1 / 12

AÇÃO DE EXTINÇÃO DE FIANÇA

AÇÃO DE EXTINÇÃO DE FIANÇA. 1- CABIMENTO. Esta ação tem por escopo obter declaração judicial que limite a responsabilidade do fiador até a data da prévia notificação.

Download Presentation

AÇÃO DE EXTINÇÃO DE FIANÇA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AÇÃO DE EXTINÇÃO DE FIANÇA

  2. 1- CABIMENTO Esta ação tem por escopo obter declaração judicial que limite a responsabilidade do fiador até a data da prévia notificação. Pelo entendimento jurisprudencial majoritário, o fiador, ao final do contrato de locação firmado por certo tempo, ou a qualquer momento, nos casos em que o contrato tiver prazo indeterminado, pode exonerar-se da fiança, bastando que notifique, judicial ou extrajudicialmente, o locador de sua intenção.

  3. “Não pode o fiador ser responsabilizado perpetuamente por obrigações futuras, resultantes da prorrogação do contrato por prazo determinado, ex vi leges, do qual não assumiu concretamente. Dessa forma, pode o fiador, vencido o prazo contratual e por tratar-se de direito disponível, renunciar expressamente de opor sua garantia ao contrato de locação prorrogado” (STJ, Resp. nº 121744-RJ, Min. Rel. Jorge Scartezzini, 5ª T., julgamento em 21/09/1999).

  4. 2 – Base legal Artigo 835 do Código Civil: “O fiador poderá exonerar-se da fiança que tiver assinado sem limitação de tempo, sempre que lhe convier, ficando obrigado por todos os efeitos da fiança, durante sessenta dias após a notificação do credor” Artigo 4º, I do CPC: “O interesse do autor pode limitar-se à declaração: I – da existência ou da inexistência de relação jurídica.”

  5. 3 – Procedimento Na falta de previsão de um procedimento especial, a Ação de Extinção de Fiança deve seguir o rito comum, ordinário ou sumário, conforme valor da causa (art. 275, I, CPC).

  6. Rito sumário I – Petição inicial – além dos requisitos constantes nos Arts. 282 e 283 do CPC, a petição deve conter o rol de testemunhas e apresentar quesitos, caso seja requerida perícia técnica; II – Citação; III – Audiência de conciliação; IV – Audiência de instrução e julgamento; V – Sentença.

  7. 4 – Foro competente Na falta de foro de eleição, a Ação de Extinção de Fiança deve ser ajuizada no domicílio do réu, conforme preconiza o artigo 94 do Código de Processo Civil.

  8. 5- Questões a serem respondidas pelo autor ▪ Quando firmou o contrato de fiança? ▪ Qual era o prazo do contrato? ▪ Concordou expressamente com a prorrogação do contrato? ▪ Já notificou o locador de sua intenção? Como?

  9. 6 - Documentos O autor deve fornecer ao advogado cópia autenticada dos seguintes documentos: ▪ Documento de identidade (RG, CPF, Certidão de Casamento); ▪ Contrato ou estatuto social (pessoas jurídicas); ▪ Contrato de locação; ▪ Comprovante de notificação do locador.

  10. 7 - Provas Para obter a declaração judicial da extinção da obrigação firmada em contrato de fiança, o fiador deve demonstrar que o contrato foi firmado sem prazo certo ou que o prazo já se esgotou, estando a viger por prazo indeterminado por força da lei. Para tanto, basta a juntada da cópia do contrato de fiança. Este tem natureza solene e por esta razão só pode ser firmado por escrito (art. 819, CC). Também deve ser juntado o demonstrativo da notificação feita ao credor.

  11. 8 – Valor da causa A princípio, à Ação Declaratória de Extinção de Fiança deve ser atribuído o valor do contrato, conforme determina o Art. 259, V, CPC. Entretanto, por se tratar de contrato que envolve obrigações periódicas, a exemplo da locação, o valor da causa deve ser equivalente a 12 vezes o valor de uma prestação (Art. 260, CPC)

  12. 9 - Despesas Não constando na petição inicial requerimento de justiça gratuita, o autor, antes de ajuizar a ação, deve proceder ao recolhimento das custas processuaisque de regra, envolvem a taxa judiciária, o valor devido pela juntada do mandato judicial e as despesas com diligências do Oficial de Justiça. Na Paraíba o valor das custas processuais para uma ação declaratória é de 10 UFR. Em junho o valor da UFR é de R$ 31,94.

More Related