1 / 11

Anulou: Const.1891 Nomeou Interventores Revolução Constitucionalista

Era vargas. GOVERNO PROVISÓRIO. GOVERNO CONSTITUCIONAL. ESTADO NOVO. Partidos fechados Cia Siderúrgica Vale do Rio Doce Brasil na Guerra FIM DA GUERRA = REDEMOCRATIZAÇÃO. Anulou: Const.1891 Nomeou Interventores Revolução Constitucionalista Café - Efeito multiplicador.

necia
Download Presentation

Anulou: Const.1891 Nomeou Interventores Revolução Constitucionalista

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Era vargas GOVERNO PROVISÓRIO GOVERNO CONSTITUCIONAL ESTADO NOVO Partidos fechados Cia Siderúrgica Vale do Rio Doce Brasil na Guerra FIM DA GUERRA = REDEMOCRATIZAÇÃO Anulou: Const.1891 Nomeou Interventores Revolução Constitucionalista Café - Efeito multiplicador Const. de 1934 AIB x ANL INTENTONA COMUNISTA - 1935 PLANO COHEN

  2. Entre 1894 e 1930, o Brasil foi governado quase exclusivamente por mineiros e paulistas (política do café com leite). Em 1930, essa aliança é rompida quando Washington Luís, representante paulista, apóiaJúlio Prestes, governador de São Paulo, à presidência da República em lugar de um mineiro. O partido republicano mineiro forma então a Aliança Liberal e lança o nome de Getúlio Vargas. Júlio Prestes vence a eleição, mas não assume. Vargas assume o GOVERNO PROVISÓRIO com o golpe de 1930; GOLPE DE 1930 Em 1932, ele ainda governava provisoriamente quando estourou a Revolução Consticionalista de SP, que exigia nova constituição. Mesmo derrotando essa revolta, Getúlio convoca uma assembléia que aprova, em 1934, a nova constituição...

  3. O período liberal 1934-1937 A constituição de 1934 estabelecia equilíbrio dos poderes executivo, legislativo e judiciário, eleições diretas e secretas, tribunais eleitorais para evitar fraudes... Foram incluídas algumas leis trabalhistas.

  4. No Brasil, na década de trinta, havia um partido fascista: a Ação Integralista Brasileira (AIB), seu chefe era Plínio Salgado. Os integrantes se inspiraram nos fascistas europeus e sonhavam com uma ditadura nacionalista que eliminasse os comunistas. Formou-se uma frente popular, a Aliança Nacional Libertadora (ANL), que eram comunistas, sociais democratas e tenentes, com idéias de esquerda. A ANL defendia idéias radicais como a reforma agrária. Getúlio achou que a ANL poderia incomodar e proibiu o seu funcionamento. A ANL indignou-se e o jeito era derrubar o presidente a força, mas Getúlio os derrotou com facilidade. Vargas botou a culpa no PCB, por isso chamou a rebelião de intentona comunista de 35. Depois da derrota, a ANL, o partido comunista, praticamente deixou de existir. Quase todos dirigentes foram presos, incluindo Luís Carlos Prestes que foi exilado. Olga Benário foi uma espiã que ajudou Luís Carlos Prestes a voltar para o Brasil. Ela teve uma trajetória triste, e no fim de tudo Getúlio mandou deportá-la para a Alemanha, onde lá ela morreu em campo de concentração. Plinio Salgado Luis Carlos Prestes Anauê: em língua tupi, “você é meu parente”.Essa saudação é usada pelos escoteiros do Brasil desde 1923.

  5. Olga nasceu na Alemanha e muito jovem ela já militava no partido comunista. Como tantos comunistas perseguidos na época, foi obrigada a fugir para a URSS. Em Moscou, o Komintern (Internacional Comunista) coordenava as ações revolucionárias em todo mundo e designou Olga para uma missão supersecreta: escoltar Luis Carlos Prestes (um revolucionário sul- americano) que iria comandar uma revolta anti-fascista em seu país. Depois de estudar as idéias de Marx, Engels e Lênin, Prestes abandonou o tenentismo e se tornou comunista. Ele voltou secretamente ao Brasil para lutar contra Vargas na revolta liderada pela ANL (Aliança Nacional Libertadora). Olga e Prestes se apaixonaram e passaram a viver juntos como marido e mulher. A revolta da ANL foi um fracasso. Getúlio mandou prender militantes e outras pessoas. O chefe da polícia getulista era o terrível Filinto Müller (nazista), que capturou Olga e Prestes. Prestes foi condenado à prisão e Olga deportada para a Alemanha. Ela estava com a cabeça posta a prêmio e ainda era judia. Pela lei brasileira, Olga não podia ser expulsa do país porque estava esperando uma filha de Prestes. Mesmo assim, Getúlio mandou que ela fosse entregue a polícia secreta nazista. Olga teve sua filha em um campo de concentração. Em 1942, ela foi executada em uma câmera de gás.

  6. O Getulismo na economia Foi acabando a agroexportação e começando a industrialização. Mas a burguesia não tinha como investir, então o Estado criou as empresas estatais (que pertenciam ao governo) nos setores de base e infra-estrutura. Ex.: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Companhia Vale do Rio Doce, Companhia Hidrelétrica de São Francisco, entre outras. Getúlio = Nacionalista.

  7. História ESTADO NOVO (1937 – 1945): • Ditadura de Getúlio Vargas • Constituição de 1937: • Baseada na constituição fascista da Polônia (polaca); • Outorgada; • Extinção dos partidos políticos; • Supressão da federação e de todos os hinos, bandeiras, escudos e armas estaduais e municipais (Estado Unitário); • O Executivo Federal (Presidência da República) pode modificar a Constituição e governar por decretos; • Introdução da pena de morte; • Proibição de greves e controle dos sindicatos pelo Estado (sindicatos pelegos); imposto sindical obrigatório.

  8. História ESTADO NOVO: • A Intentona Integralista (1938): a princípio os Integralistas apoiaram o golpe varguista, porém afastados do poder e com o partido na ilegalidade, membros da AIB invadem o palácio presidencial para assassinar Getúlio Vargas. São rapidamente derrotados e presos. • Criação do Dasp (Departamento Administrativo do Serviço Público), corpo de burocratas para supervisionar os interventores nas Unidades Administrativas e reestruturar a administração pública, tornando-se “cabides de empregos” para “apadrinhados”. • Criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), órgão responsável pela censura e propaganda do Estado Novo (criação da Hora do Brasil, depois A Voz do Brasil). • A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), baseada na “Carta del Lavoro” do Fascismo Italiano. • Criação do Senai e do Sesi. • Criação do Instituto do Mate e Instituto do Pinho. • Criação do Conselho Nacional do Petróleo. • Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda. • Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), em MG. Durante o Estado Novo a repressão coube ao DOPS (Departamento de Ordem Pública e Social) e pela Polícia Especial comandada por Filinto Müller. Indústria de base

  9. DIP Departamento de Imprensa e Propaganda

  10. História ESTADO NOVO: o Brasil na Guerra • O Estado Novo varguista manteve uma política ambígua em relação ao Eixo e aos Aliados (“o Brasil só entra na guerra se a cobra fumar”), porém os norte-americanos, pretendendo utilizar bases no NE para atingir o norte da África, concederam crédito inicial, tecnologia e mão-de-obra especializada para a construção da CSN. • O Brasil declara guerra ao Eixo (agosto de 1942): envio da FEB (“os pracinhas”) e da FAB em 1944. • A OAB e líderes liberais de MG em Belo Horizonte (Manifesto dos Mineiros), manifestam-se contra a ditadura. • A vitória dos Aliados demonstrou a contradição no Brasil: brasileiros lutaram contra ditaduras no exterior quando tínhamos uma no país.

  11. ESTADO NOVO: final História • Getúlio Vargas anistiou presos políticos, reatou relações com a URSS, marcou eleições para o fim de 1945 e permitiu a volta de partidos políticos (UDN, PSD, PTB, PCB e PRP). • O Queremismo: surgiu da união entre trabalhistas e comunistas, com o apoio de Luís Carlos Prestes. O movimento surgiu do slogan do PTB: “queremos Getúlio”. • Temendo a aproximação de Vargas com a esquerda, o Exército depõe Getúlio Vargas em outubro de 1945. Renúncia de Getúlio Vargas QUEREMOS GETÚLIO!

More Related