1 / 13

EXPERIÊNCIA DE ORAÇÃO TEMA: DONS CARISMÁTICOS

EXPERIÊNCIA DE ORAÇÃO TEMA: DONS CARISMÁTICOS.

omar
Download Presentation

EXPERIÊNCIA DE ORAÇÃO TEMA: DONS CARISMÁTICOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EXPERIÊNCIA DE ORAÇÃO TEMA: DONS CARISMÁTICOS O Espírito Santo é um Dom de Deus, concedido a toda criatura humana à medida da sua abertura e desejo de recebê-Lo. Depois de uma experiência com Ele não podemos permanecer aprisionados pelo pecado, pelas mentalidades mundanas que corrompem a consciência humana; dominados pelas paixões e mergulhados no egoísmo. “Ele impele-nos rumo aos outros, acende em nós o fogo do amor e torna-nos missionários da caridade de Deus”.(Bento XVI)

  2. EXPERIÊNCIA DE ORAÇÃO DONS CARISMÁTICOS -CARISMA( do grego Khárisma- graça, favor, beneficio/do Latim Charisma- presente, graça divina). Os carismas são dons do Espirito, concedido a alguém para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e, em particular, para a edificação da Igreja. CIC nº 2003 “ são, além disso, as graças especiais, também chamadas “charismas”, segundo o termo grego empregado por São Paulo e que significa favor, dom gratuito, beneficio. Qualquer que seja o caráter, por vezes extraordinário, como o dom dos Milagres ou das Línguas, os carismas estão ordenados para a graça santificante e têm por finalidade o bem comum da igreja.Estão ao serviço da caridade que edifica a Igreja”

  3. -Podemos dizer que carisma é a graça em ação para bem da comunidade. • -É uma capacidade dada pelo Espirito Santo para nos tornar instrumento da vontade de Deus.os carismas são instrumentos de trabalho dos operários do Senhor. • Estão ordenados a manifestar a presença e o poder de Deus na vida da comunidade e a animar seu apostolado. • Não são sinais de santidade pessoal, embora os santos estejam mais abertos aos carismas. • Atuam através e sobre a capacidade humana, superando-a- “A graça supõe a natureza”.

  4. Condições para servir a Deus: Desejo sincero de servi-lo Aceitação dos dons Fé incondicional no poder de Deus Humildade (reconhecimento do nada) Amor entranhado

  5. Lumen Gentium nº 12: “ Além disso,estes mesmo Espirito Santo não só santifica e conduz o Povo de Deus por meio dos sacramentos e ministérios e o adorna com virtudes, mas “distribuindo a cada um os seus dons como lhe apraz” (Icor 12,11), distribui também graças especiais entre os fiéis de todas as classes, as quais os tornam aptos e dispostos a tomar diversas obras e encargos, proveitosos: “ a cada qual se concede a manifestação do Espirito em ordem ao bem comum” (ICor 12,7 ). Estes Carismas, quer sejam os mais elevados, quer também os mais simples e comuns, devem ser recebidos com ação de graças e consolação, por serem muito acomodados e úteis ás necessidades da igreja. Não se devem, porém,pedir temerariamente, os dons extraordinários nem deles se deve esperar com preseunção os frutos das obras apostólicas.

  6. JOÃO PAULO II Gosto de lembrar, no transcurso deste ano jubilar, o que afirmava na encíclica dedicada ao Espírito Santo: "O grande Jubileu do ano dos mil contém, portanto, uma mensagem de libertação por obra do Espírito, que é o único que pode ajudar as pessoas e as comunidades a libertar-se dos velhos e novos determinismos, guiando-os com a "lei do espírito que dá a vida em Cristo Jesus", descobrindo e realizando a plena dimensão da verdadeira liberdade do homem. Com efeito --como escreve São Paulo-- "onde está o Espírito do Senhor, ali está a liberdade"" (Dominum et vivificantem, n. 60). Ponhamo-nos, portanto, nas mãos da ação libertadora do Espírito, fazendo nossa a surpresa de Simeão o Novo Teólogo, que se dirige à terceira pessoa divina nestes termos": "Vejo a beleza de tua graça, contemplo seu fulgor e o reflexo de sua luz; me arrebata seu esplendor indescritível; sou empurrado fora de mim enquanto penso em mim mesmo; vejo como era e o que sou agora. Ó prodígio! Estou atento, cheio de respeito para mim mesmo, de reverência e de temor, como se estivesse diante de ti; não sei o que fazer porque a timidez me domina; não sei onde sentar-me, aonde aproximar-me, onde reclinar estes membros que são teus; em que obras ocupar estas surpreendentes maravilhas divinas" (Hinos II, 19-27; cf. Exortação apostólica pos-sinodal "Vita consecrata", n. 20).

  7. PODEMSO AGRUPAR OS DONS CARISMÁTICOS DA SEGUINTE FORMA: DONS RE REVELAÇÃO: Palavra de Ciência Palavra de Sabedoria Discernimento dos Espíritos DONS DE INSPIRAÇÃO:Dom da Profecia Dom das Línguas Dom da Interpretação das Línguas DONS DE PODER:Dom da Fé Dom de Cura Dom de Milagres

  8. PALAVRA DE CIÊNCIA – Jo 4, 17-19 (a Samaritana)-É a revelação divina de um fato ou situação ocorridos no passado ou que continuam acontecendo no presente, com o intuito de trazer á tona a ferida, a dor, a falta, a verdade, a fim de que haja a libertação da graça e do poder de Deus sobre a situação. É o diagnóstico divino acerca de determinada situação. • PALAVRA DE CIÊNCIA:- At 8,26-29 –É a revelação divina que nos mostra a melhor maneira de agir para que a vontade de Deus se cumpra e sejamos felizes. Dá-nos a direção, indica-nos o que fazer e como fazer para obtermos a melhor solução. É a orientação, o prognóstico divino. • - Atenção : não é adivinhação, previsão de futuro ou qualquer coisa do tipo

  9. 3) DISCERNIMENTO DOS ESPIRITOS: At 16,16-18 • Discernir significa distinguir, perceber claramente, ir fundo. Esse dom nos leva á percepção de qual espírito esta movendo uma situação, pessoa, inclusive a nós mesmos. Revela se é o Espirito Santo, o espírito humano ou o mal que está movendo a situação ou pessoa. É, portanto, o guardião de todos os carismas, na medida em que equilibra as ações e gera maturidade no exercício dos mesmos. Esclarece verdadeiramente a vontade de Deus para as situações. • 4) PROFECIA:- I Cor 14, 3.29-33 • -é a palavra divina em transmissão humana para o momento presente. É Deus falando aqui e agora para uma ação instantânea, com o intuito de consolar, exortar e edificar os homens. É , portanto, dirigida a uma pessoa, por exemplo, em sai oração pessoal; ou a uma assembléia, como costuma acontecer em nossos G. Orações.

  10. 7) FÉ- Mt 8 1-3 -Trata-se de uma fé expectante, ou seja, aquela que leva á confiança e entrega total a Deus. Difere, portanto, da Virtude Teologal da Fé, que significa crer nas verdades reveladas por Deus; difere, ainda, da fé confiante, isto é aquela que cresce na medida em que vou conhecendo mais a Deus. É a certeza daquilo que ainda não vejo, a certeza da atuação do poder divino.

  11. 7) CURA – 1ts 5,23 • É a manifestação do poder e da glória de Deus para restaurar a saúde do homem total. Deus quer o homem sarado, tal qual fora criado. • O pecado, as circunstâncias da vida, os erros de relacionamento, a falta de perdão, o descuido com a saúde, etc, vão desfigurando em nós a imagem e semelhgança para com Deus. • Pelo dom carismático da Cura, Deus, usando de misericórdia para conosco, vem nos restaurar, a partir da oração de seus servos que, com amor, impõem as mãos sobre aquele irmão que Deus quer que seja curado interior ou fisicamente.

  12. 8) MILAGRE – Jo 2,3-II; At 3,1-9 • “O impossível Ele pode realizar”. • É a intervenção sobrenatural e inexplicavel de Deus em determinada situação, ou seja, algo que seria impossível de acontecer torna-se realidade pela atuação do poder divino. Significa , portanto, a mudança da ordem natural, a partir da oração confiante de um ou mais de seus servos que, com caridade, pedem a intervenção de Deus sobre determinado fato ou situação de resolução impossível, e isso ocorre.

  13. DINÂMICA: CENÁCULO DE PARTILHA: Partilhar sobre os Dons Carismáticos e orar por cada um pedindo os carismas.

More Related