisa • Pesquisa experimental; É toda pesquisa que envolve algum tipo de experimento, onde o pesquisador manipula ou interfere nos fatos. Por exemplo: Em uma fábrica pretende-se fazer uma pesquisa experimental, é preciso interferir na realidade dos funcionários.

  30. Tipos de Pesquisa Por exemplo, muda-se a posição das máquinas com as quais os funcionários trabalham, manipula-se a temperatura do ambiente ou mudam-se horários, enfim, com essas interferências o pesquisador verifica se ocorrem modificações na produção.

More Related