1 / 56

BROADCAST

BROADCAST. PODCAST. Luís Belo Lopes 2009313 Odair Lisboa 2009312. Broadcasting – O que é ? É a transmissão ou distribuição de informação através da rádio , televisão ou outros meios de transmissão digital. Broadcast

sanaa
Download Presentation

BROADCAST

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. BROADCAST PODCAST Luís Belo Lopes 2009313 Odair Lisboa 2009312

  2. Broadcasting – O queé? É a transmissãoou distribuiçãode informaçãoatravés da rádio, televisãoou outros meios de transmissão digital. Broadcast Broadcast(do Inglês, "transmitir") tem como nome em Português, Radiodifusão, eé o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação.

  3. Broadcast Têm como principal característica o envio de informação para muitos receptores ao mesmo tempo. Este processo é utilizado em rádio, televisão e na informática, por exemplo.

  4. Broadcast O telefonefoi o primeiro aparelho electrónico que permitiu a Radiodifusão. Começou com a criação do “Théâtrophone” (”Telefone do teatro"), criado por Clément Ader. Foi postoemprática pela primeira vezem1881, a invençãoconsistia permitindo que os assinantes desta invenção ouvissem ao vivo, peças ópera e teatro através da linhas telefônicas.

  5. Broadcast Com o avanço da tecnologia e o aparecimento do rádioe da televisão, estes foram os aparelhos ao qual permitiram expandir o processo de broadcast. As suas transmissões efectuadas normalmente através antenas de transmissão enviam o sinal televisivo (ou, radiodifusor) através de ondas eletromagnéticas (ou cabo) e qualquer aparelho de TV (ou, rádio) que conseguir captar poderá sintonizar o sinal.

  6. Broadcast Em informática, o broadcasté utilizado em hubs (concentradores) ligados em redes LAN, MAN, WAN e TAN. Em redes de computadores, um endereço de broadcasté um endereço IP (e o seu endereço é sempre o último possível na rede ou sub-rede) que permite que a informação seja enviada para todas as máquinas.

  7. Broadcast Esquema de ligações de Radiodifusão.

  8. Broadcast Através da Internet temos hoje em dia o Webcasting, que nos permite a transmissão ou distribuição de informação (áudio ou vídeo) via Internet, com a possibilidade de ser armazenada/publicada para posteriormente ser acedida, como é o caso do Podcasting.

  9. Podcast - O que é? ?

  10. Podcast - O que é? Podcasté o nome dado a uma série de ficheiros de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicados através de podcastingna internet, que permite actualizações automáticas, através de “feeds” RSS(Real Simple Syndication).

  11. Podcast - O que é? Podcasté o nome dado a uma série de ficheiros de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicados através de podcastingna internet, que permite actualizações automáticas, através de “feeds”RSS(Real Simple Syndication).

  12. Podcast - O que é? Podcasté o nome dado a uma série de ficheiros de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicados através de podcastingna internet, que permite actualizações automáticas, através de “feeds” RSS(Real Simple Syndication).

  13. Podcast - O que é? Podcasté o nome dado a uma série de ficheiros de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicados através de podcastingna internet, que permite actualizações automáticas, através de “feeds” RSS(Real Simple Syndication).

  14. Podcast - O início O termo "podcast" é relativamente novo e é atribuído a um artigo do jornal britânico TheGuardianpublicado em 12 de Fevereiro de 2004, mas, nesse primeiro momento, o termo não se referia ao formato de transmissão com RSS.

  15. Isso só veio a acontecer, em Setembro daquele ano, quando Dannie Gregoireusou o termo para descrever o processo utilizado por AdamCurry(apresentador da MTV americana e VJ), que juntamente comDave Winer (engenheiro de software)criou um programa, que permitia descarregar automaticamente transmissões de rádio na Internet para os iPod’s. (leitor de MP3 da Apple)

  16. Isso só veio a acontecer, em Setembro daquele ano, quando DannieGregoireusou o termo para descrever o processo utilizado por AdamCurry(apresentador da MTV americana e VJ), que juntamente comDaveWiner(engenheiro de software)criou um programa, que permitia descarregar automaticamente transmissões de rádio na Internet para os iPod’s. (leitor de MP3 da Apple)

  17. Podcast

  18. Podcast A palavra Podcast, é uma junção de:

  19. Podcast A palavra Podcast, é uma junção de: iPod

  20. Podcast A palavra Podcast, é uma junção de: iPod "PersonalOnDemand" (algo pessoal e sob demanda)

  21. Podcast A palavra Podcast, é uma junção de: iPod "PersonalOnDemand" (algo pessoal e sob demanda) +

  22. Podcast A palavra Podcast, é uma junção de: iPod "PersonalOnDemand" (algo pessoal e sob demanda) + Broadcast

  23. Podcast A palavra Podcast, é uma junção de: iPod "PersonalOnDemand" (algo pessoal e sob demanda) + Broadcast (transmissão de rádio ou televisão)

  24. Podcasting - Qual a origem do nome?

  25. Podcasting - Qual a origem do nome? A primeira ideia, surgiu numa das discussões dos Podcasts, seria um acrónimo da expressão

  26. Podcasting - Qual a origem do nome? A primeira ideia, surgiu numa das discussões dos Podcasts, seria um acrónimo da expressão “Print OnDemand”,

  27. Podcasting - Qual a origem do nome? A primeira ideia, surgiu numa das discussões dos Podcasts, seria um acrónimo da expressão “Print OnDemand”, que faz parte do vocabulário de artes gráficas, ou

  28. Podcasting - Qual a origem do nome? A primeira ideia, surgiu numa das discussões dos Podcasts, seria um acrónimo da expressão “Print OnDemand”, que faz parte do vocabulário de artes gráficas, ou “PublishingOnDemand”.

  29. Podcasting - Qual a origem do nome? A primeira ideia, surgiu numa das discussões dos Podcasts, seria um acrónimo da expressão “Print OnDemand”, que faz parte do vocabulário de artes gráficas, ou “PublishingOnDemand”. Uma outra possibilidade, que deriva das outras duas citadas anteriormente, seria a expressão

  30. Podcasting - Qual a origem do nome? A primeira ideia, surgiu numa das discussões dos Podcasts, seria um acrónimo da expressão “Print OnDemand”, que faz parte do vocabulário de artes gráficas, ou “PublishingOnDemand”. Uma outra possibilidade, que deriva das outras duas citadas anteriormente, seria a expressão “ProductionOnDemand”.

  31. Estas três expressões são as mais adequadas ao campo do áudio, • já que podemos relacionar as palavras “Publicação” e “Produção” • com a acção de “produzir” programas de rádio personalizados com conteúdo áudio e “publicá-los” na Internet, disponibilizando-os para download a partir da demanda (ondemand) da rede, sem compromissos ou obrigações corporativas.

  32. Isto é o que melhor caracteriza o Podcasting: • Uma forma de distribuição de conteúdos sonoros através da Internet. • (actualmente, também de imagem “videocast”)

  33. A sua grande finalidade, é permitir descarregar ou receber esses conteúdos, para serem utilizados num computador pessoal ou num dispositivo portátil, como um leitor de mp3 (ou mp4, no caso do videocast), telemóvel (que suporte formato mp3), ipod, etc., para serem ouvidos/vistos quando o usuário bem entender. Pode, por exemplo, subscrever-se o podcast das sessões “À conversa com…” e recebê-las automaticamente.

  34. O que é preciso fazer? 1º - É fundamental a instalação de um programa agregador, que irá funcionar como um gestor dos conteúdos  dos podcasts que formos subscrevendo. Existem diversos de acesso livre disponíveis para download, como no exemplo o iTunes.

  35. O que é preciso fazer? 2º - Depois de instalarmos o programa-agregador escolhido, acrescentamos o código RSS , das sessões “À Conversa com…”  (onde aparece "add feed" ou apenas "add").

  36. O que é preciso fazer? 2º - Depois de instalarmos o programa-agregador escolhido, acrescentamos o código RSS , das sessões “À Conversa com…”  (onde aparece "add feed" ou apenas "add"). A partir daqui, sempre que surgirem novas sessões, iremos recebê-las automaticamente no agregador escolhido, sempre que nos ligarmos à Internet.

  37. iTunes– Este software gratuito da Apple, permite uma boa gestão de todos os conteúdos de podcast, que formos subscrevendo. Pode ser utilizado por quem não possua um leitor ipod. Para quem possuir um destes leitores, a sincronização do iTunes e dos seus conteúdos (podcasts, músicas, etc.), será automática sempre que se liga o ipod ao computador.

  38. A utilização do podcast pode ser feita de duas formas:

  39. A utilização do podcast pode ser feita de duas formas: 1 -Interacção directa através da Internet(O utilizador escuta os conteúdos directamente no computador)

  40. Assim, a utilização do podcast pode ser feita de duas formas: 1 -Interacção directa através da Internet(O utilizador escuta os conteúdos directamente no computador) 2 - Através do descarregamento dos ficheiros (Para os dispositivos de reprodução digital de áudio mais conhecidos como IPod, leitores de MP3, MP4, etc.)

  41. Este fenómeno tem vindo a alargar-se, dada a utilização do Podcasting em várias áreas do saber, seja eles no âmbito dos:

  42. Este fenómeno tem vindo a alargar-se, dada a utilização do Podcasting em várias áreas do saber, seja eles no âmbito dos: Negócios, para disponibilizar reuniões,reportagensdetelejornaiseentretenimento, programas de carácter científico e actualmente, utilizado na educação, para transmissão de aulas e formação à distância.

  43. Este fenómeno tem vindo a alargar-se, dada a utilização do Podcasting em várias áreas do saber, seja eles no âmbito dos: Negócios, para disponibilizar reuniões,reportagensdetelejornaiseentretenimento, programas de carácter científico e actualmente, utilizado na educação, para transmissão de aulas e formação à distância. A popularidade desta tecnologia é cada vez mais crescente nos EUA, Europa e até mesmo nos países em desenvolvimento.

  44. O podcast surge como uma tecnologia alternativa de auxílio ao ensino, - tanto presencial como à distância,

  45. O podcast surge como uma tecnologia alternativa de auxílio ao ensino, - tanto presencial como à distância, pois permite disponibilizar materiaisdidácticos como:

  46. O podcast surge como uma tecnologia alternativa de auxílio ao ensino, - tanto presencial como à distância, pois permite disponibilizar materiaisdidácticos como: Aulas, documentários e entrevistas(em formato áudio),

  47. O podcast surge como uma tecnologia alternativa de auxílio ao ensino, - tanto presencial como à distância, pois permite disponibilizar materiaisdidácticos como: Aulas, documentários e entrevistas(em formato áudio), que podem ser ouvidos a qualquer hora e em diferentes espaços geográficos.

  48. O podcast surge como uma tecnologia alternativa de auxílio ao ensino, - tanto presencial como à distância, pois permite disponibilizar materiaisdidácticos como: Aulas, documentários e entrevistas(em formato áudio), que podem ser ouvidos a qualquer hora e em diferentes espaços geográficos. O Podcast tem uma série de atributos que podem ser aproveitados por uma grande quantidade de pessoas, que precisam de se formar, mas que dispõem de pouco tempo para leitura e formação.

  49. Podcast, Podcaster, Podcasting... !?!?!

More Related