150 likes | 324 Views
Síntese. Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial. Criação| Oratória. Arte de bem falar. Como falar em público. Faculdade associada a liderança.
E N D
Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial
Criação|Oratória Arte de bem falar. Como falar em público. Faculdade associada a liderança. Os bons oradores devem ser capazes de alterar as emoções dos seus ouvintes e não apenas informá-los. Na oratória, como em qualquer forma de comunicação, existem cinco elementos básicos a considerar: "quem diz - o quê - a quem - por que meio - com que efeitos?".
Criação Aumentar Vocabulário Leitura|Adaptação e descrição de textos|Palavras – cruzadas. Potenciar a Memória Tomar banho de olhos fechados. Escovar os dentes com a outra mão. Escolher outro percurso pára ir para o trabalho. A rotina pode ser um veneno para o cérebro.
Criação | Preparar um Discurso Tema Não escolha um tema que lhe seja estranho. Não leia apenas com os olhos, mas com o lápis. Converse com as pessoas que conhecem o assunto. Preparação Preparação mental, lógica e adequada. É o ouvido que faz o orador. Treinar o improviso todas as manhãs. Uma boa planificação e estruturação do discurso, será uma mais valia. Ensaie frente a um espelho.
Preparar um discurso | Introdução Brilhar pela sua sobriedade e lógica. Destina-se fazer o tema entrar no ouvinte e o ouvinte entrar no tema. Linhas mestras do problema e da interrogação induzida pelo tema. Atraente, intelectualmente excitante (é preciso abrir o apetite do ouvinte), brilhante e determinada, decisiva na exposição da “razão” do tema.
Preparar um discurso | Introdução A introdução serve para introduzir o tema. Depois para apresentar o problema, e por fim para formular as questões. Anuncia, sob a forma de interrogação, o que será feito a seguir, no desenvolvimento do tema propriamente dito. É preciso introduzir as palavras nos ouvidos, nos olhos e no cérebro dos que escutam. Precisamos de ser vistos, ouvidos e compreendidos quando falamos.
Discurso Fale com uma certa autoridade. Observe o público. Eles mostram-lhe a atenção ou não, que você esta a ser capaz de despertar. Quando terminar cale-se. É preferível falar menos, do que falar demais. Procure deixar na cabeça do público a sensação de que foi pena ter falado tão pouco.
Tipos de Discurso Improviso; Discurso preparado; Discurso lido; Discurso com estrutura. Até existir domínio da palavra oral, convém evitar o improviso.
Discurso|Orientações Não se deve ler um discurso! O texto interpõem-se entre o orador e o público, perturbando quer um quer outro. Falar de memória é um grave risco e a mesma barreira mantém-se entre o orador e o público, embora mais subtil. Alguns oradores, escrevem os discursos, esquecem-nos de propósito, e quando do momento de falar, estabelecem um equilíbrio entre a memória e o improviso. Um estruturação do discurso, será a melhor opção. Terá liberdade e orientação constante.
Discurso|Orientações Procure controlar o sistema nervoso. O nervosismo só transparece se quiser. Uma aparência tranquila inspira confiança. Dê o litro! Um orador não se poupa! Caso tenha de ler o discurso, não dobre ou amarrote as folhas. Assuma naturalmente. Não hesite em utilizar as suas notas. O público não se incomoda com isso, pelo contrario, vê o trabalho que teve para apresentar o discurso.
Discurso | Terminar Resumo do que disse. Faça um apelo à acção. Faça um agradecimento sincero. Historia interessante, com piada e ligada ao tema. A primeira impressão é a que vale, mas a ultima é a que fica.
Discurso | Avaliação O público reagiu bem quando eu esperava que o fizessem? Senti o interesse do público durante todo o discurso? Quais os pontos onde foi maior esse interesse? Quais os pontos que menos interessaram? O tom da minha voz foi o mais correcto? Os meus gestos foram os correctos? Consultei demais as notas? Comecei bem o discurso? Perdi-me alguma vez? Acabei bem?
Contacto António Abernú antonioabernu.com aabernu@gmail.com