slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
CICLO II B 2011-10-05 ERIKA BRAGA & MARISA LIBÓRIO AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO PowerPoint Presentation
Download Presentation
CICLO II B 2011-10-05 ERIKA BRAGA & MARISA LIBÓRIO AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 22

CICLO II B 2011-10-05 ERIKA BRAGA & MARISA LIBÓRIO AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO - PowerPoint PPT Presentation


  • 96 Views
  • Uploaded on

CICLO II B 2011-10-05 ERIKA BRAGA & MARISA LIBÓRIO AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO. Amar ao Próximo como a Si Mesmo. O Maior Mandamento

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'CICLO II B 2011-10-05 ERIKA BRAGA & MARISA LIBÓRIO AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO' - nathalie-dumont


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

CICLO II B

2011-10-05

ERIKA BRAGA & MARISA LIBÓRIO

AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO

slide3

O Maior Mandamento

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, este é o maior primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contêm toda a lei e os profetas.”

(Mateus, XXII: 34-40).

E assim, tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles. Porque esta é a lei e os profetas.

slide4

“Amar ao próximo como a si mesmo; fazer aos outros como quereríamos que nos fizessem”, eis a expressão mais completa da caridade, porque ela resume todos os deveres para com o próximo.

slide5

Para termos uma noção maior desta máxima, é preciso na verdade entender o que é o AMOR.

AMOR

Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. Grande afeição de uma a outra pessoa de sexo contrário. Afeição, grande amizade, ligação espiritual.Benevolência, carinho, simpatia. Tendência ou instinto que aproxima os animais para a reprodução. Desejo sexual.Caridade

Dicionário Michaelis

slide6

AMOR

O Amor resume inteiramente a doutrina de Jesus. Diz-nos que "no início o homem não tem senão instintos; Mais elevado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado tem sentimentos; e o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu foco ardente todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas".

Para alcançar a meta a que o homem se destina, é preciso vencer os instintos aperfeiçoando os sentimentos. Os seres menos avançados são aqueles que estão escravizados aos seus instintos.

Allan Kardec, ESE, cap. 11

slide7

Para aprendermos a AMAR AO PRÓXIMO, precisamos primeiramente entender e aprender a AMAR A NÓS MESMOS.

Devemos aprender a nos amar como somos, aceitando nossos defeitos e limitações. Somos espíritos em evolução, portanto ainda faz parte de nossa personalidade sentimentos contrários ao amor, como :- EGOÍSMO, ORGULHO, INVEJA, TRAIÇÃO, ÓDIO e etc…

“ O próximo mais próximo de nós é a Personalidade interna e oculta em nosso íntimo, que nos exige atenção e equilíbrio.”

Adenauer Novaes

“ Quando você se ama, você percebe suas próprias limitações. Evitando assim atitudes enganosas motivadas pela vaidade e pelo orgulho.”

Adenauer Novaes

slide8

Como eliminar estes sentimentos contrários ao amor e aprender assim a NOS AMAR para então AMAR O PRÓXIMO ?

Uma das formas é combater em especial o EGOÍSMO, que é a grande chaga da humanidade. O egoísmo é a negação da caridade. Devemos então praticar a Caridade.

ME

ME

ME

ME

ME

ME

ME

ME

ME

ME

ME

ME

ME

ME

ME

ME

ME

slide9

Devemos nos lembrar que :-

Amar é uma capacidade a ser desenvolvida, assim como fazemos com a inteligência.

Amar é um aprendizado. Devagarzinho,de encarnação em encarnação, experimentando sentimentos, trocando de papel no palco da vida, a sementinha do amor em potencial que trazemos no coração, vai desabrochando e dando seus frutos.Quem sabe quando amaremos como Jesus nos ama?

Mas fazendo disso uma proposta de vida, chegaremos lá.

slide10

Como praticar a CARIDADE ?

  • Sabemos que a caridade não se resume em “dar esmolas”. Mas não vamos entender mal, a caridade material é SIM válida e deve ser praticada, porém é a mais simples e fácil de ser praticada. Ser caridoso é também:-

OUVIR

RESPEITAR

DOAR

COMPREENDER

PERDOAR

PACIÊNCIA

CALAR

slide11

A prática dessas máximas leva à destruição do egoísmo. Quando os homens as tomarem como normas de conduta e como base de suas instituições, compreenderão a verdadeira fraternidade, e farão reinar a paz e a justiça entre eles. Não haverá mais ódio, mas união, concórdia e mútua benevolência.

slide12

Quando Jesus nos disse “… como a si mesmo” Ele nos colocou como medida. Sendo assim mais fácil o entendimento, porque a partir do momento que desejamos SER amados, devemos AMAR. SER respeitados, devemos RESPEITAR, SER perdoados, devemos PERDOAR e assim sempre em tudo que desejamos a nós mesmos.

slide14

“Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu em poder de ladrões, que o despojaram, cobriram de ferimentos e se foram, deixando-o semimorto.

slide16

-Um levita, que também veio àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante.

slide17

- Mas, um samaritano que viajava, chegando ao lugar onde jazia aquele homem e tendo-o visto, foi tocado de compaixão. - Aproximou-se dele, deitou-lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou; depois, pondo-o no seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele.

slide18

No dia seguinte tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo: Trata muito bem deste homem e tudo o que despenderes a mais, eu te pagarei quando regressar.”

slide19

A maioria de nós hoje em dia podemos nos dizer, Levitas ou Sacerdotes ???

Quantos na verdade podem se dizer SAMARITANOS ?

slide20

"O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros."

Chico Xavier

slide22

Thank You

Have a Great Night !!!