ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO - PowerPoint PPT Presentation

organiza o do conhecimento geogr fico n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO PowerPoint Presentation
Download Presentation
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

play fullscreen
1 / 15
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
275 Views
Download Presentation
moke
Download Presentation

ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

  2. VISÃO SISTÊMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO Sistema Hidrográfico Sistema Biogeográfico GEOSSISTEMA (Sistema Terrestres) Sistema Geológico Sistema Antrópico Sistema Atmosférico

  3. SISTEMA HIDROGRÁFICO • Se refere a corpos d`águas, como rios, lagos e oceanos. • Todos os elementos que interferem em sua dinâmica (clima, atividades antrópicas e vegetação) também devem ser considerados na análise desse sistema.

  4. SISTEMA GEOLÓGICO • Diz respeito à estrutura rochosa do planeta, que serve de base para organização dos demais conjuntos.

  5. SISTEMA BIOGEOGRÁFICO • Em um âmbito de maior amplitude, abrange uma imensa esfera composta pelos seres vivos, vegetais e animais, que dependem dos demais sistemas para manter seu equilíbrio. • Também conhecido como BIOMA.

  6. SISTEMA ATMOSFÉRICO • São os fenômenos meteorológicos (precipitações e temperaturas), que, por sua vez, interage principalmente com os sistemas biogeográfico, hidrográfico e antrópico.

  7. O principal objetivo do estudo sistemático da Terra é a análise dos problemas naturais e sociais, com o propósito de encontrar soluções para o planejamento e a organização dos espaços.

  8. A GEOGRAFIA MODERNA • Geografia Moderna (séc. XIX): nasce com Humboldt e Ritter (alemães), que criam leis e métodos, sistematizaram a Geografia e a criam como ciência, que passou a ser ensinada em universidades e escolas.

  9. O determinismo geográfico:desenvolvido por FrederichRatzel (alemão) e que colocava o homem como fruto do meio em que vive (mais ou menos capaz, desenvolvido, inteligente, etc), influenciados por fatores como o clima dentre outros.

  10. O determinismo geográfico: Desenvolve os conceitos de território e de espaço vital. Segundo a qual um estado seria forte, rico e desenvolvido medindo-se a sua extensão territorial (área). Suas teorias são apropriadas por Adolf Hitler e colocadas em prática durante a 2° Guerra Mundial.Hitler afirmava que sua raça ariana era a melhor, pura e que não deveria se misturar com outras raças e assim sendo teria mais direitos sobre quaisquer outras coisas do que outros povos.

  11. O possibilismo:da escola francesa desenvolvida por Vidal de La Blache (francês), contrapõem-se as ideias ratzelianas. Admite o homem como ser cultural e técnico que tem possibilidades de modificar o espaço e o meio em que vive, segundo sua capacidade científica e tecnológica. A escola possibilista francesa é rival da escola determinista alemã. Sendo que as duas teorias procuram legitimar seus projetos geopolíticos.

  12. Geografia Teorética ou Quantitativa: Predomina a preocupação com os dados estatístico. Dados gerais da população. No Brasil, esta foi representada pela criação do IBGE

  13. A Geografia crítica ou marxista:que tem entre seus principais teóricos o brasileiro Milton Santos faz severas crítica à Geografia Tradicional descritiva / decorativa e que serve para dissimular a realidade escondendo fenômenos importantes que deixam de ser estudados. Propõe uma Geografia mais atuante, que possa ser melhor compreendida para que haja uma efetiva intervenção na realidade social.

  14. Principais correntes do pensamento geográfico • Escola Determinista • Escola Possibilista • Geografia Quantitativa • Geografia Crítica O meio ambiente determina as condições de vida do homem. O meio ambiente pode ser modificado para atender às necessidades do homem. Os estudos geográficos passam a interagir com a matemática e a estatística na experimentação científica. Introduzem-se ideologias políticas, econômicas e sociais aos estudos geográficos.