1 / 18

globotv.globo/infoglobo/o-globo/v/conheca-o-hino-oficial-da-jmj/2379129/

hino oficial da JMJ...6:00. http://globotv.globo.com/infoglobo/o-globo/v/conheca-o-hino-oficial-da-jmj/2379129/. Papa chegou...3:43. http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/v/povo-se-emociona-com-a-passagem-do-papa-pelas-ruas-do-rio/2709156/. O que é

nathan
Download Presentation

globotv.globo/infoglobo/o-globo/v/conheca-o-hino-oficial-da-jmj/2379129/

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. hino oficial da JMJ...6:00 http://globotv.globo.com/infoglobo/o-globo/v/conheca-o-hino-oficial-da-jmj/2379129/ Papa chegou...3:43 http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/v/povo-se-emociona-com-a-passagem-do-papa-pelas-ruas-do-rio/2709156/

  2. O que é A Jornada Mundial da Juventude é o maior encontro internacional de jovens com o Papa. Ela foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1984. A primeira edição foi realizada em Roma, em 1986. Na última realização, em 2011, o evento reuniu mais de 2 milhões de pessoas em Madri, na Espanha. http://g1.globo.com/jornada-mundial-da-juventude/2013/noticia/2013/06/entenda-jornada-mundial-da-juventude.html

  3. Como surgiu A vida religiosa dedicada à juventude, o Concílio Vaticano II de 1965, que pedia que a Igreja Católica olhasse para os jovens, e o Ano Internacional da Juventude, instituído pela ONU em 1985 foram inspiração de João Paulo II. Diante das transformações culturais, sociais e ideológicas da década de 80, a Igreja percebeu o afastamento dos jovens. O objetivo era que os encontros de massa atraíssem os jovens, por mostrar diferentes culturas e modos de viver a fé.

  4. Quando acontece O evento acontece a cada três anos. Para não coincidir com a Copa do Mundo de 2014, a edição no Rio de Janeiro foi antecipada para 2013, e acontecerá de 23 a 28 de julho. Nos anos intermediários, as Jornadas são vividas em âmbito diocesano, chamada Jornada Diocesana da Juventude, no Domingo de Ramos, quando se comemora também o Dia Mundial da Juventude.

  5. Pq Rio de Janeiro Dom Eduardo Pinheiro, responsável pela Conferência Episcopal Brasileira da Juventude, pediu ao Papa Bento XVI que escolhesse o Brasil como sede durante o encontro dos jovens com o pontífice no Pacaembu, em São Paulo, em 2007. Três pontos foram destacados para a escolha do Rio: a religiosidade do Rio; o trabalho da igreja na área social; e a participação dos cariocas nos trabalhos pastorais. A cidade tem entre os principais cartões postais o Cristo Redentor, eleito uma das sete maravilhas do mundo.

  6. Papa Francisco e Teologia da Libertação...4:27 http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/papa-francisco-pede-que-fieis-rezem-por-sua-viagem-ao-rio/2706439/

  7. b. (Pucmg) A "Teologia da Libertação" tornou-se o nome geral do movimento que se cristalizara na Conferência dos Bispos Latino-Americanos em Medellín, Colômbia, 1968, perdendo o impulso na década de 1980. São características desse movimento, EXCETO: a) opção preferencial pelos pobres e formação de "comunidades de base" em que os fiéis se reuniriam para ler e discutir a Bíblia à luz de sua realidade social. b) crítica radical à ideologia marxista pela sua natureza materialista e defesa dos princípios revolucionários cristãos propostos pelo Papa João Paulo II. c) o engajamento de vários clérigos em processos revolucionários como forma de alcançar mudanças fundamentais nas estruturas econômicas, sociais e políticas. d) apoio ao método de aprendizado interativo de Paulo Freire no sentido da conscientização do adulto pobre no seu processo de alfabetização. a. (Ufmg) Todas as alternativas apresentam aspectos importantes assumidos pela Teologia da Libertação, na América Latina, a partir dos anos 60 do século XX, EXCETO a) Defesa da luta armada para alcançar o socialismo. b) Opção preferencial pelos pobres, oprimidos e injustiçados. c) Participação ativa nos movimentos populares urbanos e rurais. d) Tentativa de combinação teórica de concepções católicas e marxistas.

  8. a. (Ufmg) Todas as alternativas apresentam aspectos importantes assumidos pela Teologia da Libertação, na América Latina, a partir dos anos 60 do século XX, EXCETO a) Defesa da luta armada para alcançar o socialismo. b) Opção preferencial pelos pobres, oprimidos e injustiçados. c) Participação ativa nos movimentos populares urbanos e rurais. d) Tentativa de combinação teórica de concepções católicas e marxistas.

  9. d(Enem 2012) Próximo da Igreja dedicada a São Gonçalo nos deparamos com uma impressionante multidão que dançava ao som de suas violas. Tão logo viram o Vice-Rei, cercaram-no e o obrigaram a dançar e pular, exercício violento e pouco apropriado tanto para sua idade quanto posição. Tivemos nós mesmos que entrar na dança, por bem ou por mal, e não deixou de ser interessante ver numa igreja padres, mulheres, frades, cavalheiros e escravos a dançar e pular misturados, e a gritar a plenos pulmões “Viva São Gonçalo do Amarante”. {BARBINAIS, Le Gentil. Noveau Voyage autourdu monde. Apud: TINHORÃO, J. R. As festas no Brasil Colonial. São Paulo: Ed. 34, 2000 (adaptado).} O viajante francês, ao descrever suas impressões sobre uma festa ocorrida em Salvador, em 1717, demonstra dificuldade em entendê-la, porque, como outras manifestações religiosas do período colonial, ela a) seguia os preceitos advindos da hierarquia católica romana. b) demarcava a submissão do povo à autoridade constituída. c) definia o pertencimento dos padres às camadas populares. d) afirmava um sentido comunitário de partilha da devoção. e) harmonizava as relações sociais entre escravos e senhores.

  10. e(Enem 1999) Considere os textos a seguir. (...) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé. (Papa João Paulo II. Carta Encíclica FidesetRatio aos bispos da igreja católica sobre as relações entre fé e razão, 1998) As verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã. (São Tomás de Aquino-pensador medieval) Refletindo sobre os textos, pode-se concluir que a) a encíclica papal está em contradição com o pensamento de São Tomás de Aquino, refletindo a diferença de épocas. b) a encíclica papal procura complementar São Tomás de Aquino, pois este colocava a razão natural acima da fé. c) a Igreja medieval valorizava a razão mais do que a encíclica de João Paulo II. d) o pensamento teológico teve sua importância na Idade Média, mas, em nossos dias, não tem relação com o pensamento filosófico. e) tanto a encíclica papal como a frase de São Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.

  11. Habermas é um autor frequentemente evocado nos debates sobre direitos humanos. Sua teoria dá grande valor à capacidade humana de, na esfera pública, travar uma comunicação capaz de gerar a coexistência das diferenças. JMJ e assuntos polêmicos...3:50 http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/jovens-que-participam-da-jmj-falam-sobre-assuntos-polemicos-nos-dias-de-hoje/2706393/

  12. c (Enem 2012) Na regulamentação de matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada — em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria. HABERMAS, J. A inclusão do outro:estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.

  13. A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança a) a secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional. b) a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional. c) a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento. d) a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional. e) o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de comportamento, para compor a arena política a ser compartilhada.

  14. Histórico...2:49 http://www.youtube.com/watch?v=JVQqnaFXAGk

  15. Novos padrões de comportamento 'namoro santo‘...3:05 http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-reporter/v/jovens-seguem-o-namoro-santo-e-contam-detalhes-deste-tipo-de-relacionamento/2704346/

  16. Novos Modelos 'novos santos‘ ou “santos novos”... 9:41 ou a partir 4:00 http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-reporter/v/grupo-de-catolicos-cariocas-acredita-que-jesus-tambem-e-surfista/2704330/ Resumo Globo Repórter...1:04 http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-reporter/v/globo-reporter-revela-surpreendente-trabalho-da-juventude-que-espera-pelo-papa/2701827/

  17. Quem não pode ir pode participar com orações... Já existe até sites para compartilhar orações...1:41 http://www.youtube.com/watch?v=NQRDFvRVGZ0 Repetir hino oficial da JMJ...6:00 http://globotv.globo.com/infoglobo/o-globo/v/conheca-o-hino-oficial-da-jmj/2379129/

More Related