slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Thomas Hobbes PowerPoint Presentation
Download Presentation
Thomas Hobbes

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 8

Thomas Hobbes - PowerPoint PPT Presentation


  • 88 Views
  • Uploaded on

Thomas Hobbes. Relato Biográfico. Thomas Hobbes nasceu em 5 de Abril de 1588, Malmesbury, na Inglaterra dos Tudors e morreu em Hardwick Hall, no dia 4 de dezembro de 1679. Foi um matemático (professor de Carlos II, enquanto Príncipe de Gales), teórico político, e filósofo inglês.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Thomas Hobbes' - minna


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide2

Relato Biográfico

Thomas Hobbes nasceu em 5 de Abril de 1588, Malmesbury, na Inglaterra dos Tudors e morreu em Hardwick Hall, no dia 4 de dezembro de 1679. Foi um matemático (professor de Carlos II, enquanto Príncipe de Gales), teórico político, e filósofo inglês.

Alegou em sua autobiografia, que "ao nascer sua mãe teria dado a luz a gêmeos: Hobbes e o medo", já que a mãe de Hobbes havia entrado em trabalho de parto prematuro com medo da Armada Espanhola (a Invencível Armada) que estava prestes a atacar a Inglaterra.

Seu pai era o vigário de Charlton e Westport, cidades próximas de Malmesbury, mas uma disputa com outro vigário, o levou a se mudar para Londres. Por causa disso, aos sete anos de idade ficou sob a tutela de seu tio Francisco.

Viveu até os 91 anos durante uma época em que a expectativa média de vida não era muito mais do que quarenta anos. Aos 80 anos Hobbes produziu novas traduções para o inglês, tanto da Ilíada e da Odisseia e escreveu, em 1672, uma autobiografia em latim.

slide3

Relato Biográfico (continuação)

Aos catorze anos foi estudar em Magdalen Hall, Oxford, onde predominava o ensino da escolástica de inspiração aristotélica, mas a que Hobbes não demonstrou grande interesse.

Em viagens pela Alemanha, Itália e França mostratam o declínio da escolástica.

Em geral, Hobbes era a favor da explicação mecanicista do universo (que predominava na época), em oposição à teleológica defendida por Aristóteles e a escolástica. Também teve a oportunidade de conhecer Galileu, durante uma viagem à Itália em 1636 (6 anos antes de Galileu morrer), sob cuja influência Hobbes desenvolveu a sua filosofia social, baseando-se nos princípios da geometria e ciências naturais.

slide4

Principais Idéias

Em Paris Hobbes escreveu sua obra prima, "O Leviatã"; ou "Matéria, Forma e Poder da Comunidade Eclesiástica e Civil", um estudo filosófico sobre o absolutismo político que sucedeu a supremacia da Igreja medieval. A obra foi publicada no ano seguinte, 1651, englobando todo o seu pensamento. No final do livro colocou que os súditos tinham o direito de abandonar o soberano que não mais os podia proteger em favor de um novo soberano que pudesse fazê-lo. Esta posição foi considerada como ofensa ao herdeiro Carlos II, exilado em Paris enquanto a república sucedia a Carlos I na Inglaterra. Hobbes foi olhado como oportunista e repudiado pelos exilados de Paris, ao mesmo tempo que o governo francês o tinha sob suspeita devido a seus ataques ao papado. Em fins do mesmo ano de 1651 Hobbes voltou à Inglaterra procurando estar em paz com o novo regime.

slide5

Influência na Educação

Thomas Hobbes defende a educação como forma de colocar ordem e paz na sociedade através do Poder Absoluto exercido pelo monarca.

Na sociedade atual temos o modelo de educação no qual a figura do “mestre” é constituída de grande autoridade: ele detém o conhecimento e transmite-o aos alunos.

Os estudos de Hobbes são mais vistos na Ciência Política.

slide6

Com quem Concordava

Thomas Hobbes concordava com os céticos e com René Descartes, cuja idéia era que o indivíduo não poderia conhecer nada sobre o mundo exterior a partir das impressões sensoriais que possui dele. Recebeu também, grande influência do filósofo Francis Bacon e de Galileu Galilei no desenvolvimento de sua filosofia social.

slide7

De quem discordava

O Filósofo Thomas Hobbes discordava completamente da explicação teológica defendida por Aristóteles e a Escolástica, pois a Filosofia escolástica não pregava o distanciamento das questões religiosas, apesar de apresentar uma nova concepção para a época.

slide8

Filosofia da Educação

Recreio Noite – 2011-01

Christiane Sangenetto

Claudia Tabosa

Maria Lucia Costa

Sheila Macedo