1 / 22

Coordenador: Prof. Dr. Newton M. Capella Equipe: Prof. Dr. Waldir Carreirão Filho

Perfil epidemiológico de saúde vocal dos pacientes com queixas de alterações vocais, usuários do Sistema Único de Saúde do estado de Santa Catarina, atendidos pela Clínica da Voz e Laboratório de Estudos da Voz e Audição do Hospital Universitário. Coordenador: Prof. Dr. Newton M. Capella

rhonda-cook
Download Presentation

Coordenador: Prof. Dr. Newton M. Capella Equipe: Prof. Dr. Waldir Carreirão Filho

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Perfil epidemiológico de saúde vocal dos pacientes com queixas de alterações vocais, usuários do Sistema Único de Saúde do estado de Santa Catarina, atendidos pela Clínica da Voz e Laboratório de Estudos da Voz e Audição do Hospital Universitário. Coordenador: Prof. Dr. Newton M. Capella Equipe: Prof. Dr. Waldir Carreirão Filho Dr. Daniel Ortellado Knabben Dr. Marcos Miroski Gerente Dra. Fga. Maria Rita Pimenta Rolim Md. Fga. Luciana Ferreira Cardoso

  2. A Clínica da Voz iniciou no ano de 2002 para dar sustentação prática ao Curso de Especialização em Voz. Primeiro Curso: 2002-04 (10 formados) Segundo Curso: 2004-06 (10 formados) Terceiro Curso: 2007-09 (11 em andamento) A Clínica da Voz presta atendimento através de agendamento no Hospital Universitário atualmente via postos de saúde.

  3. Metodologia Aplicada • Tipo de estudo: estudo exploratório descritivo, observacional longitudinal com análise estatística. • Projeto aprovado na Comissão de Ética de Pesquisa em Seres Humanos da UFSC sob o número: 373/2006. • Período de triagem: Agosto de 2007 a Março de 2008. • Sujeitos e Local: foram selecionados pacientes de ambos sexos atendidos na Clínica da Voz HU – UFSC. • Pacientes foram atendidos por uma equipe composta de fonoaudiólogos e médicos. - Protocolo de Avaliação Global da Voz (avaliação perceptivo auditiva)- ROLIM(2004);

  4. Metodologia Aplicada Para se traçar o perfil epidemiológico da saúde vocal dos pacientes, aplicou-se: Protocolo de avaliação global, considerando-se a existência de fatores de risco (hábitos como fumo, álcool, pigarro; uso de medicamentos, distúbios gástricos, naso sinusais, otológicos, bucais, hormonais, conforme constam no protocolo), e análise perceptivo auditiva da voz (voz rouca, áspera, soprosa) realizada pela equipe de Fonoaudiólogos.

  5. Metodologia Aplicada • Exame de Videolaringoscopia, realizado pela equipe Médica. Utilizando a classificação das disfonias em três categorias PONTES, BEHLAU & BRASIL(2000): • Disfonias Funcionais; • Disfonias Organofuncionais; • Disfonias Orgânicas.

  6. Metodologia Aplicada • A análise acústica da voz (VOXMETRIA) foi aplicado em pacientes que foram submetidos a tratamento cirúrgico. • Critérios de Inclusão na Pesquisa: • Pacientes com alteração vocal estabelecida; • Assiduidade; • Compromentimento com o tratamento.

  7. Resultados e Comentários Noperíodo compreendido entre agosto de 2007 e março de 2008, foram atendidos 222 pacientes com alterações vocais, dos quais 120 aptos a participarem da pesquisa por preencherem os critérios da metodologia proposta, receberam atendimento clínico, fonoaudiológico e cirúgico, quando necessário (entre abril e novembro de 2008). Totalizando 774 consultas no período de agosto de 2007 a novembro de 2008. OBS.: ressaltamos que durante este período acima citado, a Clínica da Voz continou a receber novos pacientes.

  8. Resultados e Comentários É com base nos dados obtidos destes pacientes que estamos traçando o seu perfil epidemiológico de saúde vocal, que será apresentado no relatório final. Os seguintes resultados já foram observados: Diminuição do tempo entre o primeiro atendimento do paciente e o dignóstico diferencial; Estabelecimento de critérios (protocolo) de avaliação dos pacientes com alteração vocais usuários do SUS.

  9. Resultados e Comentários • Melhora do ensino superior da área da saúde na UFSC, formando uma nova visão na área de saúde vocal mais voltada ao atendimento multidisciplinar. • Melhora do tratamento aos pacientes com queixas vocais no HU/UFSC, oferecendo mais vagas, exames antes inexistentes, microcirurgias e acompanhamento por fonoaudiólogos.

  10. Impactos do projeto – Científico Criação de um Centro de Referência de Pesquisa em distúrbios e alterações vocais, envolvendo uma equipe multiprofissional em áreas afins a Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Fonoaudiologia , como a Neurologia, Cirurgia Plástica, Psicologia, Serviço Social, Gastroenterologia. Suporte tecnológico ao atendimento da Clínica da Voz, que hoje faz parte do Curso de Especialização em Voz.

  11. Impactos do projeto – Científico • Temos a proposta de integrar esta pesquisa aos: • Projeto Nacional de Telessaúde Aplicado à Atenção Primária. • Iniciado com um projeto piloto em 2008 integrando nove estados, dentre eles Santa Catarina, com participação ativa do HU/UFSC, Secretaria do Estado da Saúde e outras entidades. • A meta é atingir equipes do Programa de Saúde da Família (PSFs) em 100 municípios catarinenses. Com serviços de Telessaúde e Educação a Distância e Segunda Opinião Informativa. O que poderá viabilizar uma maior integração da rede publica estadual de saude. • Sistema Estadual de Telemedicina.

  12. Impactos do projeto – Econômico/Social Criação de projetos de informação a população quanto a manutenção da saúde vocal através da prevenção de fatores de risco dos distúrbios da voz.

  13. Impactos do projeto – Econômico/Social Ampliação da capacidade de atendimento especializado na área de Voz aos usuários do SUS no estado, claramente carente de assistência e acompanhamento em problemas relacionados a distúrbios da voz. Prevenção e educação vocal, proporcionando ao trabalhador que faz uso sistemático da voz (professores, cantores, telemarketing, etc), a preservação de sua saúde vocal, minimizando a ocorrência de faltas ao trabalho, em função de problemas ligados à qualidade vocal.

  14. Impactos do projeto – Econômico/Social Este projeto, proporcionou a aquisição de equipamentos trazendo uma melhora significativa na qualidade do atendimento, investigação diagnóstica e tratamento dos pacientes atendidos na Clínica da Voz. A Clínica da Voz com o apoio efetivo deste projeto desencadeou a proposta de criação do Curso Superior em Fonoaudiologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Único curso público no estado.

  15. Impactos do projeto – Ambiental

  16. Aplicabilidade para o SUS • Propor normas e rotinas para atendimento ao paciente com alterações vocais, promovendo encontros de informação e esclarecimento ao profissionais da área na rede pública, procurando estabelecer critérios de referência e contra-referência; • Promover o avanço tecnológico em diagnóstico diferencial vocal, fornecendo dentro da rede pública, exames não disponibilizados de forma gratuita no estado.

  17. Aplicabilidade para o SUS • Projeto de futura integração a rede nacional de Telessaude (oferece Palestras via WEB e segunda opinião médica), procurando atender as necessidades existentes nos PSFs (Programa de Saúde da Família) municipais. • Criação de um Centro de Referência em distúrbios vocais.

  18. Trabalhos de Conclusão de Curso envolvidos neste projeto: - Curso de Especialização em Voz Aluna: Margarete Paz Barboza Título: Prevalência das Patologias Vocais atendidas na Clínica da Voz do Hospital Universitário HU/UFSC - Bacharelado em Sistemas de Informação Aluno: Maico Oliveira Buss Título: Desenvolvimento, Implantação e Validação de um Serviço de Telemedicina com aplicação de Laudo Estruturado em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Produção Científica

  19. Produção Científica Projeto de Extensão: Campanha de Prevenção do Câncer de Boca e Garganta. Participações: Participação na Campanha Nacional de Prevenção ao Ruído. (abril 2009) Participação na Campanha Nacional da Voz. (abril 2009)

  20. Este projeto encontra-se na fase de análise dos resultados, conforme seu cronograma. É importante salientar que com o apoio financeiro das instituições envolvidas neste projeto, existiu por parte do Hospital Universitário, uma resposta imediata com a reforma e ampliação do Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, local onde estão sendo alocados todos os equipamentos adquiridos.

More Related