E N D
As modificações climáticas Entre 10 000 e 8000 a.C., modificações climáticas alteraram a fauna, a flora e o modo de vida do ser humano. Verificou-se o recuo dos gelos para as regiões polares, o clima tornou-se mais ameno, e apareceram plantas gramíneas, como o trigo e a cevada.
A Invenção da Agricultura Os seres humanos do período do Neolítico começaram a recolher o trigo e a cevada e observaram que a queda das suas sementes levava à sua germinação (crescimento). Os homens do Neolítico passaram então a cultivar estes produtos o que permitiu a invenção da agricultura.
A Domesticação dos primeiros animais No Neolítico construíram-se cercas e currais para não se deixar fugir os animais. Foi também neste período da História que se começaram a domesticar os primeiros animais, como o cão, o carneiro, a cabra, o porco e o boi.
A criação de gado Os animais fornecem ao homem do Neolítico leite, carne e bens de que necessita, tais como peles e lã. Alguns animais também vão ajudar nos trabalhos agrícolas.
O Crescente Fértil Foi no Crescente Fértil que importantes transformações ocorreram na vida dos homens: a domesticação de animais e a invenção da agricultura. O Homem passou de recolector a produtor.
Os Novos Instrumentos Com a agricultura e a pastorícia, inventaram-se novas técnicas e instrumentos. Apesar de se continuar a fabricar a maior parte dos instrumentos em pedra, a nova técnica, que consistia no seu polimento, tornou-os mais resistentes.
Cerâmica Moagem de cereais As novas técnicas No Neolítico surgiram novas técnicas: Cestaria Tecelagem
A Revolução Neolítica Estas transformações tão profundas na vida da Humanidade levam a que alguns historiadores considerem que existiu, neste período, uma revolução, designada por revolução neolítica.
A sedentarização A prática da agricultura e da pecuária exigiu que os seres humanos ficassem sempre no mesmo lugar para cuidarem das terras cultivadas e dos animais. Os seres humanos do Neolítico tornaram-se assim sedentários.
Economia de Produção A agricultura e a domesticação de animais levaram ao desenvolvimento de uma economia de produção (o homem produz os seus alimentos).
As casas: aldeamentos As habitações podiam ser circulares ou rectangulares, eram feitas de adobe (bloco de barro amassado com areia ou palha e seco ao sol) e o telhado era do mesmo material ou de colmo (palha entrelaçada). As casas possuíam uma ou mais divisões mas sempre com uma pequena lareira onde, certamente, cozinhavam os alimentos.
A DEUSA TERRA-MÃE Estatuetas femininas feitas geralmente em barro que simbolizavam a fertilidade e a feminilidade. A terra dava o alimento e a mulher gerava filhos (novas vidas). Por isso, a Deusa Terra- Mãe foi uma das principais divindades do Neolítico.
ANTAS OU DÓLMENES Monumentos funerários (locais de enterramento). Eram constituídos por três ou mais pedras verticais tapadas por uma laje.
Monumentos Megalíticos(feitos de enormes blocos de pedra) Menires- grandes pedras colocadas verticalmente na terra. Cromeleques- Se os menires aparecerem dispostos (colocados) em círculo chama-se ao monumento cromeleque. Estes monumentos estavam relacionados com o culto à Natureza e aos astros.
Autoria Professora Ana Sofia Fonseca Pinto FIM