ii guerra mundial n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
II Guerra Mundial PowerPoint Presentation
Download Presentation
II Guerra Mundial

Loading in 2 Seconds...

  share
play fullscreen
1 / 16
Download Presentation

II Guerra Mundial - PowerPoint PPT Presentation

saki
79 Views
Download Presentation

II Guerra Mundial

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. II Guerra Mundial

  2. Antecedentes • Orgulho ferido alemão. • As imposições do tratado de Versalhes criaram um sentimento de revanche entre os alemães. • Hitler e o nazismo chegam ao poder em 1933 e começam a desrespeitar as clausulas do Tratado e insuflar o nacionalismo alemão.

  3. Antecedentes • Arianismo de Hitler • Espaço Vital e Pangermanismo: Anexação de regiões onde existiam enclaves de populações germânicas e regiões ricas em minérios e matéria-prima próximos a grande Germânia.

  4. Antecedentes • Expansionismo Italiano • Conquista do Norte da África e regiões próximas a península Itálica • Mussolini pregava o nacionalismo italiano e se aliou aos nazistas para garantir a expansão.

  5. Antecedentes • Imperialismo Japonês • Pretensão de dominação de todo o Pacífico. • Ocupação da Manchúria na China, Coreia e várias ilhas do Pacifico.

  6. Ações Militares e Diplomáticas A Alemanha anexa a Áustria e começa a invasão dos sudetos na Tchecoslováquia. Na conferencia de Munique, ingleses e franceses, temendo a guerra, aceitam as anexações Alemãs. Pacto Anti-Komintern: União entre Alemanha, Japão e Itália para combate contra o comunismo internacional, formava-se o Eixo Roma-Berlim-Tóquio.

  7. Ações Militares e Diplomáticas • Pacto de Não-Agressão(Molotov-Ribbentrop) • Não haveria hostilidades entre alemães e soviéticos e haveria uma divisão da Polônia entre os mesmos, além da conquistas dos países bálticos. • A Alemanha invade a Polônia em setembro de 1939.

  8. Hegemonia do Eixo(1939-1941) Ao Invadir a Polônia, a Alemanha recebe ultimatos da Inglaterra e da França, que logo depois declaram guerra. A Alemanha invade em três meses a Dinamarca, a Holanda, a Bélgica e a Noruega. A Tática de guerra era a Blitzkrieg: ataques relâmpagos e maciços. A França é conquista pelos alemães que contornam a linha Maginot.

  9. Hegemonia do Eixo(1939-1941) As forças aliadas se retiram para a Inglaterra, episódio conhecido como a retirada de Dunquerque. A frança ficou dividida entre a área ocupada pelos nazistas e outra governada por franceses “colaboracionistas”. Londres é duramente bombardeada pela força área da Alemanha.

  10. PearlHarbor e Stalingrado Em 1941, a Alemanha desrespeita o pacto de não-agressão e ataca a URSS. Depois de muitas derrotas, os russos conseguem a primeira vitória contra os alemães na Batalha de Stalingrado. No mesmo ano, O Japão realiza o ataque surpresa a Pear Harbor, base americana no Pacífico. Os norte-americanos então entram na II Guerra Mundial

  11. Hegemonia dos Aliados (1942-1945) A expulsão nazista do leste europeu, ás vitórias dos EUA no Pacifico contra o Japão, e a retomada do norte da África pelos aliados foi sinal da queda do Eixo. A Itália é invadida pelos aliados que depõe Mussolini, porém a Alemanha retoma o país e devolve o poder ao governante fascista.

  12. Brasil na II Guerra Vargas praticava um jogo dúbio de apoio com alemães e norte-americanos. O Brasil entra na guerra em 1942, quando alguns navios são bombardeados por alemães. 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira são mandados para combater os nazistas na Itália. O Governo brasileiro forneceu borracha e minérios de ferro e bases militares no nordeste aos EUA que em troca financiou a industria de base brasileira.

  13. Hegemonia dos Aliados (1942-1945) No dia 6 de junho de 1944 ocorre o dia D, o desembarque em massa de tropas aliadas na Normandia, com o objetivo de retomar a França. Ingleses e americanos no ocidente, e os russos no Oriente marcham para Berlim Hitler se suicida antes que os russos chegassem a capital.

  14. Hegemonia dos Aliados (1942-1945) Hiroshima e Nagasaki foram as primeiras vitimas da bomba nuclear lançada pelos americanos. O Japão então capitula. Demonstração do poder norte-americano ao mundo. Ao fim da Guerra, é criada a ONU para regular os conflitos entre as nações.

  15. Holocausto 6 milhões de Judeus foram mortos nos campos de concentração nas regiões conquistadas por Hitler. Negros, ciganos e homossexuais também, foram alvos desse campos. Muitos morreram em camarás de gás.