foi boto sinh n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Foi Boto Sinhá PowerPoint Presentation
Download Presentation
Foi Boto Sinhá

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 5

Foi Boto Sinhá - PowerPoint PPT Presentation


  • 61 Views
  • Uploaded on

Foi Boto Sinhá. A lenda do Boto.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Foi Boto Sinhá' - reyna


Download Now An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
foi boto sinh

FoiBotoSinhá

A lenda do Boto

slide2

“Foi o boto, Sinhá!”, éumacomposição de 1933 do paraenseWaldemar Henrique com versos de AntônioTavernard. Waldemarnasceuem 1905 emBelém do Pará. Com “Foi o boto, Sinhá!”iniciou a série das LendasAmazônicas, quecompreendeonzecanções. As maisconhecidassão “Foi o boto, Sinhã!” e “Uirapuru”. O botoé um mamífero e o uirapurué um pássaro, ambos da Amazônia. Segundo umalendaindígena, o botoé um espíritu dos rios da Amazônia, quenasnoites de festa e de lua se transformaem um moço bonito com um chapéupretoparaencobrir o buracoque tem nacabeça. Uma vezem forma humana, eleseduz as moçassolteiras, engravidando-as. Poresssarazão, éresponsávelpelapaternidade de filhos de paidesconhecido e pormoçasmisteriosamentedeaparecidas. Aquelasquefazem mal aosbotos, diz a lenda, arriscam-se a teremfilhos com seustraçosfísicos. Porprecaução, oshabitantes da regiãonuncamatam o boto. Dizemque “quandomatamboto, háenchentenasruas”.

slide3

A lenda do botofoiassunto do romance Lazarodo escritornorte-americano David Kendall. Em 1986 o romance foiadaptadopara o cinema no filme “Where the River Runs Black”, da MGM, com Charles Durning e Peter Horton nospapéisprincipais e atoresbrasileriosnospapéissecundários. O filmefoidirigidopor Christopher Cain e filmado no Amazônas. Nestaversão o boto se transformaemumamulher e seduz um missionáriojesuíta, segundo a crença local. A temáticatradicional de transformação do botoem macho para a conquista da mulheré um tema do filmebrasileiro, “Ele, o Boto”, 1987, de Walter lima Jr. Nestahistória de aventura e romance, o botoérepresentadopor Alberto Ricelli. Constam do elenco, Ney Lattoraca e Cássia Kiss.

internet
INTERNET
  • http://www.youtube.com/watch?v=dPs90DFtyRc