1 / 10

Concavidade

Concavidade. Profª Ana Cristina Corrêa Munaretto Licenciada em Matemática Especialista em Expressão Gráfica no Ensino Mestre em Matemática Aplicada. Revisando pontos extremos. Concavidade. O gráfico da função

nyla
Download Presentation

Concavidade

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Concavidade Profª Ana Cristina Corrêa Munaretto Licenciada em Matemática Especialista em Expressão Gráfica no Ensino Mestre em Matemática Aplicada

  2. Revisando pontos extremos

  3. Concavidade O gráfico da função é côncavo para baixo no intervalo (-,0) e côncava para cima no intervalo (0, ).

  4. Concavidade Como determinar a concavidade do gráfico de uma função? Observe o crescimento e o decrescimento da derivada da função f:

  5. Concavidade Observe que no intervalo (-, 0), a derivada y’ decresce e o gráfico é côncavo para baixo. Já no intervalo (0, ), a derivada y’ cresce e o gráfico é côncavo para cima.

  6. Concavidade Portanto, para determinar a concavidade do gráfico de f, precisamos verificar onde a função f’ é crescente e onde ela é decrescente, ou seja, precisamos verificar onde a derivada de f’ é positiva e onde a derivada de f’ é negativa. Mas, a derivada de f’ é a função f’’, logo, para saber a concavidade da função f, precisamos estudar o sinal da função f’’.

  7. Concavidade • Teorema: Seja f duas vezes diferenciável em um intervalo aberto I. • Se f”>0 em I, então f tem a concavidade para cima em I. • Se f”<0 em I, então f tem a concavidade para baixo em I.

  8. Ponto de inflexão • Um ponto onde o gráfico de uma função possui uma reta tangente e onde há mudança de concavidade é um ponto de inflexão. Ponto de inflexão

  9. A forma de um gráfico f(0)=10 f(2)=-6 f(3)=-17

  10. Teste da Segunda derivada para pontos extremos • Seja f uma função tal que f’(x0) = 0 e tal que a segunda derivada de f exista em um intervalo aberto contendo x0. • Se f ’’(x0) > 0, então f tem um mínimo relativo em ( x0, f(x0)). • Se f ’’(x0) < 0, então f tem um máximo relativo em ( x0, f(x0)). • Se f ’’(x0) = 0, o teste falha. Neste caso, podemos usar o Teste da Primeira Derivada.

More Related