Formação Sala de Leitura e Filosofia - PowerPoint PPT Presentation

slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Formação Sala de Leitura e Filosofia PowerPoint Presentation
Download Presentation
Formação Sala de Leitura e Filosofia

play fullscreen
1 / 18
Formação Sala de Leitura e Filosofia
84 Views
Download Presentation
nissim-lambert
Download Presentation

Formação Sala de Leitura e Filosofia

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Formação Sala de Leitura e Filosofia Agenda: 1.Abertura 2 Objetivos 3 Desenvolvimento Reflexão vídeo Marcos legais 4. Intervalo 5. Diagnóstico da rede 6. Orientações para sala de leitura 7. Proposta de trabalho 8. Avaliação

  2. Objetivos: 1.Apresentar aos professores as diretrizes pedagógicas que vão fundamentar o trabalho da SME e da sala de leitura, em busca da melhoria da qualidade do ensino do nosso município; 2. Refletir sobre a formação do leitor a partir de uma análise atenta quanto ao: - acervo de literatura - organização - condição de funcionamento - práticas pedagógicas desenvolvidas 3. Sugerir atividades diversificadas que facilitam a aprendizagem dos alunos através da reflexão e da resolução de situações problemas.

  3. Desenvolvimento

  4. Vídeo

  5. Nossa meta... “Conceber a formação do leitor como um processo possível de ser desenvolvido em sala de aula e/ou no espaço da biblioteca, com um acervo diversificado, um ambiente organizado e uma programaçãode leitura animada, especialmente, com as imagens.” Biblioteca Escolar e práticas educativas O mediador em formação Renata Junqueira de Souza (org)

  6. Toda força à leitura Se não temos biblioteca, temos sala de leitura. Com determinação, através da leitura sistemática, a escola garantirá um dos principais direitos da infância: Aprender a ler.

  7. Sala de leitura e filosofia...Educação Infantil11. Práticas pedagógicas da Educação InfantilEixos do currículo...Garantir experiências de narrativas, de apreciação e interação com linguagem oral e escrita, convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;Princípios - Éticos, Políticos, Estéticos;Interações e Brincadeiras(DCN Educação Infantil)

  8. Sala de leitura...Ensino fundamentalCurrículoArt.30 – Inciso III§ 2º Considerando as características de desenvolvimento dos alunos, cabe aos professores adotar formas de trabalho que proporcionem maior mobilidade das crianças nas salas de aula e as levem a explorar mais intensamente as diferentes linguagens artísticas, acomeçar pela literatura, a utilizar materiais que ofereçam oportunidades de raciocinar, manuseando-os e explorando as suas características e propriedades.(DCN Ensino fundamental de 9 anos)

  9. Sala de leitura...EJA PARECER CNE/CEB 11/2000 - HOMOLOGADO (...) a Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas. Ser privado deste acesso é, de fato, a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na convivência social contemporânea.

  10. Formar leitores: desafio da sala de aula e da sala de leitura Diretriz Pedagógica 2013 Dados Estatísticos Planejamento T.D. “...seguindo o caminho para a eficiência , a eficácia e efetividade.” (Profa. Sandra Simões)

  11. Aspectos importantes: Qualidade do ensino Responsabilidade de todos Diagnóstico da rede Cultura da avaliação e autoavaliação

  12. É fundamental que se coloque no centro das práticas educacionais a leitura efetiva. Interpretação Leitura Motivação

  13. Diagnóstico da Sala de Leitura e Filosofia - Abril 2013

  14. Projeto Sala de Leitura e Filosofia 2013 Pronto! Agora é hora de ler!!!!

  15. Intervalo

  16. Proposta de trabalho: D5- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto etc) Atividade: Em dupla, localize no entorno da escola imagens que retratem um ambiente escolar de qualidade. Fotografe e monte um postal escrevendo/desenhando um pequeno texto.

  17. Avaliação “Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.” Soneto de Fidelidade Vinícius de Moraes