Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL BORDADOS DO SERIDÓ PowerPoint Presentation
Download Presentation
ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL BORDADOS DO SERIDÓ

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL BORDADOS DO SERIDÓ

259 Views Download Presentation
Download Presentation

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL BORDADOS DO SERIDÓ

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL BORDADOS DO SERIDÓ

  2. Objetivo: Gerar ocupação e aumentar o faturamento com o fortalecimento e expansão dos produtos artesanais do bordado, no mercado interno e externo, oportunizando aos artesãos o desenvolvimento sustentável.

  3. Foco estratégico: - Promover a capacitação dos artesãos, visando à abertura de novos mercados; - Desenvolver o artesanato com ênfase na identidade cultural local, vinculando este à atividade turística; - Produzir o artesanato atendendo aos requisitos e exigências de segurança, meio ambiente e saúde (SMS); - Desenvolver a cultura da cooperação, buscando garantir a regularidade da produção e comercialização.

  4. Municípios atendidos Acari Caicó Carnaúba dos Dantas Cruzeta Currais Novos Jardim do Seridó São Fernando São João do Sabugi Serra Negra do Norte Timbaúba dos Batistas

  5. Ações de capacitação realizadas em 2008: - Associativismo e cooperativismo - Desenvolvimento interpessoal e ética - Estratégia de Marketing - Formação de preço - Análise de planejamento financeiro - Técnicas para Negociação - Logística.

  6. Ações de consultoria realizadas em 2008: - Intervenção do design - Desenvolvimento de uma nova linha do risco para o bordado - Novo processo de risco e lavagem ( ênfase na questão ambiental, econômica e social)

  7. Ações de Mercado realizadas em 2008 - Participação nas feiras – FIART, Salão de Turismo, ABAD e feiras no estado do RN; - Participação no Natal Fashion Week com a linha moda(blusas e vestidos) - Rodada de Negócios com lojistas em Natal – baseado na resposta do estudo de mercado; - Estudo de prospecção do mercado artesanal em Natal; - Adesão para o TOP 100 - Prêmio SEBRAE de Gestão para artesanato ( 02 Associações selecionadas: Caicó e Timbaúba dos Batistas) - Inserção do artesanato em bordado na Loja RIO CENTER;

  8. Inauguração da Incubadora de bordados Local: Universidade Católica Santa Terezinha em Caicó - Processo de Incubação à distância para Associações e Cooperativas - Suporte à modalidade de empreendimentos, com vistas ao atendimento das demandas de agregação de valor do Arranjo Produtivo Local de Bordados • Empreendimentos ( associações e cooperativas e todo serviço técnico especializado para cadeia produtiva do bordado) - Facilitar o Processo de empreendedorismo e inovação tecnológica da Região do Seridó

  9. Resultados esperados 1- Aumentar o volume de vendas em 60% até dezembro de 2010 (sendo 20% em 2008, 20% em 2009 e 20% em 2010); 2- Aumentar o nº associados em 20% até dezembro de 2010.

  10. Ações para 2009: - Realização do Encontro do Artesanato do Sistema SEBRAE; - Realização de Capacitação Gerencial; - Realização de Consultoria; - Lançamento do catálogo com novos produtos; - Realização de uma rodada de negócios em Natal com compradores nacionais e internacionais; - Participação em feiras nacional e internacional; - Realização de um censo do artesanato potiguar por tipologia/município.

  11. Contato:Jupira Nunes – Gestão do Artesanatojupira@rn.sebrae.com.br84- 3616-7971