1 / 19

Técnico de Gestão de equipamentos Informáticos Escola Secundária de Caldas das Taipas

Impressoras, scanners e P lotters. Técnico de Gestão de equipamentos Informáticos Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano lectivo: 2011/2012 Professor: Daniel Rebelo. Trabalho elaborado por: Luís Ribeiro Nº10 Sérgio Ferreira Nº16. Impressora.

nicola
Download Presentation

Técnico de Gestão de equipamentos Informáticos Escola Secundária de Caldas das Taipas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Impressoras, scanners e Plotters Técnico de Gestão de equipamentos Informáticos Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano lectivo: 2011/2012 Professor: Daniel Rebelo Trabalho elaborado por: Luís Ribeiro Nº10 Sérgio Ferreira Nº16

  2. Impressora Uma impressora ou dispositivo de impressão é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação. Herdando a tecnologia das máquinas de escrever, as impressoras sofreram drásticas mutações ao longo dos tempos. Também com o evoluir da computação gráfica, as impressoras foram-se especializando a cada uma das vertentes. Assim, encontram-se impressoras optimizadas para desenho vectorial, e outras optimizadas para texto. A tecnologia de impressão foi incluída em vários sistemas de comunicação, como o fax.

  3. Continuação • Os seus mecanismos proporcionam a impressão de documentos com uma imensa rapidez e facilidade • Desta forma, é fácil perceber que, de uma forma ou de outra, a impressora foi uma espécie de resultado da modernização do antigo aparelho.

  4. Continuação • A primeira impressora da história foi desenvolvida em 1938, por ChesterCarlson, um americano que inventou o processo de reprodução de imagens e textos por meio de máquinas fotocopiadoras. Em 1953, foi-se criada a primeira impressora de alta velocidade. A mesma foi utilizada no Univac, o primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos. De fato, as primeiras impressoras tinham um sistema que proporcionava a impressão dos caracteres através de impacto, fato que dava aos documentos uma baixa qualidade.

  5. Continuação • As impressoras evoluíram conforme o avanço da própria computação. Da mesma forma que foram surgindo computadores destinados a diferentes usos, também foram sendo criadas impressoras destinadas a fins específicos. • As modernas impressoras a laser surgiram em 1983, por meio de uma parceria entre as empresas Hewlett Packard e Canon. Estes dispositivos usam o raio laser modulado para a impressão, o que proporciona uma impressão de qualidade incrível.

  6. Tipos de Impressoras • Impressoras matriciais: este tipo de impressoras funcionam através de um dispositivo que contem um conjunto de agulhas, sendo estas que imprimem os pontos contra o papel impregnados de tinta. São usuais para a impressão de gráficos e textos pois não exigem grande qualidade de impressão e os seus custos baixos, devido sua fita de impressão durar imenso.

  7. Tipos de Impressoras • Impressoras de jactos de tinta– funcionam com base num dispositivo que projecta jactos de tinta contra a folha de papel de forma a proporcionar a imagem requerida. Podem ser mono-cromaticas ou a cores. Sãoas mais usuais pois a sua relação qualidade preço é determinante no seu sucesso, são impressoras maisrápidas e mais silenciosas que as matriciais e a sua qualidade de impressão é muito boa, existindo já impressoras com 720 dpis de resolução, sendo também mais caras que as matriciais mesmo assim acessíveis à maior parte dos consumidores.

  8. Tipos de Impressoras • Impressoras de Laser - As impressoras a laser tal como o nome o indica usam a tecnologia a laser que faz o scan a imagem para depois a transpor para o papel através de uma tinta especial (toner). Comparando-a com as anteriores, a impressora a laser é a mais rápida e mais silenciosa das três, sendo também a sua qualidade a melhor mas o seu preço não é para qualquer bolsa, por isso ainda não conseguiu substituir a impressora a jacto de tinta em termos de mercado.

  9. Tipos de Impressoras • Impressoras Térmicas - A impressora térmica usa o calor, um papel especial e métodos electro sensitivos. São silenciosas e consideradas muito caras.

  10. Tipos de Impressoras • Impressoras Photosetter - As impressoras Photosetter não imprimem num papel regular mas sim num papel de fotografia ou num microfilm, são impressoras com capacidades de resolução altíssimas propiás para a impressão de fotografias, são extremamente rápidas, mas são também extremamente caras.

  11. Tipos de Impressoras • Plotters - As plotterssão impressoras de grandes formatos muito usuais para a impressão de plantas de construção e ilustrações técnicas, usam tinta e finas canetas presas num mecanismo imprimindo detalhadamente sobre o papel.

  12. Scanners • Digitalizador (do inglês scanner) é um periférico de entrada responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador, um processo inverso ao da impressora. Ele faz varreduras na imagem física gerando impulsos eléctricos através de um captador de reflexos. É dividido em duas categorias: • digitalizador de mão - parecido com um rato/mouse bem grande, no qual deve-se passar por cima do desenho ou texto a ser transferido para o computador. Este tipo não é mais apropriado para trabalhos semiprofissionais devido à facilidade para o aparecimento de ruídos na transferência.

  13. Scanners • Digitalizador de mesa - parecido com uma fotocopiadora, no qual deve-se colocar o papel e abaixar a tampa para que o desenho ou texto seja então transferido para o computador. Eles fazem a leitura a partir dispositivos de carga dupla. • O digitalizador cilíndrico é o mais utilizado para trabalhos profissionais. Ele faz a leitura a partir de fotomultiplicadores. Sua maior limitação reside no fato de não poderem receber originais não flexíveis e somente digitalizarem imagens e traços horizontais e verticais. Ele tem a capacidade de identificar um maior número de variações tonais nas áreas de máxima e de mínima.

  14. Scanners • Devido aos avanços recentes na área da fotografia digital, já começam a ser usadas câmaras digitais para capturar imagens e texto de livros.

  15. Plotters • Plotterde corte: é feita a impressão da imagem ou imagens pretendidas. Através de programas de computadores para o efeito, é determinado como é que a imagem será posteriormente recortada, de acordo com o tipo de aplicação e o material autocolante onde será aplicado. Assim é possível a aplicação de imagens em quase qualquer superfície, desde o vidro de uma montra, um automóvel, entre outros.

  16. Plotters • Plottersde impressora: Uma plotter é uma impressora utilizada para imprimir desenhos de grandes dimensões. Apesar do tamanho dos desenhos, existem actualmente plotters que permitem uma impressão de grande qualidade. É possível obter imagens imprimidas com qualidade fotográfica, mesmo apesar das grandes dimensões da imagem que é impressa.

  17. Como Funciona • A forma de funcionamento não difere muito de uma impressora comum, apesar de serem necessários programas específicos mas que aceitam muitos tipos de formato utilizados em fotografia. Para além disso, existem muitos tipos de materiais em que a imagem é impressa o que aumenta a possibilidade de utilização deste equipamento.

  18. Continuação • Desde o papel comum, passando por lona, vários tipos de tecido, papel autocolante, entre outros, é possível escolher o material mais adequado para a utilização que se pretende, na dimensão que se pretende.

  19. FIM

More Related