1 / 75

Apresenta

paul
Download Presentation

Apresenta

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    2.

    4. 4

    5. 5

    6. 6

    7. 7

    10. 10

    11. 11

    12. 12 TRANSTORNO OU DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM APRENDIZAGEM: PROCESSO QUE SE REALIZA NO INTERIOR DO INDIVÍDUO E SE MANIFESTA POR UMA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELATIVAMENTE PERMANENTE

    13. 13 TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM CARACTERÍSTICAS: Atinge a criança em nível individual e orgânico. Termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de alterações manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso da leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas.

    14. 14

    15. 15

    16. 16 NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM A disfunção neurológica, ou seja, o desvio das funções do SNC que constituem os transtornos de aprendizagem, podem envolver: desenvolvimento irregular da habilidade mental, fatores hereditários, lesões específicas do cérebro, disfunções químicas, os quais resultam numa discrepância marcante entre a capacidade e a execução nas tarefas acadêmicas.

    17. 17 TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM ( DSM-IV) O DSM -IV (Manual Diagnóstico e Estatístico da Associação Psiquiátrica Americana - APA), considera os transtornos de aprendizagem como uma das categorias básicas dentro do conjunto dos transtornos que tem seu inicio e desenvolvimento na infância e o subdivide nas seguintes categorias: TRANSTORNO DA LEITURA TRANSTORNO DO CÁLCULO TRANSTORNO DA EXPRESSÃO ESCRITA

    18. 18 TRANSTORNO OU DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM DEFINIÇÃO “Os transtornos da aprendizagem são diagnosticados quando os resultados do indivíduo em testes padronizados e individualmente administrados de leitura, matemática ou expressão escrita estão substancialmente abaixo do esperado para sua idade, escolarização e nível de inteligência. Os problemas de aprendizagem interferem significativamente no rendimento escolar ou nas atividades da vida diária que exigem habilidades de leitura, matemática ou escrita”

    19. 19 CRITÉRIOS DIAGNóSTICOS PARA O TRANSTORNO DE LEITURA (DSM IV) O rendimento da leitura, medido por testes padronizados, administrados individualmente, de correção ou compreensão da leitura, está acentuadamente abaixo do nível esperado, considerando a idade cronológica, a inteligência medida e a escolaridade apropriada à idade do indivíduo A perturbação interfere significativamente no rendimento escolar ou atividades da vida diária que exigem habilidades de leitura Em presença de um déficit sensorial, as dificuldades de leitura excedem aquelas geralmente a este associadas.

    20. 20 CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS PARA TRANSTORNO DA MATEMÁTICA (DSM IV) A capacidade matemática, medida por testes padronizados, individualmente administrados, está acentuadamente abaixo do nível esperado, considerando a idade cronológica, a inteligência medida e a escolaridade apropriada à idade do indivíduo. A perturbação interfere significativamente no rendimento escolar ou atividades da vida diária que exigem habilidades em matemática. Em presença de um déficit sensorial, as dificuldades na capacidade matemática excedem aquelas geralmente a este associadas.

    21. 21 CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS PARA TRANSTORNO DA EXPRESSÃO ESCRITA (DSM IV)

    22. 22 OUTRAS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM Déficit de atenção Prejuízos das habilidades da linguagem, motora ou viso-espaciais Questões perceptuais Perturbações no comportamento social Dificuldade de aquisição de novas aprendizagens cognitivas...

    23. 23 Início do comportamento ou atraso sempre na infância e tem curso estável O transtorno está sempre ligado à maturação biológica do sistema nervoso central Há história familiar de transtornos similares Fatores genéticos têm importância na etiologia (conjunto de possíveis causas) em muitos casos.

    24. 24 PREVALÊNCIA DO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM Prevalência: de 4 a 5% na população escolar (Roush, 1995) Transtornos de Leitura: predominantes afetando cerca de 80% das crianças acometidas . Se a estas forem acrescidas as que apresentam TDAH chegamos a um valor de 11%.

    25. 25 DISTÚRBIOS NO DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÂO Educação Infantil: problemas na aprendizagem de números, alfabeto, dias da semana, etc; dificuldade em seguir rotinas. Ensino Fundamental: dificuldades em recordar fatos, dificuldade na memória imediata. conceitos matemáticos; problemas de organização; aquisição lenta de novas aptidões; soletração pobre Ensino Médio: problemas em estudar para as provas; dificuldades na memória de longo prazo  

    26. 26 PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO NA MEMÓRIA Educação Infantil: problemas em permanecer sentado quando necessário,com atividade paralela excessiva; falta de persistência nas tarefas. Ensino Fundamental: impulsividade, dificuldade em planificar; erros por desleixo; distração Ensino Médio: inconstante, difícil autocontrole,fraca capacidade para perceber detalhes, problemas de memória devido a fraca atenção; fadiga mental.

    27. 27 PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM Educação Infantil: problemas de articulação; aquisição lenta de vocabulário; falta de interesse em ouvir histórias. Ensino Fundamental: atraso na decodificação da leitura; dificuldades em seguir instruções; soletração pobre. Ensino Médio: compreensão pobre da leitura; pouca participação verbal na classe; problemas com palavras difíceis,dificuldade em argumentar; problemas na aprendizagem de línguas estrangeiras; expressão escrita fraca; problemas em resumir.

    28. 28 PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO NA MOTRICIDADE FINA Educação Infantil: problemas na aquisição de comportamentos de autonomia (ex. amarrar os cordões do tênis); relutância para desenhar Ensino Fundamental: instabilidade na preensão do lápis; problemas grafo-motores da escrita (forma da letra, pressão do traço, etc) Ensino Médio: manipulação inadequada do lápis; escrita ilegível, lenta ou inconsistente; relutância em escrever.

    29. 29 PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS FUNÇÕES Educação Infantil: problemas na aquisição da noção de direita ou esquerda (possível confusão viso-espacial); problemas nas interações sociais (aptidões sociais pobre) Ensino Fundamental: problemas com a noção de tempo (desorganização temporal seqüencial); domínio pobre de conceitos matemáticos. Ensino Médio: estratégias de aprendizagem fracas; desorganização no espaço e no tempo; rejeição por parte dos pares, domínio pobre de conceitos abstratos; problemas na planificação de tarefas; dificuldades na realização de exames e provas.

    30. 30 LEMBRETES As crianças com dificuldades de aprendizagem devem ser encorajadas a superarem seus problemas a partir de suas reais potencialidades; A profissional deve conhecer os pontos favoráveis da modalidade de aprendizagem para ajudar aos professores, aos pais e à criança, a superar suas dificuldades de aprendizagem; Ter em mente que mesmo nos grandes prejuízos na aprendizagem, há alguma área na qual a dificuldade é menor e esse é um dado que deve ser valorizado...

    31. 31 A importância maior do estudo dos Transtornos de Aprendizagem, reside no fato de que a escola é um lugar de transmissão de conhecimentos e valores e assim como a família e a sociedade, é um meio de transmissão da cultura e de formação da personalidade social dos indivíduos em desenvolvimento... ...a criança com dificuldade de aprendizagem tem acesso social limitado,sendo suas vivências comprometidas pelo insucesso” (Dr Francisco Assumpção, “Psiquiatria Infantil”, Ed. Manole)

    33. 33

    39. 39

    40. 40

    41. 41

    44. 44

    45. 45

    46. 46

    47. 47

    48. 48

    49. 49

    50. 50

    51. 51

    52. 52

    53. 53

    56. 56

    63. ALGUNS FATORES QUE INTERFEREM NA CAPACIDADE DE APRENDER Genético, biológico e psicológico, Escola, a família, os aspectos sócio-culturais, O valor que se dá ao conhecimento em determinado momento da vida da criança e em cada sociedade, o que também interfere muito na aquisição da aprendizagem da criança, Método adotado pela escola, pode prejudicar não só a avaliação dos problemas de aprendizagem como ainda evidenciá-los de forma exagerada e não lhes dar continência e encaminhamento adequado.

    64. FRACASSO ESCOLAR, PSICOPEDAGOGIA E AFETIVIDADE

    65. 65

    66. 66

    67. 67

    68.

    69. TRABALHO COM A CRIANÇA Recompensar o bom comportamento e desempenho, elogiando e encorajando a transposição de limites; Estabelecer limites devagar e firmemente, mas nunca usando de punição ou de reprimendas para evitar frustração, o medo ou a baixa auto-estima; Trabalhar sempre a noção de tempo, espaço, seqüenciação, atenção.

    70. 70

    71. CONCLUINDO A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA... No âmbito educativo: Trabalha com objetivos educativos, atitudinais, e conceituais similares para todos os alunos; Mas as estratégias devem ser variadas e especializadas, coordenadas com as atuações no âmbito familiar e sócio-econômico;

    72. Ritmo de ensino aprendizagem: deve acompanhar o ritmo dos alunos, feitas as adaptações curriculares necessárias; Currículo: amplo e bem equilibrado, funcional, apropriado pra a idade mental, centrado não apenas na aquisição de habilidades mas também dirigido a proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos educandos.

    73. ...com pessoas com Transtornos de Aprendizagem apresenta características diferenciais em função do âmbito da intervenção: educativo, familiar e sócio-comunitário Deve-se partir das necessidades especiais e singulares do nível de desenvolvimento e etapa da vida de cada pessoa...

    74. 74

    75. 75 Obrigada pela sua atenção!

More Related