1 / 12

Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica

Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica. Uma Escola do Tamanho do Brasil.

phuoc
Download Presentation

Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ministério da EducaçãoSecretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil

  2. Missão Qualificar a educação básica como direito social, promovendo, em articulação com os sistemas de ensino e com os movimentos sociais organizados, a democratização da gestão, a democratização do acesso e a garantia da permanência de crianças, jovens e adultos nas escolas brasileiras.

  3. Desafios amplos Promover a construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação, responsável por institucionalizar o esforço organizado, autônomo e permanente do estado e da sociedade. Traduzir, no conjunto das ações da Secretaria, as diretrizes democratização do acesso e garantia de permanência, democratização da gestão, financiamento e qualidade social da educação. Implementar políticas de valorização de professores e profissionais da educação.

  4. Desafios específicos 1.     Democratização do acesso e garantia de permanência de crianças, adolescentes, jovens e adultos nas escolas brasileiras. ·Ampliar o atendimento em todos os níveis da educação básica, estabelecendo diálogo com estados, municípios, sociedade civil organizada e demais setores sociais; ·        Vincular o acesso e a permanência não somente à ampliação da rede física, mas também à consolidação de alternativas de sustentabilidade: políticas de transporte, de material escolar e de merenda; programas de renda mínima; outras ações destinadas à geração de emprego e renda; ·        Criar condições para a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, garantindo o ingresso de crianças de seis anos nesse nível de ensino.

  5. Desafios específicos 2. Qualidade social da educação Criar canais institucionais capazes de: ·        Conduzir os sistemas de ensino à reflexão sobre o papel social da escola na construção e apropriação coletiva do conhecimento, bem como à práticas voltadas à democratização do saber. ·        Orientar os sistemas no sentido de garantir aos profissionais da educação formação inicial e continuada, plano de carreira, salários e condições de trabalho dignos. ·        Conduzir os sistemas de ensino à reflexão sobre a necessidade dos currículos escolares contemplarem os "conteúdos do social": questões relativas à terra, à sustentabilidade ambiental, à empregabilidade e à qualidade de vida.

  6. Desafios específicos 3.     Democratização da gestão: ·Estimular os sistemas de ensino ao entendimento da participação como um mecanismo gestor da qualidade social da educação, incentivando-os à criação de canais coletivos de formulação, de gestão e de fiscalização das políticas educacionais. ·        Subsidiar os sistemas de ensino com instrumentos que promovam o fortalecimento da gestão democrática, capacitando dirigentes, gestores, conselheiros e trabalhadores em educação. ·        Incentivar a organização da sociedade civil em relação à garantia do efetivo direito à educação e à consolidação de mecanismos de gestão democrática nas instituições escolares de todo o país.

  7. Ações por Nível e Modalidade 1. Educação infantil . Articulação dos dados relativos à oferta e à demanda; . Aumento de 116% per capita da merenda escolar; . Extensão do Programa Nacional de Alimentação Escolar a crianças de 0 a 3 anos; . Investimento na formação inicial para habilitar em nível médio professores leigos de creches e pré-escolas; . Promoção de programas de formação continuada; . Parcerias com Estados, Municípios, instituições e ONG’s.

  8. 2. Ensino Fundamental . Instituição da Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação com objetivo de ampliar a oferta de meios de formação continuada para o professor da educação infantil e do ensino fundamental. Esses centros são constituídos por universidades (14 federais, 3 estaduais e 3 comunitárias em 14 Estados da Federação) e instituições formadoras de professores atuando articuladamente com a rede pública de ensino; . Programa de Apoio Específico à Formação Continuada – cursos de formação continuada e produção de Material didático; . PROGRAMA FUNDESCOLA – concepção ampla de formação continuada de professores, inovação pedagógica e gestão democrática educacional por meio dos seguintes produtos: Gestar, Praler, Escola Ativa, PDE/PME, PES e PAPE; . Ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos – repousa no fundamento pedagógico de que se faz necessária uma mudança radical na estrutura e na cultura escolar legitimadora de um processo de exclusão, de seleção e de segregação social, tendo por finalidade permitir que todas as crianças de seis anos, sem distinção de classe social, sejam matriculadas na escola.

  9. 2. Ensino Fundamental (continuação) . Programa Nacional do Livro Didático; . Incentivo à Leitura – Programa Nacional Biblioteca da Escola, Literatura em Minha Casa (4ª e 8ª séries) e Palavra da Gente (Educação de Jovens e Adultos); . Correção do Fluxo Escolar. 3. Ensino Médio . Apoio técnico, financeiro e pedagógico para formação inicial e continuada de professores e produção de material didático.

  10. Políticas de Financiamento da Educação FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) . Criação e implantação do FUNDEB, em substituição ao FUNDEF, considerando todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; . Ampliação da base de cálculo dos recursos formadores do fundo; . Elevação da participação financeira da União; . Previsão de pelo menos 80% dos recursos do FUNDEB destinados à valorização dos profissionais da educação.

  11. Políticas Nacional Valorização dos Profissionais da Educação 1. Piso Salarial Profissional 2. Diretrizes Nacionais para Carreira Docente 3. Apoio à capacitação de servidores atuantes nas instituições de Educação Infantil e no Ensino Fundamental 4. Projeto de acesso a bens culturais, lazer e inclusão tecnológica Sistemas Estaduais de Avaliação da Educação Básica . A construção de um sistema nacional articulado à implementação de programas estaduais de avaliação do rendimento escolar, com garantia de qualidade das medidas de desempenho, participação de profissionais da educação, alcance universal e comparabilidade de resultados.

  12. Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação e Conselheiros do FUNDEF . Implantação do Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação. . A orientação e o apoio técnico a estados e municípios e outras pessoas interessadas são medidas de suma importância para a fiscalização e o bom uso dos recursos do FUNDEF; Acompanhamento e Monitoramento dos Sistemas de Ensino e Assistência Técnica

More Related