1 / 11

SUBLINHA

SUBLINHA.

misha
Download Presentation

SUBLINHA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SUBLINHA É muito importante identificar, em um texto, suas ideias principais (IP). Entretanto, antes de proceder à sua sublinha, devemos ler rapidamente todo o conteúdo a ser estudado, para que tenhamos uma noção geral do assunto. Só então, reiniciamos a leitura com o lápis na mão (lápis e não caneta lumicolor ou a tinta, pois somente o destaque com grafite pode ser apagado em caso de equívoco) – (OLIVEIRA, 2008. p. 64).

  2. Procedimentos de sublinha a) nunca sublinhar na primeira leitura; b) na releitura, identificar as ideias principais, as palavras-chave e os pormenores relevantes; c) sublinhar as palavras-chave das ideias principais e os pormenores relevantes; d) proceder à substituição de palavras e expressões longas por outras mais curtas; e) eliminar detalhes irrelevantes do texto a ser sublinhado; f) reconstituir o parágrafo com base nas palavras e ideias básicas sublinhadas.

  3. Exemplo de texto para leitura e sublinha • Na última entrevista que deu à revista ISTOÉ, nº 1724, de 16 de outubro de 2002, Oscar Niemeyer, aos 95 anos de idade, deu-nos mais uma demonstração do seu excelente caráter. Entre outras coisas, afirmou ser pessimista e que, para ele, a vida não tem perspectiva. Ainda assim, sua preocupação é ser útil às pessoas. A nobreza e o desprendimento de pessoas como esse gênio da arquitetura colocam-nos bem acima dos que, como nós, se apóiam na religião para viver melhor. Niemeyer sempre manifestou desprendimento dos bens materiais e indignação com as injustiças sociais. Jamais precisou professar qualquer crença religiosa para ser bom. • Entretanto, a finalidade da religião, para a grande massa da Humanidade, vai muito além de nos tornar melhores. Além do seu significado de ligação com o Criador, há outros, também da máxima importância:proporcionar-nos a certeza da existência da vida espiritual, a convicção de que somos imortais e responsáveis por nossos atos, por mínimos que sejam. Consequentemente, assim como nutrimos nossos corpos com os alimentos orgânicos, também nossa alma necessita do alimento espiritual para viver equilibrada interiormente e harmonizada com todos. Se precisamos do médico para os desarranjos do corpo físico, a religião é nosso “médico” para o corpo espiritual.

  4. Sublinha das expressões-chave • Na última entrevista que deu à revista ISTOÉ, nº 1724, de 16 de outubro de 2002, Oscar Niemeyer, aos 95 anos de idade, deu-nos mais uma demonstração do seu excelente caráter. Entre outras coisas, afirmou ser pessimista e que, para ele, a vida não tem perspectiva. Ainda assim, sua preocupação é ser útil às pessoas. A nobreza e o desprendimento de pessoas como esse gênio da arquitetura colocam-nos bem acima dos que, como nós, se apóiam na religião para viver melhor. Niemeyer sempre manifestou desprendimento dos bens materiais e indignação com as injustiças sociais. Jamais precisou professar qualquer crença religiosapara ser bom. • Entretanto, a finalidade da religião, para a grande massa da Humanidade, vai muito além de nostornar melhores. Além do seu significado de ligação com o Criador, há outros, também da máxima importância:proporcionar-nos a certeza da existência da vida espiritual, a convicção de que somos imortais e responsáveis por nossos atos, por mínimos que sejam. Consequentemente, assim como nutrimos nossos corpos com os alimentos orgânicos, também nossa alma necessita do alimento espiritual para viver equilibrada interiormente e harmonizada com todos. Se precisamos do médico para os desarranjos do corpo físico, a religião é nosso “médico” para o corpo espiritual.

  5. Resultado da sublinha [Em] entrevista [à] ISTOÉ de 16 outubro de 2002, Oscar Niemeyer demonstra seu excelente caráter. [Para ele] a vida não tem perspectiva, [porém sua] preocupação [é ajudar as pessoas]. [Independe da] religião para ser bom. [Mas a] finalidade da religião, além de nos tornar melhores, [liga-nos] com o Criador, [dá-nos a] convicção [sobre nossa imortalidade] [e responsabilidade] por nossos atos. Assim como nutrimos nossos corpos, nossa alma necessita [do] alimento espiritual [para viver] harmonizada.

  6. Exercício: sublinhe e sintetize o texto abaixo: O industrialismo tem como imperativo máximo à conquista do velho pelo novo; e está forçando a humanidade a marchar através da história a um ritmo cada vez mais rápido. Porém, fixa somente a direção geral dessa marcha. A natureza geral do caminho define muitos caracteres específicos que de outra maneira aparecem como mistos e inclusive acidentais. Outra questão é porque um caminho ou outro é escolhido ou aceito pelos homens, ou imposto a eles. O industrialismo é introduzido por elites nativas ou estrangeiras, grupos de homens que pretendem conquistar a sociedade através da superioridade dos novos meios de produção. A nova sociedade, ao longo do tempo e sob um ou outro auspício, está sempre destinada a ganhar. A grande questão dramática não é se o industrialismo haverá de obter a supremacia, mas qual será seu enfoque conceitual da organização da industrialização. (Disponível em: <http://www.coladaweb. com/saibafazer/sublinhar.htm>. Acesso em 13 abr. 2009.)

  7. 1) Destaque das palavras e expressões-chave: O industrialismo tem como imperativo máximo a conquista do velho pelo novo; e está forçando a humanidade a marchar através da história a um ritmo cada vez mais rápido. Porém, fixa somente a direção geral dessa marcha. A natureza geral do caminho define muitos caracteres específicos que de outra maneira aparecem como mistos e inclusive acidentais. Outra questão é porque um caminho ou outro é escolhido ou aceito pelos homens, ou imposto a eles. O industrialismo é introduzido por elites nativas ou estrangeiras, grupos de homens que pretendem conquistar a sociedade através da superioridade dos novos meios de produção. A nova sociedade, ao longo do tempo e sob um ou outro auspício*, está sempre destinada a ganhar. A grande questão dramática não é se o industrialismo haverá de obter a supremacia, mas qual será seu enfoque*conceitual da organização da industrialização. auspício*: proteção; patrocínio; apoio financeiro; Vocabulário enfoque*: modo de focalizar um assunto; perspectiva.

  8. 2) Palavras ou expressões destacadas: industrialismo conquista do velho pelo novo ritmo cada vez mais rápido fixa direção geral A natureza geral do caminho define muitos caracteres específicos porque um caminho ou outro é escolhido elites conquistar a sociedade nova está sempre destinada a ganhar. qual será organização da industrialização.

  9. Exercício: com base nas palavras ou expressões destacadas acima, faça uma síntese do texto “industrialismo”.

  10. Resposta provisória • Industrialismo [é a] conquista do velho pelo novo [em] ritmo cada vez mais rápido. [Mas] fixa somente a direção geral [da] marcha [da humanidade]. A natureza geral do caminho define muitos caracteres específicos. Por que um caminho ou outro é escolhido, aceito ou imposto [aos homens]? Elites [desejam] conquistar a sociedade. [Nova sociedade] está sempre destinada a ganhar. [Grande questão é] qual será o enfoque [conceitual] da organização da industrialização.

  11. Gabarito O industrialismo é a conquista do velho pelo novo em ritmo cada vez mais rápido. Mas ele fixa somente a direção geral da marcha humana. A natureza geral do caminho define muitos caracteres específicos. Uma direção ou outra é escolhida, aceita ou imposta aos homens porque a nova sociedade está sempre destinada a ganhar. A grande questão é a de qual será o enfoque conceitual da organização industrial.

More Related