1 / 33

Visite nosso site ! latitude23.br

- Soluções em Geoprocessamento. Distribuidor autorizado da MicroImages. Visite nosso site ! www.latitude23.com.br. O que é Agricultura de Precisão ?. Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se a tecnologia de informação

rusk
Download Presentation

Visite nosso site ! latitude23.br

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Visite nosso site ! www.latitude23.com.br

  2. O que é Agricultura de Precisão ? Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se a tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo, clima e terreno. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos, corretivos e defensivos. O que é Geoprocessamento ? O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados no ambiente de um software de informações geográficas (SIG). O tutorial Agricultura de Precisão com TNTmips é subdividido em 12etapas : Mapeamento dos talhões - Importação dos dados GPS Criar grade de agricultura de precisão Criar pontos de amostragem Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Transferir a interpolação para a grade de agricultura de precisão Criar um mapa de aplicação com taxa variável Exportar o mapa de aplicação com taxa variável Sensoriamento remoto e agricultura Baixar uma imagem gratuita de satélite Importar e visualizar uma imagem de satélite em TNTmips Índices de vegetação – Criar e interpretar o NDVI

  3. Teoria 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Recomendação agronômica Interpolação do atributo amostrado Quantidade real do nutriente / corretivo / defensor Quantidade recomendada do nutriente / corretivo / defensor Mapa de Aplicação Aplicação da quantidade recomendada do nutriente / corretivo / defensor em relação à quantidade real interpolada

  4. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável O mapa de aplicação é elaborado por meio da comparação dos dados interpolados de campo com as recomendações agronômicas. Além da interpolação, dados de produtividade da última colheita e imagens de satélites / fotos aéreas podem ser usados para a elaboração de mapas de aplicação. Nosso exemplo, vamos criar um mapa de aplicação de potássio. Clique em “Exibição...”.

  5. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Clique no ícone “Novo” e a seguir, em “Exibição em 2D...”

  6. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique duas vezes em seguida em “Grade” para transferir o vetor para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”.

  7. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Clique no símbolo “+”

  8. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Clique novamente no símbolo “+”.

  9. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Clique na caixa da tabela “KrigagemPotassioTalhoes”.

  10. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Clique em “Tabela” e a seguir em “Propriedades...”.

  11. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Clique no ícone “Adicionar Campo”.

  12. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Digite aqui “AplicacaoPotassio” e aperte o botão “Enter” no teclado para salvar o nome do campo.

  13. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Escolhe o tipo de campo “Computado” e digite valor “15” para “Largura” e valor “1” para “Casas”. A seguir, clique em “Editar Expressão”.

  14. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Clique primeiro no ícone “Abrir” e a seguir, em “Abrir Arquivo (*.qry)...”.

  15. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Navegue até a pasta “Dados Tutorial Agricultura de Precisão. Clique 2x no arquivo “ScriptAplicacaoPotassio”. Importante! Antes disso, escolhe a codificação “UTF8”, senão os hífens de português do script podem sair errado.

  16. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável O valor “150” refere-se a recomendação de adubação (K2O, kg ha-1), se a concentração de K for menor ou igual a 0, 7 mmolcdm-3. O script acima refere-se à recomendação de adubação para cana-planta (RAIJ et al., 1996)* Para uma produtividade esperada de 100-150 (t ha-1) recomenda-se seguintes quantias de K2O (kg ha-1): K (mmolcdm-3) K2O (kg ha-1) ----------------------------------------------------------- 0 – 0.7 150 0,8 – 1,5 120 1,6 – 3,0 80 3,1 – 6,0 60 >6 0 * RAIJ, B.V et al. Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo 2nd. Ed., Campinas: Instituto Agronômico / Fundação IAC, 1996. p.237-239 (Boletim Técnico 100) Clique em “OK”.

  17. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Clique em “OK”.

  18. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Primeiro, aperte o botão direito da mouse no título do campo “Mínimo”. A seguir, clique em “Ordenar neste Campo”.

  19. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Clique na caixa do segundo registro.

  20. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Clique no ícone “Selecionar Elementos”.

  21. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Esta cela tem recomendação de aplicação de120 kg ha-1 de K2O.

  22. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Para visualizar melhor a taxa variável de aplicação de K2O, vamos classificar a taxa por cores.

  23. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável A seguir, clique no ícone “Controles das Camadas...”. Primeiro, feche a tabela.

  24. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Clique na aba “Polígonos”.

  25. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Escolhe “Novo – por meio de Atributo...”.

  26. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Escolhe a tabela “KrigagemPotassioTalhoes” e o campo “AplicacaoPotassio’. Aceite a configuração sugerida e clique em “OK”.

  27. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Aceite as cores sugeridas e clique em “Gerar Estilos”. A seguir, clique em “OK”.

  28. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Digite o nome e a descrição do estilo conforme mostrado e clique em “OK”.

  29. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Clique novamente em “OK” para aceitar as modificações no estilo.

  30. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Parabéns! Você criou um mapa de taxa variável de aplicação de potássio em forma de K2O para sua grade de agricultura de precisão!

  31. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Clique em “Sair” para encerrar a exibição.

  32. Prática 7. Criar mapa de aplicação com taxa variável Clique em “Sim” para finalizar.

  33. Soluções em Geoprocessamento Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial. Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ AVISO! Para imprimir a versão PDF, use a configuração “Escala de cinza” ou de preferência “Preto e branco puro” da sua impressora para economizar tinta. Distribuidor autorizado da MicroImages

More Related