Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Componente Curricular : Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese PowerPoint Presentation
Download Presentation
Componente Curricular : Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese

Componente Curricular : Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese

133 Views Download Presentation
Download Presentation

Componente Curricular : Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SULDEJ-Departamento de Estudos Jurídicos POPULISMO Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor:Dejalma Cremonese Acadêmica do Curso de Direito: Sandra Regina Flores Campus Santa Rosa, Setembro/ 2007

  2. POPULISMO: Agregação Popular à Política Referência – Povo POVO: no sentido amplo, genérico, equivale à População e num sentido estrito, condiz com o conceito de Nação.

  3. POPULAÇÃO: representa a massa total dos indivíduos que vivem dentro dos limites territoriais de um país (nacionais e não nacionais). • NAÇÃO: Conjunto homogêneo de pessoas ligadas entre si por vínculos permanentes de sangue, idioma, religião, cultura e ideais.

  4. POPULISMO: Conceitos • fenômeno típico da América Latina, onde um líder se mostra como representante dos anseios populares e nacionais, colocando-se acima e como mediador das classes sociais, promovendo a intervenção do Estado na economia através de um nacionalismo econômico. É um fenômeno de manipulação das massas populares; • Não é uma doutrina precisa, mas uma síndrome; • Independe da condição social ou profissional do povo; .

  5. É uma forma de governo em que o governante utiliza de vários recursos para obter o apoio popular; • Utiliza linguagem simples e popular, faz propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos; • Toma medidas autoritárias, sendo ao mesmo tempo carismático.

  6. Getúlio Vargas- 1930-1945 Pai dos Pobres ou Mãe dos Ricos? Lázaro Cardenas México Juan D. Perón Argentina

  7. Sua popularidade entre as massas é atribuída à sua liderança carismática e ao empenho na aprovação de reformas trabalhistas que favoreceram ao operariado. Entretanto, alegam alguns, suas medidas apenas minaram com o poder dos sindicatos e de seus líderes, tornando-os dependentes do Estado.

  8. Promoveu manifestações e discursos populares- principalmente no Dia do Trabalho; • Não respeitou a liberdade de expressão e a democracia no país.

  9. É comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria.

  10. NACIONAL-POPULISMO • É uma ideologia de extrema-direita, de cunho Totalitário, fortemente inspirada no Nazismo e no Integralismo, e de características ufanistas, aplicadas ao Brasil. Seus símbolos são uma bandeira de cor verde copiada na dos integralistas, porém suas propostas são a transcrição para a realidade brasileira dos princípios do Partido Nazista. É uma ideologia do início do século 21, quase desconhecida e com pouquíssimos adeptos. Não há expectativa de crescimento do número de adeptos, não é seguida por nenhum partido político oficial e é muito pouco provável que um dia venha a ser.

  11. Curiosidade: Emblema do Nacional Populismo

  12. Bibliografia • CHATELET,F.;DUHAMEL,O.;PIESER,E. Dicionário de Obras Políticas. Editora Civilização Brasileira,1993. • BRUM, Argemiro J.: Democracia e Partidos Políticos no Brasil, Coleção Ciências Sociais. Editora UNIJUI-Ijuí, 1988. • PACHECO, Eliezer; BRESSAN,Suimar. Introdução à Teoria da Sociedade e Estado. Editora UNIJUI – Ijuí,,1986. • GREMAUD,A.;SAES de,F.;JÚNIOR,R. Formação Econômica do Brasil. Editora Atlas- São Paulo,1997. • http://pt.wikipedia.org/wiki/nacional-populismo 21/09/07- 20:39