1 / 16

DIREITO INTERNACIONAL ELEMENTOS DE CONEXÃO

DIREITO INTERNACIONAL ELEMENTOS DE CONEXÃO. Prof.ª Dra. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório Gov. Valadares/MG 2014. Somente pela fraternidade a liberdade será preservada. (Victor Hugo). ELEMENTOS DE CONEXÃO.

mikasi
Download Presentation

DIREITO INTERNACIONAL ELEMENTOS DE CONEXÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DIREITO INTERNACIONALELEMENTOS DE CONEXÃO Prof.ª Dra. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório Gov. Valadares/MG 2014

  2. Somente pela fraternidade a liberdade será preservada. (Victor Hugo)

  3. ELEMENTOS DE CONEXÃO CONCEITO: são as normas estatuídas pelo DIPRI que indicam o direito aplicável às diversas situações jurídicas conectadas a mais de um sistema legal CONEXÃO: é a ligação, o contato, entre uma situação da vida e a norma que vai regê-la

  4. ESTUDOS DE CASOS

  5. Caso nº 1 Sou brasileira e morei na Alemanha, onde tive uma filha, reconhecida, hoje com 16 anos, de pai alemão (nunca casamos), sendo ela, portanto, brasileira; ele solteiro, atualmente morando e trabalhando na Inglaterra. Quando nós morávamos na Alemanha, após a separação, o Juizado de Menores era responsável pelo controle de quantia e pontualidade do pagamento da pensão, mas ao deixar ao país e voltar ao Brasil, não mais tive o direito à essa assistência do Governo.

  6. Eu estou desempregada e o pai não pretende continuar pagando a pensão para nossa filha. Não sei à quem recorrer e não posso pagar um advogado especializado em Direito de Família Internacional. Ele aproveita-se da complexidade do caso, envolvendo 3 países, pois sabe que não sofrerá punição e não será obrigado a cumprir suas obrigações. Estou desesperada - o que eu faço? Rose São Paulo / SP(http://forum.jus.uol.com.br)

  7. Caso nº 2 Problema: João Batrachio, 49 anos, casado com Joana Spinola, 36 , ambos residentes na cidade de Joaçaba, Santa Catarina, rua Celso Bras de Carli, 22 , possui dois filhos menores, João César e Juliana, sendo que o primeiro tem 11 anos e a segunda 8. Possui uma transportadora de cargas para o Mercosul, sendo que a matriz localiza se em Herval d´Oeste sta.Catarunacom filiais em Posadas (Argentina), Assuncion ( Paraguai) e Curitiba.

  8. Problemas conjugais fizeram Joana promover uma ação de divórcio, sendo que João fora condenado a pagar uma pensão alimentícia aos filhos de 600,00 reais mensais. Durante 12 meses João cumpriu seus compromissos. Porém, a partir desta data, transferiu seu domicílio para Possadas e deixou de pagar os alimentos. Joana procurou você para auxiliar no caso. Quais os procedimentos que tomaria? Faça a petição adequada.

  9. Caso 3 Joana e Paulo, brasileiros e residentes em Pinheiro Preto, foram trabalhar no Chile, com a finalidade de plantar pêssegos a uma empresa brasileira. Passados dois anos, o casal resolveu divorciar-se. Pela lei Chilena, ambos divorciaram-se sendo que Paulo casou-se novamente com una muchacha chilena chamada Mir. Após 18 meses da dissolução do casamento, Joana retornou a Joaçaba, Santa Catarina, com a finalidade de trabalhar como tradutora nas atividades de importação de frutas da empresa de seu Tio.

  10. Aqui, após 6 meses de trabalho, encontrou Marcos que, após 5 meses de namoro lhe propôs casamento. Paulo perdeu seu emprego e retornou a Pinheiro Preto com sua mulher chilena, grávida que acabou tendo seu filho num Hospital de Joaçaba. Joana pode casar? Mir, pela legislação brasileira, é legalmente casada? Paulo é legalmente casado? Mir quer registrar o filho como sendo chileno. Como você resolveria o problema?

  11. Caso 4 Car e Dir, ambos franceses, casados legalmente, vêm a serviço de uma empresa italiana construtora de barragens, trabalhar no Brasil, em Campos Novos. Aqui, 8 meses residentes, Dir apaixona-se por uma "bugrinha" brasileira. Car procura você para mover competente ação de dissolução de matrimônio. Como resolver o problema?

  12. Caso 5 Miam, casou-se com Belmonte, um Uruguai, pela lei uruguaia e foi residir com seu amado em Montevidéu. Após 5 anos de casados, foi abandonada por seu marido. Retornando a casa dos pais, quer pedir dissolução da sociedade. Como você resolveria?

  13. Caso 6 Genoevae Julino, um casal italiano, deseja adotar um a criança nascida em Nova Erechim, Santa Catarina, menina, filha de uma moça cujo pai não é identificado, mas os pais da mãe da criança são amigos do casal italiano. Você foi procurado para orientar a adoção. Que medidas você orientará?

  14. Caso 7 Billy Boller, Americano, casado, residente em Dalas, na rua 15A, pai de filhas Jack e Julie, comprou uma propriedade em Erval Velho, Santa Catarina, nela construiu um Pesque Pague e dois aviários integrados da Perdigão. Aqui, contratou um peão e pagava preço justo por seu serviço.

  15. Todavia, um dos vizinhos fez uma cerca para construir um potreiro e invadiu aproximadamente 5.000m2 de área. Jack veio residir em Erval Velho para administrar os bens do Pai e procurou você para dirimir dúvidas sobre a invasão mencionada. Que providências tomará?

  16. Somente pela fraternidade a liberdade será preservada. (Victor Hugo)

More Related