1 / 12

TERRITÓRIO E POVOAMENTO DO PARANÁ

TERRITÓRIO E POVOAMENTO DO PARANÁ. A história do povoamento do Paraná antes do século XIX se constituiu numa série de episódios de curta duração e quase sem unidade entre si. POVOAMENTO DO ESTADO.

Download Presentation

TERRITÓRIO E POVOAMENTO DO PARANÁ

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. TERRITÓRIO E POVOAMENTO DO PARANÁ A história do povoamento do Paraná antes do século XIX se constituiu numa série de episódios de curta duração e quase sem unidade entre si.

  2. POVOAMENTO DO ESTADO • O povoamento do Estado não seguiu o esquema que definiu a ocupação humana em todo o território brasileiro – o triângulo português-índio-negro. • As circunstâncias históricas não quiseram que o índio viesse a contribuir de maneira sensível na formação da população paranaense. • O Paraná também não chegou a conhecer a escravatura em larga escala ou acentuado mestiçamento verificados pela história brasileira nas demais áreas.

  3. POVOAMENTO DO ESTADO • O povoamento resultou em três ciclos: a mineração, a criação e o comércio de gado e a pequena agricultura. • O homem branco, a princípio de origem ibérica, e de origem mais largamente européia em seguida, fez do Paraná uma Província e, mais tarde, um Estado em que a população se define por características absolutamente inconfundíveis.

  4. TRATADO DE TORDESILHAS • Segundo a interpretação dos espanhóis, o Tratado de Tordesilhas (assinado em 1494), atingia a região de Iguape (SP). Porém os portugueses afirmavam que a linha passava por Laguna (SC). • Somente essa informação já nos dá uma idéia de como era a situação das fronteiras da América espanhola e portuguesa.

  5. TRATADO DE TORDESILHAS (1494)

  6. HISTÓRIA DO PARANÁ A história do Paraná no século XVI, resume-se a uma série de expedições de reconhecimento, empreendidas tanto por portugueses quanto por espanhóis. Embora algumas leis proibissem o cativeiro de indígenas,e o Papa pessoalmente condenasse o apresamento de índios, essa era a principal atividade econômica do Paraná nesse período. A ocupação do Paraná só se inicia de fato no final do século XVI.

  7. Com o Tratado de Tordesilhas, a região que pertencia a Portugal restringia-se a uma minúscula parcela do estado do Paraná, porém os habitantes de São Paulo de Piratininga, constantemente desrespeitavam as fronteiras e invadiam o território pertencente a Espanha em busca de drogas do sertão, metais preciosos e apresamento de indígenas para utilização como mão-de-obra escrava.

  8. TRATADO DE TORDESILHAS • “Se prevalecesse a marcação da linha que terminava em Iguape”, “todo o território hoje paranaense estaria compreendido no direito espanhol; se prevalecesse a linha que terminava na Laguna, apenas uma faixa marítima estreita, que não excedia a Serra do Mar, seria domínio português”. • O meridiano de Tordesilhas teve de ceder tempos depois à realidade do povoamento efetivo desse território.

  9. A OCUPAÇÃO EFETIVA • A ocupação efetiva veio do interior para o mar por iniciativa dos espanhóis de Assunção, a partir de 1554, quando estes decidiram fundar algumas vilas no território que hoje é o Estado do Paraná. • A estratégia espanhola era submeter cerca de 200 mil índios habitantes da região de Guairá e de paralisar a penetração portuguesa que avançava além da linha fixada pelo Tratado de Tordesilhas. Aos espanhóis também interessava uma saída marítima para o Atlântico pela baía de Paranaguá.

  10. ADELANTADOS E ENCOMIENDAS • A primeira tentativa dos espanhóis para dominar os indígenas e ocupar o território se deu por meio da nomeação dos adelantados. Eram em geral indivíduos de posses e lhes cabia explorar as riquezas do território depois da pacificação dos indígenas transformados em mão-de-obra. • Em troca, os indígenas pagavam um tributo ou prestavam serviços chamados “encomiendas”. • A cobiça dos espanhóis fez o sistema degenerar em escravidão pura e simples.

  11. Os espanhóis saíam de Assunção, atravessavam o rio Paraná e estabeleciam as “missões” até nas barrancas do Paranapanema. • Os espanhóis foram bem recebidos pelos indígenas até por volta da metade do século XVI, quando os guaranis se revoltaram contra o sistema de “encomiendas”.

  12. Para contornar a situação, o governo espanhol resolve delegar aos jesuítas, a partir de 1610, a missão de submeter os indígenas. Os religiosos transformaram as aldeias em “reduções”, pequenos núcleos de povoamento, onde o indígena recebia educação religiosa, habitação e trabalho em regime de vida comunal.

More Related