chacras n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
CHACRAS PowerPoint Presentation
Download Presentation
CHACRAS

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 24

CHACRAS - PowerPoint PPT Presentation


  • 141 Views
  • Uploaded on

CHACRAS. INTRODUÇÃO. Existem Sete Fluídos Cósmicos Básicos ativos em todos os movimentos geradores que consubstanciam as coisas Criadas e Incriadas no eterno Cosmos, que, em épocas remotas, foram qualificados como  “As Sete Imagens Elétricas” .

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'CHACRAS' - misty


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
introdu o
INTRODUÇÃO
  • Existem Sete Fluídos Cósmicos Básicos ativos em todos os movimentos geradores que consubstanciam as coisas Criadas e Incriadas no eterno Cosmos, que, em épocas remotas, foram qualificados como  “As Sete Imagens Elétricas” .
  • Não devemos confundi-los com as Sete Vibrações Originais,, Vibrações de pura essência espiritual, eterna, absoluta, Luz Incriada, que manifesta-se no Cosmos, mas não é manifestação dele, razão e vontade que gera o Movimento e não é gerada por ele, expressão do Supremo Iluminado Espírito, Deus. coordenadoras da Unidade, ligadas entre si mas independentes em suas “razões de ser”, em suas essências e individualidades.
  • Essas mesmas que João, em seu Apocalipse, qualificou como os Sete Espíritos de Deus; essas mesmas que nós também sabemos ser assim e que dirigem a Lei da Umbanda e suas Sete Linhas.
  • Não existem palavras nem termos no linguajar humano que possam traduzir uma concepção, uma penetração. Uma convicção da própria Lei do Verbo.
  • Os Sete Fluídos Cósmicos ou centros Fluídicos, são, em princípio forças cosmogônicas, em origem da Unidade e cada qual congrega as mônadas afins, onde os Espíritos simples haurem os elementos para gerar ou criar os seus corpos mentais, astrais e daí influírem nas condições que vão se apresentar na primeira forma humana, ou seja, na primitiva encarnação.
  • Os Sete Fluídos Cósmicos particularizam os Sete Principais Centros Vitais do homem, e a vitalidade própria de cada um destes centros é ativada pela influência direta do fluído ou Vibração Solar.
  • Estes Fluídos Cósmicos interpenetram e dinamizam o Corpo Astral onde se fixam, tomando o nome de “Centro”, e daí refletem no Corpo Físico onde se consolidam no organismo a fim de serem identificados como Plexos ou Gânglios.
  • Estes Centros são consubstanciados no Indivíduo para proverem elementos vitais ao bom funcionamento e conseqüente equilíbrio de seus corpos (mental, astral e físico) quer esteja nesta última condição, quer fora dela, isto é, sem corpo físico.
  • Para identificarmos no homem façamos de acordo com os nomes pelos quais são mais conhecidos pelos hindus, que os chamam de Chakras, termo sânscrito que significa Roda, Círculo e Ciclo.
  • Os Chakras se identificam nos Plexos e estes são Centros que regulam a vida elementar, isto é, o que há em nós de primário e que está envolto em suas causas.
  • São em número de 49, mas 7 são os principais que regulam todos os demais.
  • Nos tratados de Yoga os Chakras são descritos como os centros de energia psíquica sutil que está sempre fluindo dentro do nosso organismo através de três naris (canais) principais, que se chamam Ida(canal que corresponde ao Simpático Esquerdo, cuja corrente de fogo fohático percorre este lado de Sushmna). Pingala (canal que corresponde ao Simpático Direito, cuja corrente de fogo fohático percorre este lado de Sushmna). Sushmna (grande canal nervoso do centro da medula espinhal que corre desde a sua base à parte superior do crânio, indo a um ponto básico chamado Brahmarandra ou Porta de Brahma.
  • Estes Centros e Canais não são tridimensionais, por isso não podem ser observados fisicamente no corpo mas através de Yoga e Meditação é possível visualizar a forma, cor e as outras propriedades deles.
  • Nas pessoas em  geral,  os  Chakras  aparecem   como  círculos  com aproximadamente 5 cm. de diâmetro, de cores foscas, mas nas pessoas evoluídas espiritualmente, eles se tornam brilhantes e maiores e giram em forma de redemoinho.
chacras v rtices de energia

Chacras (vórtices de Energia)

São Órgãos de importância transcendental para o equilíbrio energético do ser humano. Para manutenção da saúde e da harmonia biológica, psicológica e espiritual. Esses órgãos de percepção e transmutação de energias extrafísicas são de vital importância para todo aquele que se propõe atingir estados superiores de consciência ou sua evolução anímica

Os Chacras localizam-se na superfície do corpo etérico ou duplo etérico .

.

duplo et rico
Duplo Etérico
  • Corpo vital , vaporoso e de composição ectoplasmática.
  • A imagem a esquerda mostra :
  • Yin – polaridade negativa –azul
  • Yang – polaridade positiva - vermelha
duplo et rico1
Duplo Etérico
  • O duplo Etérico é um rede de filamentos energéticos responsáveis pela interação entre os diversos chacras ou vórtices energéticos .No duplo Etérico , vemos em sua estrutura a existência de uma delicada rede de filamentos energéticos , responsáveis pela interação entre os diversos chacras ou vórtices energéticos , que propiciam a estes a realização de suas funções de aferências ou eferências , nem sempre absolutas , mas variantes . Tais canais ou filamentos são denomindaos também de NADIS.
  • Resumindo então podemos dizer que, os NADIS são canais por onde fluem a força vital e o prana , eles conectam os chacras permitindo que o prana ( energia vital) flua através deles
slide6

Oduplo étérico é uma conquista do ser em sua longa caminhada de evolução anímica, constituindo-se em elemento preciosíssimo na economia orgânica e na manutenção da saúde do ser humano . Elemento de de constituição delicada de natureza material mais sutil , ectoplasmática e de alta sensibilidade , o duplo etérico é altamente influenciável .Sendo assim , a utilização de matérias tóxicas , como o fumo , álcool ou mesmo substâncias medicamentosas , com teor tóxico inegável afeta a estrutura íntima do duplo ,desregularizando-lhe os centros de força e por consequência , a rede de distribuição de energias vitais que irrigam as células do corpo físico. É vedada a a existência do duplo etérico no plano espiritual pois devido a sua densidade , ele pertence ao plano físico .Após o desencarne , o duplo etérico dissocia-se igualmente após pouco tempo, voltando os seus fluidos a integrarem-se na atmosfera do planeta.

chacras1
Chacras
  • A função dos chacras é de realizar e manter as transferências das energias advindas dos diversos reinos da natureza ,desde as energias cósmicas até as ambientais, contribuindo para a integração do espírito com seus veículos de manifestação : o perispirito e o corpo físico.
  • Embora a quantidade de chacras seja muito grande , quando se trata deles nos diversos tratados espiritualistas, geralmente, fala-se apenas em 7 , que são considerados os mais importantes da estrutura astralina.
chacra coron rio sahashara
Chacra Coronário(SAHASHARA)
  • Recebe diretamente a influência do espírito , agindo sobre os outros chacras , embora conserve suas função independente . A matéria mental encontra nele sua fonte sagrada de manutenção e renovação , quando é absorvido e transformado o fluido cósmico e divino em matéria psíquica propicia à dinamização do pensamento, enquanto infunde seu energismo magnético nas células nervosas, em constante transmissão da vontade do espírito.
  • É o mais importante vórtice energético , destinado a receber e processar as influências sublimadas dos planos imortais, promovendo a iluminação da consciência.
  • É responsável pelos demais vórtices e constitui a base das atuações do psiquismo através dos corpos que se manifestam nas diversas manifestações da vida, canalizando as mais íntimas atividades da alma, de acordo com as possibilidades que se manifestem na conduta de cada um.
  • Corresponde na vibração cósmica de OXALÁ na Umbanda;
  • Seus cristais de energização são: topázio imperial, cristal claro, diamante, quartzo turmalinado, quartzo rutilado e citrino.
slide9
O Desequilíbrio do chacra coronário nos deixa fora de sintonia com a espiritualidade, provocando depressão por não encontrarmos significado na vida. Faz nos sentirmos separados de todo e desconectados da unidade. Devido ao seu desequilíbrio, a pessoa não estabelecerá o intercâmbio com a espiritualidade, perdendo com isso a oportunidade de crescer e evoluir nesta existência.
  • Atributo Fortaleza
  • Somatiza no Sistema nervoso, sistema muscular, esqueleto e pele.
  • Energia positiva Paciência
  • Energia negativa Ira
chacra frontal ajna
Chacra FRONTAL ( AJNA)

Localizado na Região correspondente ao lobo frontal, dinamiza as atividades do espírito através dos sentidos , que funcionam como portas abertas às realidades objetivas e subjetiva do universo .Sabedoria , ciência , arte e vários pensadores do senso estético da alma são exteriorizados através desse fulcro sagrado, que trabalha diretamente ligado ao psiquismo e às manifestações intelectivas da alma.

As Glândulas endócrinas são diretamente influenciadas por esse chacra, juntamente com algumas funções do sistema nervoso, que lhe recebe de forma direta a influência.

As manifestações de clarividência e de outras possibilidades da vida íntima da alma, através da mediunidade intelectiva , são profundamente relacionadas a este chacra , que facilita as manifestações da paranormalidade classificadas pela parapsicologia como sendo de caráter psigama .

Na Umbanda, este  Chacra corresponde à vibração das SENHORAS (OXUM, YEMANJÁ, YANSÃ e NANÃ), o melhor dia de absorção de influências é o sábado. É também chamado Chacra da Terceira Visão. Seu símbolo a estrela de seis pontas. Seus cristais de energização são: sodalita, azurita, lápis lázuli, safira, fluorita e ametista.

Na Umbanda, este  Chacra corresponde

slide11
O desequilíbrio do chacra frontal provoca desinteresse pelo presente e medo do futuro, fazendo com que se manifestem idéias e conceitos mentais confusos e geralmente negativos, que podem criar obsessão mental ou perturbação psíquica. Há ainda memória fraca, dando a sensação de estar no "espaço", problemas de sono, sonhos perturbadores e alucinações.
  • Atributo Respeito
  • Somatiza no Cérebro, olhos, nariz, pituitária (hipófise).
  • Energia positiva Firmeza
  • Energia negativa Leviandade
chacra lar ngeo vishuddha
Chacra Laríngeo ( Vishuddha)
  • Encontra-se mais ou menos localizado na parte etérica correspondente à tireóide , controlando certas glândulas do corpo físico e atuando diretamente nos mecanismos da voz. Quando bem desenvolvido pode repercutir em fenômenos vocais melodiosos e mais inteligíveis.È importante centro psicofônico- ou seja, que diz respeito à mediunidade falante_, principalmente quando ocorre a psicofonia inconsciente ou sonâmbulica.
  • É através desse chacra que se realizam as manifestações da alma no mundo dos fenômenos, demonstrando sua capacidade de convivência com as demais criaturas pela comunicação verbal.
  • Na vibração cósmica da umbanda temos correspondente a ibeji ou vibração das crianças. Seus cristais de energização são: amazonita, turquesa, água marinha, turmalina azul e topázio azul.
slide13
Desequilíbrio do chacra laringeo em torno da voz, gagueira, vertigens, fadiga, asma, doenças metabólicas, obesidade, causa incertezas, indecisões, dúvidas e desânimo, afetando a auto-expressão e a prosperidade

Atributo Entendimento

Somatiza em Tiróide, traquéia, esôfago, vértebras do pescoço, garganta e boca, incluindo os dentes, gengivas e região maxilar.

Energia positiva Esperança

Energia negativa Receio

chacra card aco anahata
Chacra Cardíaco (Anahata)
  • Situado sobre coração físico, controla seu ritmo podendo equilibrar os sentimentos da criatura. Auxilia na distribuição e na oxigenação do sangue. Quando bem desenvolvido ,costuma transformar em sentimentos as emoções.
  • O Chacra cardíaco é importante nas sessões de ectoplasmia,quando passamos a utilizá-lo na exsudação de uma espécie de ectoplasma muito útil para a materialização de medicamentos no tratamento de meus irmãos .

`´E imensamente utilizado quando em tratamento de entidades endurecidas , para a irradiação de fluidos amorosos, que são direcionados a partir do centro cardíaco dos médiuns em direção à mesma região , no espírito renitente.

  • Na Umbanda, este Chacra corresponde à vibração de XANGÔ, e o melhor dia de absorção de influências é quarta-feira. Seus cristais de energização são: malaquita, esmeralda, turmalina verde, quartzo rosa, turmalina rosa e rodocrosita.
slide15
Desequilíbrio do Chakra Cardíaco desencadeia Traumas ligados a relacionamentos afetivos afetam diretamente a região cardíaca, provocando o desequilíbrio neste Chakra. Quando ocorrem bloqueios, o potencial do amor e compaixão transforma-se em luxúria; a auto-estima é prejudicada e a vontade individual enfraquecida, gerando a falta de criatividade e tornando as pessoas excessivamente sensíveis às influências e opiniões. Há problemas de relacionamento com o mundo exterior, sensação de falta de intercâmbio amoroso e um angustiante vazio dentro do peito.

Atributo Sabedoria

Somatiza em Coração, pulmão, ombros, costelas, seios, diafragma, sistemas circulatório e respiratório

.Energia positiva Humildade

Energia negativa Soberba

plexo solar manipura
Plexo Solar(Manipura)
  • É responsável pelo metabolismo do processo digestivo , controlando também todo o sistema vago-simpático, o qual recebe influência constante do plexo solar. Os espíritos que se manifestam através desse chacra são geralmente os que se encontram com sentimentos de ódio , vingança ou ainda um profundo sofrimento, uma vez que esse chacra responde pelas emoções . ´Daí o médium sentir a repercussão dos sentidos do desencarnado , quando da incorporação ou da psicofonia, uma vez ligado ao médium, traz vivamente a ele suas dores , raivas e outras emoções mais fortes.
  • Este chacra pode estar seriamente comprometido naqueles que possuem dificuldades com emoções descontroladas ou conflitos emocionais mais graves. Deve-se aí concentrar, então , toda a atenção quando do tratamento realizado.
  • Este é também um dos chacras para o qual devemos dirigira nossa atenção, principalmente nos casos de desenvolvimento de mediunidade, uma vez que , nessa fase, os irmãos captam muitas emoções de espíritos menos elevados , até que aprendam a sintonizar-se com o alto.
  • Na Umbanda, este Chacra corresponde à vibração de OGUM, Seus cristais de energização são: citrino, topázio, pirita, pedra da lua e olho de tigre.
slide17
Desequilíbrio do Chakra do plexo Solar são geralmente causados por problemas emocionais, dificuldade em dar e receber e intensidade de prazer ou dor, manifestando histeria e vícios;excesso de preocupação com o futuro, com o bem-estar dos outros e com a preservação. Medos e ressentimentos sobre o sexo, causando experiências sexuais traumáticas ou dificuldades no parto. Pode ocorrer uma falta generalizada de vitalidade, perda de juventude e diminuição do magnetismo pessoal. O desequilíbrio do Chakra Esplênico afeta o sistema digestivo inferior, podendo causar alterações das substâncias químicas nos intestinos e no estômago, causando úlcera e até câncer. As glândulas de secreção interna (ovários, testículos, pâncreas, rins, tireóides e pituitária), deixam de expelir sua secreção para a corrente sanguínea, causando disfunção orgânica e doença.
  • Atributo Vontade
  • Somatiza no Pâncreas e baço.
  • Energia positiva Prudência
  • Energia negativa Arrebatamento
chacra espl nico svadhisthana
Chacra Esplênico( Svadhisthana)
  • Sua função é extremamente importante para manter o equilíbrio orgânico , já que está relacionado à produção do plasma sanguíneo, ao equilíbrio vital e à distribuição dessas mesmas energias vitais pelo corpo. Absorve a vitalidade dos raios solares , transformando-a em magnetismo, para nutrir tanto o duplo etérico como os corpos espiritual e físico . O esplênico também é utilizado nos processos mediúnicos .
  • Sendo este chacra o armazenador e processador de fluidos vitais necessários ao organismo, é evidentemente o mais visado por entidades vampirizadoras , que , através do esplênico , sugam as energias da vítima , diminuindo-lhe a resistência , ocasionando também a redução da capacidade de absorção dos fluidos vitalizantes que se manifestam através da energia do sol, ou prana, processada na medida da necessidade do organismo. Quando se observa a atuação de vampiros ou parasitas através desse chacra, existe a necessidade urgente da terapia espiritual , desligando-se do encarnado , pois, durante o processo de simbiose , pode a infeliz entidade levar sua vítima ao completo esgotamento psicofísico, causando-lhe o desencarne. Na Umbanda, este Chacra corresponde á vibração de OXÓSSI,. Seus cristais de energização são: rubi, pedra da lua, ágata vermelha, âmbar, olho de tigre.
slide19
Desequilíbrio do chacra esplenico provoca timidez, egoísmo, narcisismo, egocentrismo vários tipos de medos, que geram propensão para a raiva e violência;na dificuldade de expressar a autoconfiança e criatividade, incapacidade de se colocar em sintonia com as pessoas, locais e carência de auto-estima.
  • Atributo Justiça
  • Somatiza no Aparelho digestivo em geral.
  • Energia positiva Generosidade
  • Energia negativa Egoísmo
chacra b sico muladhara
Chacra Básico(Muladhara)
  • Constitui importante centro energético. È o responsável pela metabolização do magnetismo primário de que se utiliza para o desenvolvimento da energia criadora nos processos de co-criação, na manutenção da forma física e na elevação da alma. Através deste chacra é que a energia primária , chamada de kundalini , é absorvida e distribuída conforme a a destinação específica. Tal energia guarda um forte ascendente sobre o homem, por estar ainda materializado, ou mais ou menos espiritualizada, sendo, por isso, desaconselhável o despertamento prematuro deste centro básico de energia.
  • Nos intercâmbios mediúnicos obsessivos ,espíritos infelizes ligam-se a este chacra em processo mecânico.bastando para isso a intenção de aproximar-se do médium ou de atuar sobre sua vítima, provocando , no caso de algumas obsessões , intensa atividade no centro genésico, com consequente desequilíbrio da função sexual.
  • É ainda através desse chacra que têm ação os diversos parasitas astrais, as larvas ou outras criações mentais mórbidas, penetrando e alastrando-se pela constituição delicada do duplo etérico e atingindo mais tarde o períspirito.
  • A vibração de yorimá ou das almas está relacionada com esse chacra na umbanda (pretos velhos) Seus cristais de energização são: turmalina negra, obsidiana, ônix, quartzo fumê, granada e cristal turmalinado.
slide21
No Desequilíbrio do chacra Básico podem aparecer: problemas de coluna, hemorróidas, instabilidade social e emocional, uso incorreto da vontade, o sentir-se impotente diante das situações, insegurança, desespero, medo e falta de praticidade. Além de preocupações excessivas com as coisas da matéria, ganância, descontrole dos aspectos instintivos e sexuais. Seu desequilíbrio pode manifestar-se por impotência sexual e frigidez. Inclusive, devido a sua importância a sua aplicação inadequada pode causar outros distúrbios, por isto é inadequada a prática de sexo anal.
  • Atributo Regeneração
  • Somatiza nos Orgãos reprodutores e reto (esfincter). Atua nos órgãos do aparelho genital, urinário, reprodutor, útero e próstata, etc.  Nessa região, tratam-se as doenças do sangue, fígado, bexiga, inflamações e qualquer espécie de hemorragia, como também qualquer anomalia dos órgãos relacionados.
  • Energia positiva Castidade
  • Energia negativa Luxúria
kundalini
KUNDALINI
  •  Está energia da kundalini, é produto do  calor material, contrasta profundamente com a vitalidade oriunda do nosso Sol, que é uma energia sutil. A kundalini, ou fogo serpentino, reside no núcleo vital dos corpos radioativos como o Radio. Em nosso corpo, ela reside ao redor da última medula ou na base da espinha, perto do cóccix.
  •           São sete esferas, uma dentro da outra, mas só na externa a kundalini está ativada; nas restantes, ela está em estado de latência. Quando ativamos as outras camadas de energia, por assim dizer, a Kundalini passa a ativar os chacras por onde passar e, de acordo com a vibração energética de cada chacra, haverá uma ressonância distinta.
  •             É muito perigoso procurar ativar chacras como o coronário ou o frontal, sem antes saber dominar a energia da kundalini desde  a sua base, pois pode ocorrer mudança energética em qualquer um dos estágios e provocar sérias complicações.
  •             A kundalini tem que ser controlada na sua essência.
  •              Devemos, primeiramente, aprender a controlar os sentidos a que se relacionam os nossos chacras. Por exemplo: se trabalharmos somente o chacra fundamental, devemos dominar todas as paixões básicas, do sexo à afetividade, que normalmente são muitíssimo fortes no ser humano. Após aprender a controlar as sete esferas da kundalini no chacra fundamental, poderemos passar para o chacra seguinte e assim por diante.
  •            A nossa espinha dorsal possui três canais para três tipos distintos de vibração energética (normalmente, sabe-se da existência de apenas dois tipos de vibração: a passiva e a ativa), dos quais resultam dez explosões que atingem os chacras ou fontes energéticas adormecidas(meridianos do corpo), que vão promover o despertar de determinadas faculdades do corpo, muitas vezes desconhecidas, como, por exemplo, o poder de cura pelas mãos.
kundalini cont
KUNDALINI(cont)
  • Os chacras podem possuir tamanhos e brilho distintos, relacionados com a energia que cada indivíduo neles transporta com maior freqüência,  ou seja, nós temos a tendência a utilizar alguns chacras mais do que outros e, dessa forma, proporcionamos o seu maior ou menor desenvolvimento, é por este motivo que, quando o indivíduo trabalha somente os baixos chacras , terá maior dificuldade em se libertar das energias densas com as quais está acostumado, impedindo, muitas vezes, que as energias mais sutis penetrem  por  completo em seu organismo, provocando distúrbios orgânicos  no plano astral-fisico.
  •              Muitas doenças são inicialmente criadas em nosso plano astral, porém elas vão, com o tempo e conforme a intensidade transportadas para o nosso plano físico, provocando as doenças e desequilíbrios relacionados com cada órgão e o seu respectivo chacra.
  •           Devo salientar que de todos os nossos chacras, o mais poderoso, quando devidamente ativado, é o coronário, pois é um radiante foco de luz que nos mantém ligados com as outras dimensões superiores.
  •            A kundalini é a involução da própria energia cósmica; a luz  primária universal que, tendo descido à Terra, precisa subir novamente; precisa evoluir mediante a kundalini e através do homem, fisicamente encarnado, que deverá recalibrar esta energia até ela se iguale à sua parte Divina.
refer ncias bibliogr ficas
Referências bibliográficas:
  • Medicina da Alma: Robson Pinheiro Pelo espírito joseph goebler
  • Revista espiritual de umbanda nº8
  • http://umbandadepaipescadorcom.sitebr.net/index.htm
  • Era de Ouro de Saint Germain / Rodrigo Romo – Editora Madras
  • Site da Ordem de Umbanda do Cruzeiro do Sul (www.nativa.etc.br)