1 / 30

Era Varga s O Estado Novo

Era Varga s O Estado Novo. O Estado Novo Constituição de 1937 O Executivo é considerado "órgão supremo do Estado" e o presidente é a "autoridade suprema" do país. Os partidos políticos são extintos e instala-se o regime corporativista.

niel
Download Presentation

Era Varga s O Estado Novo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Era Vargas O Estado Novo

  2. O Estado Novo Constituição de 1937 O Executivo é considerado "órgão supremo do Estado" e o presidente é a "autoridade suprema" do país. Os partidos políticos são extintos e instala-se o regime corporativista. A "polaca" institui a pena de morte e o estado de emergência, suspender as imunidades parlamentares, invadir domicílios, prender e exilar opositores.

  3. Características do governo: O poder é centralizado no Executivo e cresce a ação intervencionista do Estado. As Forças Armadas passam a controlar as forças públicas estaduais, apoiadas pela polícia política de Filinto Müller. Prisões arbitrárias, tortura e assassinato de presos políticos e deportação de estrangeiros são constantes.

  4. O Estado Novo é apoiado: Pelas classes médias. Por amplos setores das burguesias agrária e industrial. Rapidamente Vargas amplia suas bases populares recorrendo à repressão e cooptação dos trabalhadores urbanos. Sua principal sustentação, porém, são as Forças Armadas. Trabalhadores homenageiam Vargas na Esplanada do Castelo, 1940.

  5. Criação de prêmio para o operário-padrão.

  6. REALIZAÇÕES DO PERÍODO A Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT, em 1943. A Carteira Profissional. Criou a companhia Siderúrgica Nacional (1940).

  7. A Vale do Rio Doce (1942). Em 1938 criou o IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e estatística).

  8. CHESF – Companhia Hidrelétrica do São Francisco (1945).

  9. Criou a  Justiça do Trabalho (1939). Contracapa da carteira de trabalho, 1943.

  10. Controle e repressão Em 1938, Vargas cria o Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp), encarregado de unificar e racionalizar o aparelho burocrático e organizar concursos para recrutar novos funcionários.

  11. Em 1939 é criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), responsável pela censura aos meios de comunicação, pela propaganda do governo e pela produção do programa Hora do Brasil. Capa de 'Getúlio Vargas, o amigo das crianças', publicado pelo DIP.

  12. REVOLTA INTEGRALISTA Os integralistas X Vargas. Associação Brasileira de Cultura e passam a conspirar contra o ditador. Tentam um primeiro golpe em março de 1938, mas são prontamente reprimidos. Dois meses depois organizam a invasão do Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, com o objetivo de assassinar Vargas. Vários integralistas são presos e alguns executados no próprio Palácio.

  13. O BRASIL NA 2ª GUERRA Dois anos depois de instalada a Ditadura Vargas começa a 2a Guerra Mundial. Apesar das afinidades do Estado Novo com o fascismo, o Brasil se mantém neutro nos três primeiros anos da guerra. Vargas aproveita-se das vantagens oferecidas pelas potências antagônicas e, sem romper relações diplomáticas com os países do Eixo – Alemanha, Itália, Japão –, consegue, por exemplo, que os Estados Unidos financiem a siderúrgica de Volta Redonda. Vargas reunido com seu ministério após declaração de guerra ao Eixo.

  14. Rompimento com o Eixo Em 1942 Vargas permite que os EUA usem as bases militares de Belém, Natal, Salvador, Recife e Fernando de Noronha. As forças do Eixo atacam navios mercantes brasileiros ao longo da costa. 5 são torpedeados por submarinos alemães. Morrem 652 pessoas e Vargas declara guerra contra a Alemanha e a Itália. Desembarque na Itália.

  15. Brasil na 2a Guerra A Força Expedicionária Brasileira (FEB) é criada em 23 de novembro de 1943. Os soldados brasileiros combatem em Nápoles, no vale do rio Pó, tomam Monte Castelo, vencem em Castelnuovo e participam da tomada de Montese. Além da FEB a FAB (Força Aérea Brasileira), participará dos combates dando suporte aéreo no combate.

  16. Encenação de estudantes contra o Eixo.

  17. A questão do Estado Novo A partir de 1942, quando o Brasil se definiu a favor das potências liberais, o engajamento no grande conflito não pôde deixar de repercutir na conjuntura política interna. Estado inspirado no fascismo X empenho na luta antifascista. As repercussões da Segunda Guerra, se entrelaçaram à crise política interna, criando a conjuntura favorável ao desmantelamento do Estado Novo.

  18. As agitações pela redemocratização iniciaram-se com o I Congresso Brasileiro de Escritores. Nasce a União Democrática Nacional (UDN = pró-Getúlio). Surge a candidatura do general Eurico Dutra, que fora ministro da Guerra do Estado Novo. Cria-se o Partido Social Democrático (PSD = contra Getúlio). Eurico Dutra

  19. Diante das pressões crescentes da opinião pública, Getúlio decretou anistia aos presos políticos, inclusive Luiz Carlos Prestes. O Partido Comunista, legalizado desde maio, expressou seu apoio ao governo de Getúlio. Apesar de estranha, tal atitude do PCB estava de acordo com sua linha política, baseada no antiimperialismo e na aliança com as forças progressistas nacionais. Além disso, o apoio a Getúlio expressava também a presença da diretriz, fixada pela União Soviética, de formação de uma frente popular nos países que lutaram contra o Eixo.

  20. De todos os rincões da nossa América, O povo te saúda, Prestes, com suas pequenas lâmpadas em que brilham as altas esperanças do homem.Peço hoje um grande silêncio de vulcões e rios. Um grande silêncio peço de terras e varões. Peço silêncio à América da neve ao pampa. Silêncio: com a palavra o Capitão do Povo. Silêncio: que o Brasil falará por sua boca. 1 min 36 s

  21. Surge o "queremismo" (" Queremos Getúlio"), orientada pelos trabalhistas e apoiada pelos comunistas. Vargas discretamente alimentou esses movimentos populares urbanos, propondo a "lei malaia" (junho de 1945), como ficou conhecida a lei antitruste, que tinha um caráter nitidamente nacionalista e antiimperialista.

  22. O queremismo representou o respaldo que Getúlio necessitava para continuar no poder. E isso despertou na UDN uma desconfiança extrema a qualquer ação de Getúlio. • A situação se tornou mais clara a partir de agosto de 1945, quando surge o grito de "Constituinte com Getúlio”. • Um grande comício pró-getulista, marcado para o dia 27, foi proibido pelo chefe de polícia do Distrito Federal. • Dois dias depois, em 29 de outubro de 1945, Getúlio foi obrigado a abandonar o poder, transmitindo-o ao Judiciário. Terminou aí o Estado Novo.

More Related