1 / 7

ARGUMENTAR

ARGUMENTAR

naida-koch
Download Presentation

ARGUMENTAR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ARGUMENTAR É, mais do que apresentar um tema, posicionar-se criticamente diante. Quem argumenta não apenas explica as diferentes correntes de opinião sobre o assunto em tela, como manifesta clara preferência por uma delas. Além disso, tenta convencer o interlocutor de que seu posicionamento – ou seja, a sua TESE – é o mais correto e, para tanto, lança mão de argumentos. Para argumentar o redator precisa explicar as causas e consequências do problema, seus diferentes aspectos e, até, mencionar os argumentos contrários aos seus.

  2. ARGUMENTOS Argumento baseado no sendo comum: Fundamenta-se em valores reconhecidamente partilhados pela maioria das pessoas em uma sociedade. Argumento baseado em citação: Cita a opinião de uma autoridade no assunto em pauta. Argumento baseado em evidências: Apresenta fatos (dados estatísticos, pesquisas, informações científicas, exemplos reais ou hipotéticos, etc.) que comprovem a tese. Argumento baseado no raciocínio lógico: Estabelece relações lógicas entre as ideias. Essas relações podem ser de causa e consequência, de analogia, de oposição, entre outras.

  3. Seção Cartas da Revista Veja, 20/08/03 Só mesmo um bispo católico para apresentar e interpretar com sobriedade e justiça a opinião daquela que, há 2003 anos, forma a consciência moral de homens e mulheres. É de impressionar a verdade e a certeza com que dom Romer trata assuntos tão relevantes para as pessoas. Percebe-se agora por que os católicos não são alvoroçados. Porque aqueles que os guiam sabem onde estão pisando. Cássio Marinho. Osasco, SP

  4. É revoltante como a decadente Igreja Católica permanece, tal qual um avestruz, enterrada nas trevas do preconceito e da ignorância. Esse senhor com seu discursinho intolerante jamais será um homem de verdade, pois desconhece a intensidade do amor de (e por) um(a) companheiro(a), e nunca constituirá uma família. Mas não deixa de ser uma evolução, uma vez que he muito pouco tempo essa mesma Igreja torturava e assassinava homossexuais. Luiz Fernandes. São Paulo, SP

  5. As cartas acima são em resposta à entrevista do Bispo brasileiro, Karl Josef Romer, dada à Revista Veja em 13/08/03, na qual fala sobre a família e diz que os gays podem ter afeto sem sexo e condena o aborto. Leia um fragmento em que ele discorre sobre o documento que a Igreja Católica divulgou condenando o casamento entre homossexuais:

  6. Veja: Uma das maiores queixas é que esse documento se refere à homossexualidade como uma anomalia. O senhor não acha o termo um pouco forte demais? Romer: Com todo o respeito pela pessoa que tem essa tendência, a anomalia é uma palavra que significa que na homossexualidade a expressão sexual, genital, não consegue realizar aquilo que é a ordem fundamental do sexo: a complementaridade e a abertura a uma vida nova. Acho que no caso desse termo seria correta uma interpretação mais serena. Não uma interpretação que queira insinuar algo de desprezo, de ódio. Nada disso.

  7. Veja: Mas o mesmo documento, citando as escrituras sagradas, classifica a homossexualidade como depravação. Isso não é uma depreciação? Romer: A Carta de São Paulo aos Romanos, citada no documento, fala justamente dos homens que deixam de lado o relacionamento natural com a mulher, ardem de paixão uns pelos outros e cometem atos ignominiosos ou depravados. É o próprio texto bíblico que diz isso. Claro que se pode dizer isso de diversas formas. A verdade central é que Paulo certamente diz que o homossexualismo é uma coisa oposta àquilo que Deus no fundo quer com o sexo.

More Related