1 / 12

CURSO DE ESCALADA EM ÁRVORES

CURSO DE ESCALADA EM ÁRVORES. Nós.

nusa
Download Presentation

CURSO DE ESCALADA EM ÁRVORES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CURSO DE ESCALADA EM ÁRVORES

  2. Nós • Existem diversos tipos de nós, um para cada tipo de situação e objetivos diversos. Quanto mais perfeito (limpo) estiver o nó, mais fácil será sua reversão. Portanto, quando fizer um nó toda atenção se faz necessária, e saiba principalmente qual será sua aplicação devida. Cuidados: • -Não confie apenas na aparência do nó, teste antes de usá-lo;-Analise o diâmetro do local de aplicação do nó e da corda, cordim ou fita;-Uma corda pode perder até 50% da sua resistência de acordo com o nó escolhido;-Desfaça o nó quando não for mais usá-lo;-Nunca deixe um nó em uma quina ou outros pontos que possam dobrá-lo;-Não permita que o nó deslize de seu local de aplicação;-Nó que corre causa atrito no local aplicado e na própria corda;-Não esgarce o nó;-Deixe sempre uma sobra de no mínimo dois dedos de corda nas pontas.

  3. VOLTA DO FIEL • Utilizado para prender o chicote (ponta) numa estaca.  • Se for aplicar numa árvore, só pode ser aplicado no chicote do cabo. Tente fazer um nó gigante. 

  4. NÓ EM OITO • Primeiro faz-se uma meia-volta e o chicote passa por baixo do seio. Depois passa por dentro da meia-volta pelo lado inverso da passagem pelo seio. • Usado para evitar que o cabo desfie ou para criar um pequeno caroço no cabo. É um nó pouco conhecido, mas com a mesma função do nó simples (tendo mais uma laçada) no entanto é de mais confiança.

  5. NÓ EM OITO DUPLO • As vezes, você quer dar um nó em oito que prenda alguma coisa fechada, a qual você não pode abrir para passar a corda, nesse caso, o nó em oito terá que ser feito em partes, é mais difícil mas com alguma prática você consegue. Uma coisa muito, mais muito importante mesmo, é SEMPRE, conferir este nó quando terminado (assim como todos os outros nós) pois, podemos nos enganar na hora de fazer a segunda parte do nó e seria deplorável descobrir isso em uma hora inapropriada. 

  6. NÓ DE PESCADOR • Um cabo passa por dentro da laçada do outro e faz uma laçada em torno daquele. Posteriormente puxam-se ambas as laçadas até se unirem. • Utilizado para unir dois cabos bem lisos, pode ser usado até em fio de nylon. Tem a desvantagem de ser difícil de desatá-lo. Mas afinal, é a sua qualidade.

  7. UIAA • O UIAA é o único método de segurança tradicional que proporciona atrito suficiente qualquer que seja o ângulo entre a corda que entra e a que sai. Daí advém sua maior vantagem: não requer nenhuma posição especial de travamento. Basta que o assegurador segure a corda para travá-la, não sendo necessário puxá-la para trás, como nos outros métodos.

  8. PRUSIK O nó do Prussik, como todos os nós blocantes, tem a característica de travar quando submetido a tensão, e correr quando frouxo. É o mais utilizado em subidas pela corda por ser fácil e rápido.

  9. NÓ DE FITA Esse nó é utilizado na união de fitas tubulares e cordinhas. É feito primeiramente em uma ponta e então seguido pela outra.

  10. Deslocamento vertical em árvores I (esporas). • A técnica de subida em árvores através de esporas foi inicialmente desenvolvida pelos arboristas Europeus e Norte Americanos. Essa técnica é bastante aplicável em árvores de grande porte e de tronco uniforme, como Araucárias e Eucaliptos.A Altiseg aprimorou e adaptou este sistema à realidade das árvores existentes no Brasil, a partir disso foi desenvolvido o Sistema Altiseg para subida em Árvores.O sistema consiste na utilização de um talabarte especial que envolve o tronco, funcionando como apoio para o trabalhador, deve ser usado em conjunto com o tirante salva-vidas que, no caso de queda, estrangula o tronco da árvore, impedindo que o escalador escorregue pelo mesmo. A ascensão é feita com uso de esporas, presas aos pés do trabalhador. A cada progressão no tronco, posiciona-se o talabarte mais acima, buscando alinhá-lo acima da cintura.Este sistema prevê a passagem de galhos, por isso o trabalhador deve levar consigo o tirante passa-galho. Havendo intersecções, ele deve ser posto na parte superior ao galho para que possa ser feita a desconexão do talabarte. Ao passar o galho, deve-se retomar a progressão com o uso do talabarte. Quanto mais alto se sobe, menor vai ficando o diâmetro do tronco. O talabarte Altiseg prevê essa situação, pois possui mais mosquetões em seu corpo para manter a fixação justa em menores diâmetros. O trabalhador deve levar consigo uma corda para poder descer da árvore por meio de rappel (procedimento recomendado).

  11. EQUIPAMENTOS ENVOLVIDOS • Cinto Telecom • Talabarte para escalada em árvores • Fita salva-vidas • Capacete focus • Bota de segurança • Tirante passa-galho • Macacão Altiseg • Luva • Par de esporas Altiseg

More Related