1ª constatação: ausência de produção científica/acadêmica e bibliografia (metodológica).
Download
1 / 30

Boxe - PowerPoint PPT Presentation


  • 155 Views
  • Uploaded on

1ª constatação: ausência de produção científica/acadêmica e bibliografia (metodológica). 2ª constatação: apenas três cursos de formação de professores em Educação Física contemplam a cultura corporal – luta. O boxe está inserido no plano de todas as disciplinas. Boxe.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' Boxe' - raina


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

1ª constatação: ausência de produção científica/acadêmica e bibliografia (metodológica).

2ª constatação: apenas três cursos de formação de professores em Educação Física contemplam a cultura corporal – luta. O boxe está inserido no plano de todas as disciplinas.

Boxe


Hist rico

O uso dos punhos como arma em brigas de rua deve remontar aos primórdios da Humanidade, os mais antigos documentos evidenciando a prática de pugilismo como esporte tem entre 4 000 a 5 000 anos, e foram encontrados na Suméria ( civilização que desenvolveu-se na região do atual Iraq ) e Egito

Histórico


Seu surgimento tamb m remota a gr cia nos jogos pan hel nicos 776 a c chamava se por m pugilato

Seu surgimento também remota a Grécia, nos jogos Pan-helênicos (776 a.C.). Chamava-se porém, pugilato.

Histórico


Hist rico1

Percebemos ao longo da história dos povos inúmeros estilos de pugilismo: o dos sumérios e babilônios, o egípcio, o grego, o romano, o francês, o chinês, vários tipos de boxe indianos e o inglês.

Um fator interessante para analisar nesse processo histórico é o envolvimento da luta com as apostas. Isso gerava uma série de conseqüências, como constantes tumultos antes, durante e após a luta e em alguns casos, intervenção policial, inclusive com prisões.

Histórico


Hist rico2

Em 1750, o Duque de Cumberland perdeu uma aposta de 10 000 libras esterlinas e suspeitando que tivesse sido vítima de uma "marmelada", solicitou ao parlamento britânico que fechasse todas as academias e locais de lutas de boxe e tornasse sua prática proibida.

Essas medidas fizeram o boxe inglês mergulhar na clandestinidade por quase quarenta anos, sendo que por muito pouco não desapareceu definitivamente.

Histórico


Soco ingl s
Soco Inglês libras esterlinas e suspeitando que tivesse sido vítima de uma "marmelada", solicitou ao parlamento britânico que fechasse todas as academias e locais de lutas de boxe e tornasse sua prática proibida.


Golpes

O boxe é uma luta de contato, que apesar de todos os cuidados e precauções se caracteriza pela violência.

Todavia, quanto mais a técnica e a pedagogização é desenvolvida, essa manifestação da cultura corporal torna-se um ótimo instrumento educacional.

Golpes


Golpes1

Frente a outras lutas o boxe tem um número bastante reduzido de golpes:

Jab: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear.

Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte.

Cruzado Cross: Tão potente quanto o Direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário.

Golpes


Golpes2

Upper reduzido de golpes:: Desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.

Hook ou gancho (em português): Golpe desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente, dificultanto a defesa do oponente. O Hook termina seu movimento com o braço flexionado.

Golpes


Boxe no brasil

No início do sec. XX, a prática desportiva era quase totalmente desconhecida no Brasil.

Os raros esportistas limitavam-se a membros das comunidades de emigrantes alemães e italianos, no Rio Grande do Sul e em Sao Paulo.

Boxe no Brasil


Boxe no brasil1

No final do sec. XIX e início do XX, lutar era sempre associado a coisa de capoeiristas e, então, à marginalidade. Esse preconceito era especialmente forte entre os membros da elite dirigente do país.

As primeiras exibições de boxe em solo brasileiro ocorreram naquela época e só reforçaram esse preconceito: foram feitas por marinheiros europeus, que tinham aportado em Santos e no Rio de Janeiro, e naquela época os marinheiros eram recrutados das classes mais humildes.

Boxe no Brasil


Boxe no brasil2

Em 1913, travou-se a mais antiga luta de boxe em território brasileiro que ficou documentada.

Tratava-se apenas de uma luta de exibição - ou de desafio, não se tem certeza pois os testemunhos da época divergem nesse detalhe - em São Paulo, entre um pequeno ex-boxeador profissional que fazia parte de uma companhia de ópera francesa e o atleta Luis Sucupira, conhecido como o Apolo Brasileiro em razão de seu físico avantajado.

Boxe no Brasil


A institucionaliza o e a esportiviza o

A estória da esportivização do boxe se assemelha um pouco a da capoeira. Ele passa por um processo de desenvolvimento na rua, de perseguição, discriminação e proibição.

A institucionalização e a esportivização

A real divulgação iniciou apenas em 1919, com Goes Neto, um marinheiro carioca que ao retornar da Europa fez várias exibições no Rio de Janeiro. Um sobrinho do Presidente da República, Rodrigues Alves, se apaixonou pela nobre arte e seu apoio facilitou a difusão do boxe.


A institucionaliza o e a esportiviza o1

No início da década de 20 começaram a surgir academias e logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

Em 1923, no Rio de Janeiro, foi criada a primeira academia de boxe no Brasil: Brasil Boxing Club.

Em 1924, um pugilista chamado Ditão, após levar uma surra de seu adversário teve um derrame cerebral que quase o levou a morte. Depois disso o boxe foi proibido, porém não muito tempo.

A institucionalização e a esportivização


Categorias Amador: logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

Mosca ligeiro – 48kg

Mosca – 51kg

Galo – 54kg

Pena – 57kg

Leve – 60kg

Meio Médio Ligeiro – 64 kg

Meio Médio – 69kg

Médio – 75kg

Meio pesado – 81kg

Pesado – 91kg

Super Pesado - + 91

  • Categorias Profissional:

  • Palha - 47,627 Kg.

  • Mosca-Ligeiro - 48,988 Kg.

  • Mosca - 50,802 Kg.

  • Super-Mosca - 52,163 Kg.

  • Galo - 53,524 Kg.

  • Super-Galo - 55,338 Kg.

  • Pena - 57,153 Kg.

  • Super-Pena - 58,967 Kg.

  • Leve - 61,235 Kg.

  • M. M. Ligeiro - 63,503 Kg.

  • M. Médio - 66,678 Kg.

  • M. Ligeiro - 69,853 Kg.

  • Médio - 72,575 Kg.

  • Super Médio - 76,364 Kg.

  • Meio Pesado - 79,379 Kg.

  • Cruzador - 90,719 Kg.

  • Pesado - + 90,719 kg.


A institucionaliza o e a esportiviza o2

Knock Out: logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

Se caracteriza pela incapacidade de um dos lutadores continuar o combate. Não necessariamente o lutador precisa estar no chão. Se tiver muito ferido ou visivelmente atordoado o juiz pode interromper a luta.

Sparring:

Pugilista que auxilia o companheiro no treino.

A institucionalização e a esportivização


A institucionaliza o e a esportiviza o3
A institucionalização e a esportivização logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.


Luvas para treino

Luvas para treino: logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

Materiais


Luvas para sombra e lutas

Luvas para sombra e lutas: logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

Materiais


Vestimenta

Vestimenta: logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

Materiais


Protetores

Protetores: logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

Materiais


Dom nio da t cnica

Domínio da Técnica: logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

Materiais


Treinos
Treinos logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.


Treinos1
Treinos logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.


Treinos2
Treinos logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.


Treinos3
Treinos logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.


Der jofre

Éder Jofre logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

Personalidades


Muhammad ali

Muhammad Ali logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

Personalidades

George Foreman


Evander holyfield

Evander Holyfield logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

Personalidades

Mike Tyson


J lio c sar ch vez

Júlio César Chávez logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

Personalidades

Arcelino Popó de Freitas