1 / 32

Fiscal - Regra de imposto

Fiscal - Regra de imposto. Objetivo. Regra de imposto é o registro de uma combinação de impostos que será vinculada aos produtos que possuírem os tributos informados na mesma. Vincular às regras de imposto aos produtos é obrigatório para a emissão de notas fiscais eletrônicas.

rangle
Download Presentation

Fiscal - Regra de imposto

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Fiscal - Regra de imposto

  2. Objetivo Regra de imposto é o registro de uma combinação de impostos que será vinculada aos produtos que possuírem os tributos informados na mesma. Vincular às regras de imposto aos produtos é obrigatório para a emissão de notas fiscais eletrônicas. Para realizar esse procedimento no sistema é necessário cadastrar o tipo de regra de imposto, cadastrar a regra de imposto e vincular aos produtos que serão comercializados. O texto explica o que é uma regra de imposto, como cadastrar o tipo e a regra de imposto e como atribuir a regra cadastrada a um produto do estabelecimento.

  3. Regra de imposto A regra de imposto de um produto refere-se ao cadastro dos códigos fiscais referentes à taxa tributária, o CST ou CSOSN, à situação tributária de PIS e COFINS, IPI, IVA, entre outros. Para obter mais informações sobre os códigos fiscais, leia o texto Legislação e Obrigações fiscais do módulo 2 do curso, acesse sites com informações ou consulte o seu contador para maiores esclarecimentos. É importante ressaltar que produtos distintos podem ou não possuir a mesma regra de imposto. Os produtos que possuem o mesmo NCM possuem a mesma regra de imposto.

  4. Tipo de regra de imposto O tipo de regra de imposto é um nome escolhido para representar a regra. Para facilitar essa nomenclatura é sugerido que o nome seja detalhado. Exemplos de tipos de regras de impostos a serem cadastradas para postos de combustíveis: CST =060 ,FF, PIS\COFINS(01,50)TRIBUTADOS CST=060 ,FF, PIS\COFINS(04,73)MONOFASICOS CST=000 ,18%,PIS\COFINS(01,50)TRIBUTADOS CST=000 ,18%,PIS\COFINS(04,73)MONOFASICOS CST=040,ISENTO,PIS\COFINS(01,50)TRIBUTADOS CST=060 ,FF, PIS\COFINS(05,75)CIGARROS CST=060 ,FF, PIS\COFINS(06\73)ALIQ. ZERO

  5. Tipo de regra de imposto Para cadastrar o tipo de regra de imposto no sistema: • Abra o módulo Fiscal.

  6. Tipo de regra de imposto • Clique sobre o menu Impostos e clique para abrir a tela Cadastro de Tipo de Regra de Imposto.

  7. Tipo de regra de imposto • No campo descrição informe o nome da regra de imposto. • Clique sobre o botão Gravar.

  8. Tipo de regra de imposto • Será exibida uma mensagem que o tipo de regra foi cadastrado com sucesso. Clique sobre o botão OK para confirmar o cadastro.

  9. Cadastro da regra de imposto • Abra o módulo Fiscal, menu Impostos e clique para abrir a tela Cadastro de Regra de Imposto.

  10. Cadastro da regra de imposto A tela Cadastro de Regra de Imposto deverá será ser preenchida com as informações fiscais que serão atribuídas ao tipo de regra de imposto. As regras informadas serão vinculadas aos produtos comercializados no estabelecimento. • Informe os campos com asterisco, pois são obrigatórios. Informe também os dados que são importantes para o tipo de regra de imposto.

  11. Cadastro da regra de imposto • Informe o tipo de regra de imposto (deve estar previamente cadastrado).

  12. Cadastro da regra de imposto • Informe a UF Origem e UF Destino, ou seja, o estado de origem do estabelecimento e o estado do destinatário da mercadoria. É importante lembrar que caso altere o estado de origem ou destino haverá alterações nas informações, principalmente nos dados de ICMS e IPI.

  13. Cadastro da regra de imposto - ICMS • Na aba ICMS, selecione o CFOP Saída dos produtos que serão vinculados à regra de imposto.

  14. Cadastro da regra de imposto - ICMS • Selecione o CSOSN / CST de saída que será vinculada à regra.

  15. Cadastro da regra de imposto - ICMS • Caso a regra de imposto seja referente à produtos tributados informe a base de cálculo e a alíquota de ICMS que será vinculado aos produtos da regra.

  16. Cadastro da regra de imposto - ICMS • Os campos Nota de Entrada (CST Entrada e CFOP Entrada) devem ser informados na regra de imposto para que estes dados sejam importados de forma automática ao registrar a entrada de produtos.

  17. Cadastro da regra de imposto - ICMS • Pressione o botão Adicionar.

  18. Cadastro da regra de imposto - IPI Caso necessário preencher os campos da aba IPI: • Pode-se informar a classe de enquadramento, cód. Enquadramento, situação tributária de entrada e saída do IPI, Alíquotas de IPI para entrada e saída de mercadorias, DAR/ST e valor por unidade. • Além disso, se necessário marque as opções IPI Zerado NF-e e Sempre Calcular IPI na Base de ICMS.

  19. Regra de imposto – PIS/COFINS • Na aba PIS/COFINS pode-se informar a situação tributária e as alíquotas dos impostos de PIS e de COFINS para notas fiscais de entrada e saída. • Este procedimento é obrigatório para empresas de Lucro Real e Presumido.

  20. Regra de imposto – PIS/COFINS Informe a situação tributária de PIS para notas de saída. Automaticamente a mesma situação será preenchida para as situação tributária de saída do COFINS. Em alguns casos as alíquotas e base de cálculo de PIS e COFINS são preenchidas de forma automática.

  21. Regra de imposto – PIS/COFINS • Preencha a alíquota e a base de cálculo do PIS para notas de saída se necessário.

  22. Regra de imposto – PIS/COFINS Informe a situação tributária de PIS para notas de entrada. Automaticamente a mesma situação será preenchida para as situação tributária de entrada do COFINS.

  23. Regra de imposto – PIS/COFINS Informe a base de cálculo e a alíquota de PIS para notas de entrada se necessário. Para empresas enquadradas no Lucro Presumido não é necessário informar a situação e alíquotas de entrada.

  24. Regra de imposto – PIS/COFINS As mesmas situações tributárias devem ser informadas para o imposto COFINS, exceto as o valor das alíquotas.

  25. Regra de imposto – ISSQN • Caso necessário, selecione a tributação de ISSQN (Imposto sobre serviços de qualquer natureza).

  26. Cadastro da regra de imposto • Pressione o botão é Gravar. • Será exibida uma mensagem confirmando a gravação do cadastro. Clique no botão OK para confirmar o cadastro.

  27. Vincular um produto com a sua regra de imposto • Abra a tela Cadastro de Produto: Módulo Compras > menu Estoque > submenu Produto > Tela Cadastro de Produto.

  28. Vincular um produto com a sua regra de imposto Para informar os impostos para um produto já cadastrado: • Na tela cadastro de produto informe o código ou parte do nome do produto no campo código. Selecione o produto. Pressione o botão Alterar.

  29. Vincular um produto com a sua regra de imposto • Na aba NF- Impostos, selecione a empresa e no campo Regra selecione a regra de imposto que já está cadastrada e pode ser vinculada ao produto.

  30. Vincular um produto com a sua regra de imposto • Pressione o botão Gravar.

  31. Vincular um produto com a sua regra de imposto • Para vincular um produto novo a uma regra de imposto, basta acessar a tela Cadastro de Produto e preencher todos os campos mencionados no presente texto e no texto sobre cadastro de produto.

  32. Dúvidas?Acesse o site www.jnmoura.com.bre conecte-se ao suporte on-line.

More Related