1 / 17

REDE BRASILEIRA DE HABITAÇÃO SAUDÁVEL

REDE BRASILEIRA DE HABITAÇÃO SAUDÁVEL. APRESENTAÇÃO. Habitação. Ação de Habitat em um espaço que envolve o elemento físico (moradia, escola, hospital, indústria...) e a relação com o entorno. (Cohen, 2004). Dimensões da habitação

neila
Download Presentation

REDE BRASILEIRA DE HABITAÇÃO SAUDÁVEL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REDE BRASILEIRA DE HABITAÇÃO SAUDÁVEL APRESENTAÇÃO

  2. Habitação Ação de Habitat em um espaço que envolve o elemento físico (moradia, escola, hospital, indústria...) e a relação com o entorno. (Cohen, 2004). Dimensões da habitação Cultural:Hábitos de uso e funções, conformação, implementos e disposições; Econômicas:Qualidade de estruturas, microlocalização e equipamento; Ecológicas: A habitação é um sistema aberto; Saúde humana: A habitação sociológica e seu entorno é um determinante.

  3. Habitação Saudável É a concepção da habitação como agente da saúde de seus moradores. Implica num enfoque sociológico e técnico de enfrentamento dos fatores de risco e promove uma orientação para a localização, construção, habilitação, adaptação, gerenciamento, uso e manutenção da habitação e de seu entorno.

  4. Fatores de risco (OPAS, 2000) É o espectro de causalidades que interferem nos sistemas e em seu funcionamento, com prejuízo às condições individuais ou coletivas de saúde. Assim, podemos citar algumas classificações: Agentes biológicos: bactérias, vírus, fungos, mofo, protozoários, algas, ácaros, odores corporais; Agentes químicos: monóxido de carbono, dióxido de carbono, dióxido de nitrogênio, ozônio, formaldeído, solventes, fumaça de tabaco e diversos outros compostos químicos voláteis; Agentes físicos: temperatura, umidade, ruído, iluminação; Agentes inertes respiráveis: microfibras de amianto (asbestos) e lã de vidro, fibras naturais, poeiras, pólens e ‘pêlos’; Agentes psicossociais: stress, violência; carga de trabalho....

  5. Red Interamericana de la Vivienda Saludable - RIVS • É uma entidade corporativa que conta com a colaboração de patrocinadores nacionais e internacionais interessados na política de projetos nas suas diferentes escalas. Esta rede representa os interesses das redes nacionais formalmente constituídas, e se estabelece com o apoio co-gestor e facilitador da OPS/OMS, através de sua Unidade de Desenvolvimento Local e Urbano. • Fazem parte da RIVS: • Redes Nacionais constituídas: Brasil, Peru, Guatemala, Cuba, Equador, Colômbia, Costa Rica e Paraguai; • Centros de Saúde na Habitação em transformação para Redes Nacionais: Argentina, Bolívia, Chile, El Salvador, EUA, Canadá,Haiti, México, Nicarágua e Venezuela.

  6. Rede Brasileira de Habitação Saudável - RBHS • A RBHS é uma ferramenta para operacionalização da política de promoção de saúde no âmbito da habitação. • Sua estratégia se baseia no enfoque intersetorial, interdisciplinar, na participação e na aliança emrede. • Tem o propósito de: identificar, avaliar e manejar a problemática da habitação saudável no nível local. • Busca: consolidar-se como uma referência em nível nacional/internacional em relação ao tema Saúde na Habitação e Habitação para a Saúde; a incorporação destes conceitos dentro das instituições técnicas, universitárias e da pesquisa de tecnologias apropriadas para a habitação saudável em programas institucionais.

  7. Estratégia adotada pela RBHS • A estratégia que vem sendo utilizada pela RBHS para concretizar seus objetivos se baseia: • (a)Desenvolvimento de tecnologias apropriadas e pesquisas em habitação, saúde e ambiente; • (b) Sistemas de informação e difusão e • (c) Intervenções comunitárias.

  8. Objetivos da RBHS • (a) Debater sobre os conceitos que determinam a importância da moradia na saúde e na sociedade; • (b) Articular as instituições acadêmicas, as agências técnico-executivas e as entidades governamentais e da sociedade civil no esforço de ampliar o conhecimento e capacidade de intervenção técnica e política sobre os fatores determinantes da relação entre moradia e saúde e o ambiente no Brasil; • (c) Contribuir para a melhoria da qualidade da habitação urbana e rural no Brasil, com a formulação de programas e projetos que integrem uma política pública saudável e incorporem os campos de ação e as estratégias de promoção da saúde; • (d) Somar esforços com outras redes que atuam na área da saúde, ambiente e habitação.

  9. Metodologia adotada pela RBHS • A metodologia adotada de ensino-pesquisa-ação para realização da estratégia fomentada vem sendo: (a) Realização de pesquisas, cursos, oficinas, treinamentos, encontros e seminários; (b) Realização de projetos demonstrativos em prefeituras e comunidades; (c) Elaboração de canais de comunicação como "web-page", vídeos, publicações entre outros integrados ao sistema de difusão das demais redes; (d) Realização de trabalhos intersetoriais que desenvolvam projetos de intervenções comunitárias; (e) Execução de planos de ação articulados com outras redes afins; (f) Difusão dos programas e projetos das entidades componentes da rede; (g) Identificação e difusão de experiências bem sucedidas na área.

  10. Produtos da RBHS • Produto tecnológico • Programa de Formação de Atores Sociais em Habitação Saudável. • Diagnostico Diferenciado em Habitação Saudável. • Habitação Saudável como conceito aplicável as politicas públicas de saúde, meio ambiente, habitação e urbanismo. • Plano Municipal Participativo e Sustentável para o Saneamento / Habitação.

  11. Projeto Habitação Saudável da ENSP vai as Prefeituras • 1ª Etapa: Projeto de formação baseado na metodologia de ensino-competência de profissionais oriundos de empresas públicas e privadas a fim de ampliar suas qualificações, para o atendimento às novas demandas socioambientais, permitindo ampliar suas respectivas autonomias. • 2ª Etapa: Desenho de Projetos de intervenções em saúde ambiental para o atendimento de demandas a nível local. • 3ª Etapa: Estabelecimento de parcerias com as prefeituras permitirão a RBHS, promover e ampliar sua missão de qualificar e instrumentalizar a sociedade para a melhoria da saúde pública.

  12. Curso de Especialização em Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis • Objetivos: • Formar / Capacitar profissionais de nível superior na área da habitação saudável, promoção da saúde, urbanismo sustentável, meio ambiente e saneamento ambiental; • oferecer subsídios aos profissionais para a aplicação do conceito de habitação saudável em ambientes, tais como municípios, bairros, residências, empresas, hospitais, escolas, etc.; • estimular o aluno a aplicar instrumentos, visando a correção das condições desfavoráveis à saúde no ambiente construído, elevando a qualidade de vida de seus usuários.

  13. ESTRUTURA DO CURSO Curso de Atualização 1 Unidade de Aprendizagem l: Fundamental Unidade de Aprendizagem ll: Geral Curso de Atualização 2 Curso de Atualização 3 Curso de Atualização 4 Unidade de Aprendizagem I e II Unidade de Aprendizagem III Unidade de Aprendizagem IV Cursos de Aperfeiçoamentos Curso de Especialização

  14. Cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e Atualização em Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis Sistema Modular

  15. Considerações Finais sobre RBHS • O processo iniciado pela Red Interamericana de Vivienda Saludable e pela Rede Brasileira de Habitação Saudável gerou um movimento de pesquisa e produção de conhecimento técnico e aplicado em torno do ambiente construído, dos fatores de risco e do impacto na saúde humana. • Delineou-se a política de Habitação Saudável, baseada na estratégia de ambiente saudável como ferramenta de Promoção da Saúde. • A iniciativa de Habitação Saudável, no seu desenvolvimento, vem procurando implementar, pelo viés político, a construção de políticas públicas saudáveis, por meio de ações que incentivem um processo intersetorial, a partir de um olhar aprofundado sobre a saúde e ambiente e seus determinantes sociais.

  16. Considerações Finais sobre RBHS Pelo viés acadêmico, desenvolve linhas de pesquisa que incentivem: (a) a reflexão sobre o modelo dos determinantes sociais da saúde e do ambiente; (b) processos de construção de políticas e espaços saudáveis; (c) a recuperação da noção de saúde-doença como processo histórico e socialmente marcado; (d) novas práticas e uma reorientação dos serviços de saúde; (e) a articulação entre saberes técnicos e populares e (f) a construção do diálogo entre a Promoção da Saúde e a Habitação Saudável pelo viés da qualidade de vida, através do desenvolvimento do conceito de habitabilidade urbana e da unidade habitacional, ambiência e fatores de risco físico presentes na habitação.

  17. Contatos • Profa Dra Simone Cynamon Cohen 55 021 2598-2577 / 2573 cohen@ensp.fiocruz.br; sccohen@centroin.com.br

More Related