1 / 31

A REDAÇÃO PARA O ENEM

A REDAÇÃO PARA O ENEM. Como fazer Prof. Dr. Marcos Fábio Belo Matos. DESMISTIFICANDO. Escrever não é dom. Escrever é uma atividade que pode ser treinada e melhorada a cada dia. Escrever bem depende de cada um. COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO.

milly
Download Presentation

A REDAÇÃO PARA O ENEM

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A REDAÇÃO PARA O ENEM Como fazer Prof. Dr. Marcos Fábio Belo Matos

  2. DESMISTIFICANDO... Escrever não é dom. Escrever é uma atividade que pode ser treinada e melhorada a cada dia. Escrever bem depende de cada um.

  3. COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

  4. COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

  5. AS TIPOLOGIAS TEXTUAIS TEXTO NARRATIVO TEXTO DESCRITIVO TEXTO DISSERTATIVO

  6. OS GÊNEROS TEXTUAIS CRÔNICA ARTIGO ENSAIO TEXTO DISSERTATIVO EDITORIAL RESENHA CARTA CRÍTICA DISSERTAÇÃO

  7. A DISSERTAÇÃO: CONCEITO Dissertar é debater. Discutir. Questionar. Expressar o nosso ponto de vista, qualquer que seja. Desenvolver raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentem nossa posição.Polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos. Estabelecer relações de causa e consequência. Dar exemplos. Tirar conclusões. Apresentar um texto com organização lógica de nossas ideias.

  8. A DISSERTAÇÃO: PRINCÍPIOS Fundamenta-se a partir da argumentação. Exige uma boa construção mental para efetivar o convencimento do leitor. Necessita de uma ideia central: tese. Fundamenta-se com ‘dados de realidade’.

  9. A DISSERTAÇÃO: ESTRUTURA DESENVOLVI-MENTO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO

  10. A DISSERTAÇÃO: ESTRUTURA É o parágrafo inicial. Traz o início da argumentação. Apresenta a ideia-chave do texto. INTRODUÇÃO Pode ser desenvolvido por comparação, ironia, contraste, testemunho, enumeração etc.

  11. A realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil trouxe ao debate a polêmica questão que envolve a liberação ou não da venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios que abrigarão os jogos da competição. Sabe-se que dos 12 Estados que serão sedes de jogos da Copa de 2014, em pelo menos quatro existem leis que proíbem álcool nos estádios. De um lado, os que defendem a proibição argumentam que a liberação da venda de bebidas alcoólicas durante a realização dos jogos do mundial constitui uma ameaça à segurança pública e uma afronta à soberania nacional. De outro, os que defendem a liberação se baseiam na existência de um compromisso nacional com a FIFA para a liberação da venda de bebidas alcoólicas durante a Copa.

  12. A DISSERTAÇÃO: ESTRUTURA Espaço para listar os dados/ reforço da tese. DESENVOL- VIMENTO Engloba argumentação + fundamentação. Parte mais consistente do texto.

  13. MODELO A justificativa apontada pelos que defendem a proibição da venda de bebidas alcoólicas, entre eles destacando-se o Ministério Público e demais instituições que atuam na segurança pública, é a de que o álcool é uma ameaça à saúde pública, sendo que os seus efeitos no organismo humano podemincitar a violência nas praças esportivas.

  14. A DISSERTAÇÃO: ESTRUTURA Último parágrafo do texto. Em geral, retoma a tese inicial e a reforça. CONCLUSÃO Costuma ser bem criativa para “laçar” o leitor.

  15. MODELO Portanto, a proibição das bebidas alcoólicas seria um atestado da incompetência da segurança pública e privada do país. A questão é muito mais de investimentos na área de inteligência policial e educação do povo.

  16. TÓPICO FRASAL É a síntese da argumentação de cada parágrafo. Localização: geralmente, no início do parágrafo. Natureza: uma frase, em geral, curta.

  17. MODELO Cada candidato tenta encontrar meios de atingir a população em seu benefício. Alguns usam a religiosidade para impressionar os mais beatos; outros fazem da humildade e da simplicidade sua bandeira. De um modo geral, investem muito dinheiro em suas campanhas, que normalmente são conduzidas por agências de publicidade.

  18. PROBLEMAS MAIS ENCONTRADOS NAS REDAÇÕES

  19. PROBLEMAS ENCONTRADOS Desvio da norma padrão. Marcas de oralidade. Incoerência argumentativa. Falta de consistência na apresentação dos ‘dados de realidade’. Pouca noção de parágrafo. ‘Auxílio’ da internet.

  20. MODELO: PARÁGRAFO Com a evolução da humanidade e graças a inúmeras percussoras desse processo de igualdade social, hoje podemos ver nosso horizonte social e profissional sem uma abrangência limitada. Podemos fazer qualquer coisa, exercer qualquer função na sociedade. Somos mães, esposas, profissionais de sucesso, políticas respeitadas, modelos, enfim qualquer coisa que quisermos ser e acima de tudo podemos ser mulheres.

  21. O fato de vender bebidas alcoólicas nos estádios de futebol durante a realização dos jogos do Mundial em pouco ou em nada alterará o comportamento dos torcedores, uma vez que o tempo do jogo é o mesmo e o intervalo não é suficiente para levar a uma alteração efetiva de comportamento deles. Associe-sea isso o fato de que a proibição de venda de álcool em vários estados não conseguiu banir efetivamente a violência tão presente entre as torcidas organizadas. Sem contarque constitui um contrassenso, uma vez que os maiores patrocinadores das competições de clubes de futebol do planeta são grandes cervejarias.

  22. MODELO: ARGUMENTAÇÃO Em nossas vidas passamos por varios momentos bons e ruins ondereflete variados comportamentos. Quando estamos passando por dificuldade nossa esperança sempre está nesse ditado popular: “nada melhor que um dia após o outro”. No entanto, ele nos ajuda de uma certa forma para que tenhamos facilidade de superar por exemplo o fim de um relacionamento onde precisamos de tempo para esquecer a pessoa amada.

  23. O QUE FAZER PARA TER SUCESSO NA REDAÇÃO?

  24. CHAVE PARA O SUCESSO: LEITURA

  25. LEIA (NO PAPEL OU NA TELA) Livros didáticos e paradidáticos. Revistas e jornais científicos e de interesse geral. Livros religiosos. Romances. Bulas de remédio. Enfim, leia de tudo.

  26. CHAVE PARA O SUCESSO: CULTURA GERAL

  27. FORME UMA CULTURA GERAL: Assista a filmes, novelas, seriados. Ouça músicas: mpb, jazz, blues, forró, sertanejo, gospel etc. Veja programas de entrevista. Frequente cultos religiosos ou grupos alternativos. Converse com pessoas inteligentes.

  28. CHAVE PARA O SUCESSO: PRÁTICA

  29. TENHA UMA PRÁTICA DE TEXTO: Escreva sempre. Veja os temas que estão ‘na moda’, pesquise sobre eles e escreva uma redação, com a sua opinião sobre cada um. Revise o texto depois de feito ou dê para um colega ou professor ler. Se não gostar, escreva de novo.

  30. REFLEXÃO FINAL “Aprender a escrever é aprender a pensar.” (Saramago)

  31. MUITO OBRIGADO! marcosfmatos@gmail.com

More Related