1 / 10

MULTIMIDIA

MULTIMIDIA. A REAÇÃO DAS ELITES PAULISTAS. Os Protagonistas e seus Propósitos. Liderança : FUP (Frente Única Paulista), criada no inicio de 1932, reunia os Partidos da elite empresarial e da alta classe média:. PRP e PD. Apóiam a FUP :

odin
Download Presentation

MULTIMIDIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MULTIMIDIA

  2. A REAÇÃO DAS ELITES PAULISTAS

  3. Os Protagonistas e seus Propósitos Liderança: FUP (Frente Única Paulista), criada no inicio de 1932, reunia os Partidosda elite empresarial e da alta classe média: PRP e PD • Apóiam a FUP: • - FIESP e a grande imprensa: Jornal OESP, Rádio Record... FUP defende Oficialmente: Nova Constituição Autonomiade S. Paulo Retirada do interventor militar Objetivo da FUP: Derrubar Vargas e retomar o poder

  4. As Reações do Governo Vargas  Para neutralizar as reivindicações das elites paulistas Getúlio anuncia medidas conciliadoras: Março: Nomeia o paulista Pedro de Toledo, como interventor federal Maio: Marca, para maio de 1933, eleições para uma Assembléia Constituinte A FUP e seus aliados, no entanto... ignoram os atos de Vargas e partem para a ação.

  5. PROPAGANDA Manipulação dos sentimentos populares: Campanha de ódio a Getúlio Vargas: “ditador”, “assassino” “despreza os paulistas” Glorificação dos paulistas: “pioneiro”, “desbravador”, “guerreiro”

  6. Agitação Política - FUP e aliados promovem campanhas e manifestações de rua - Comícios Doação de Sangue. - A classe média adere e comparece maciçamente Doação de Ouro Batalhões Voluntários

  7. Ação Armada No dia 9 de julho, rebeldes do Exército e Força Pública iniciam levante. Junto com Voluntários formam uma força de 40.000 homens que avança pelo Vale doParaíba. O AVANÇO DUROU POUCAS SEMANAS: A RENDIÇÃO ACONTECE EM 2 DE OUTUBRO DE 1932.  Falta de equipamento militar Despreparo das tropas Superioridade dos governistas: 300.000 E MAIS... A contra-propaganda do governo: “Os líderes paulistas querem chegar ao separatismo.”

  8. Os Vitoriosos Reforça sua imagem de LIBERAL e DEMOCRATA. Getúlio Vargas Confirma eleições para Constituinte em maio de1933 Instala a Assembléia Constituinte em novembro de 1933 Assina e jura a Constituição, em julho de 1934 Fica mais forte ainda ao ser eleito Presidente da República pela Assembléia Constituinte, para um mandato de 4 anos Elites paulistas A partir de 1933, políticos do PD aderem ao governo Vargas

  9. Os Derrotados OS TENENTES O reformismo dos Tenentes incomodava. Getúlio os tolerava. Agora, fortalecido, Vargas os afasta do governo. O POVO PAULISTA Para a classe média, e os operáriosque aderiram sobrou apenas... - Assistir às elites se acertarem com Vargas; - Fugir dos saques e assassinatos das tropas do governo; - Enterrar os mortos e cuidar dos feridos. MANIFESTO DE COMBATENTES 9/7/1933 “Nós somos aqueles que hoje estão convencidos do embuste e mistificações a que fomos atirados pelos manobradores da política profissional, promovedores de revoluções com o intuito de reconquista do poder político.”

  10. FIM

More Related