1 / 9

AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO

AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO. ART. 103, PARAG. 2º DA CF. Introdução. Percepção de que não se desobedece a Constituição apenas ao editar normas inconstitucionais, mas também quando se deixa de regulamentá-la

noelle
Download Presentation

AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO ART. 103, PARAG. 2º DA CF

  2. Introdução Percepção de que não se desobedece a Constituição apenas ao editar normas inconstitucionais, mas também quando se deixa de regulamentá-la Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em trinta dias

  3. No caso de omissão legislativa, simplesmente o Congresso Nacional será comunicado da mora, sem a estipulação de qualquer prazo para a elaboração da indispensável norma infraconstitucional para o exercício do direito previsto na Constituição não auto-aplicável. O que se pretende é preencher as lacunas inconstitucionais, para que todas as normas constitucionais obtenham eficácia plena.

  4. OBSERVAÇÃO Na conduta negativa consiste a inconstitucionalidade. A CF determinou que o Poder Público tivesse uma conduta positiva, com a finalidade de garantir a aplicabilidade e eficácia da norma constitucional. O Poder Público omitiu-se, tendo, pois, uma conduta negativa. A incompatibilidade entre a conduta positiva exigida pela CF e a conduta negativa do Poder Público omisso configura-se na chamada inconstitucionalidade por omissão. (Alexandre de Moraes)

  5. A omissão pode ser total ou parcial Total ou absoluta: quando há falta de norma regulamentadora que possibilite o integral cumprimento do direito Parcial ou relativa: se a norma não permitir o integral cumprimento do direito previsto na CF.

  6. ADIn POR OMISSÃO E O MANDADO DE INJUNÇÃO Mandado de Injunção é uma ação prevista no art. 5º, LXXI: “conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania”.

  7. ADIn POR OMISSÃO E MI: SEMELHANÇAS Legitimados passivos: serão os responsáveis pela edição da norma regulamentadora Medidas liminares: de acordo com a jurisprudência do Supremo eram inadmissíveis em ambas as ações

  8. ADIn POR OMISSÃO E MI: DIFERENÇAS Legitimados Ativos: ADIn p/ omissão: Art. 103, CF MI: Apenas o titular do direito fundamental dependente de regulamentação Conceituação ADIn p/ omissão: Ação de controle abstrato MI: Remédio constitucional (writ)

  9. ADIn POR OMISSÃO E MI: DIFERENÇAS Objeto ADIn p/ omissão: Qualquer norma constitucional de eficácia limitada institutiva e de caráter impositivo; MI: Norma constitucional de eficácia limitada institutiva impositiva que trate de direito ou garantia fundamental Efeitos da decisão ADIn p/ omissão: erga omnes MI: inter partes

More Related