1 / 11

Leucipo

Leucipo. Acredita-se que tenha nascido em Mileto e escrito o livro “Grande Ordem do Mundo”. Demócrito. Discípulo de Leucipo. Nasceu em Abdera, uma colônia jônica na costa da Trácia, em 470 a. C. aproximadamente, e morreu por volta de 370 a. C. Pensamento atomista.

natane
Download Presentation

Leucipo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Leucipo • Acredita-se que tenha nascido em Mileto e escrito o livro “Grande Ordem do Mundo”

  2. Demócrito • Discípulo de Leucipo. Nasceu em Abdera, uma colônia jônica na costa da Trácia, em 470 a. C. aproximadamente, e morreu por volta de 370 a. C.

  3. Pensamento atomista • Há, segundo Leucipo e Demócrito, átomos grandes e pequenos, os redondos e os angulosos, e assim por diante, sem que essas características constituam qualidades diferentes.

  4. Leucipo e Demócrito - Pensamento atomista • Os átomos diferenciam-se também pela posição (por exemplo, em pé ou de lado) e, quando agrupados pela ordem em que estão dispostos ( os átomos A e N, por exemplo, podem se agrupar como NA ou AN).

  5. Leucipo e Demócrito - Pensamento atomista • A pluralidade do mundo explica-se assim por essas diferenças entre os átomos e por diversas e infinitas maneiras com que podem ser combinados.

  6. Leucipo e Demócrito - Pensamento atomista • As variadas propriedades das coisas que existem explicam-se pelo número, pela forma, pelo tamanho e pelo modo de agrupamento dos átomos que as constituem.

  7. Leucipo e Demócrito - Pensamento atomista • Mas, conceber a existência de um número infinito de átomos é também pensar que há algo entre eles: o vazio (ausência do átomo), o não-ser.

  8. Leucipo e Demócrito - Pensamento atomista • O vazio, o nada, o não-ser tornaram-se assim pensáveis. Mais do que isso, tornaram-se indispensáveis para o conhecimento do mundo.

  9. Leucipo e Demócrito - Pensamento atomista • Demócrito, estende a sua concepção atomista até a alma humana, considerando-a como um composto de átomos leves, lisos e redondos, que se mantêm por meio da respiração, responsável pela troca de átomos por outros, situados fora do organismo.

  10. Leucipo e Demócrito - Pensamento atomista • A morte seria então o rompimento desse fluxo, fazendo com que os átomos da alma se espalhassem.

  11. Leucipo e Demócrito - Pensamento atomista • O mundo e mesmo o homem explicam-se desse modo por causas unicamente mecânicas, isto é, como resultado do movimento dos átomos que se chocam, se combinam e se separam, sem que haja nisso nenhum objetivo superior.

More Related